Encontraram o bode

ScapegoatAs suspeitas de favorecimento aos times de Santa Catarina afetam diretamente ao Vasco, tenham elas fundamento ou não. Se tiverem, o prejuízo ao Gigante é óbvio: por estar disputando a permanência na elite com os times catarinenses, estamos sujeitos a sofrer com os “erros” da arbitragem. Nesse caso, já perdemos seis pontos contra Cruzeiro, Avaí e Chapecoense. Ou oito, se considerarmos que na partida de ontem contra o São Paulo, também deixaram de marcar um pênalti claríssimo a nosso favor.

Agora, mesmo que a desconfiança com relação a influência do dublê de Presidente da Federação Catarinense e Vice da CBF sobre as arbitragens não se justifique, o Vasco também é prejudicado, e o que é pior, nessa situação prejuízo já está feito: o presidente Eurico Miranda não perdeu tempo e já encontrou alguém a quem culpar caso o terceiro rebaixamento aconteça.

Ao declarar uma “guerra sem quartel” contra a CBF e dizer que Marco Polo Del Nero terá que – segundo palavras do próprio – “assumir a responsabilidade total” a qualquer dano que aconteça ao clube caso o presidente da Confederação não intervenha na comissão de arbitragem, o Dotô simplesmente pretende se eximir de qualquer culpa num provável descenso vascaíno.

Eu tinha falado isso no Blog da Fuzarca e meu temor não demorou mais que alguns minutos para se concretizar. Logo após ter publicado o post no blog, defensores da diretoria já aparecerem corroborando essa posição. Para eles, se o Vasco cair, a culpa será exclusiva da CBF.

Isso, é claro, um absurdo completo. Não vejo como qualificar esse tipo de pensamento de outra forma. E a partida de ontem é uma prova cabal disso. O Vasco de hoje, muito melhor que o Vasco do primeiro turno, com jogadores mais qualificados e um técnico propriamente dito (ou seja, sem o Celso Roth) ainda é um time cheio de limitações. Teve a partida nas mãos e saiu do Morumbi com um empate por não conseguir ampliar sua vantagem quando teve chance e nem segurar o resultado quando necessário. E isso não é culpa nem da CBF, nem da Federação Catarinense e nem das arbitragens. Seria muito mais efetivo para o sucesso do Vasco se o Eurico declarasse uma guerra sem quartel contra ataques inoperantes, zagas desatentas e técnicos que errassem nas substituições.

Será muito triste ver um terceiro rebaixamento do Vasco. Mas será ainda mais triste ver VASCAÍNOS defendendo uma diretoria incompetente caso isso aconteça. Ver a quantidade de torcedores que caem no papinho do Dotô e que aceitam qualquer bode expiatório que ele arrume pra fugir das suas responsabilidades é algo muito preocupante. É um sinal de que o Eurico manterá seu séquito de seguidores ainda que ele não cumpra NENHUMA das suas bravatas.

Mesmo sem qualquer força política no cenário nacional (o que ficaria comprovadíssimo ao vermos o Vasco ser prejudicado para a manutenção de times catarinenses na elite), mesmo sem a volta do respeito e mesmo sem o mais importante, que seria evitar um rebaixamento, o Dotô continuará sendo incensado como grande dirigente por muita gente. Isso é algo tão ruim quanto uma nova queda.

Isso seria uma prova do caráter religioso que os seguidores do Eurico atribuem à sua imagem. Sua diretoria pode cometer todos os erros possíveis e imagináveis (como contratar 30 jogadores, confiar que o elenco do Carioca seria bom o bastante para o Brasileiro, chamar e manter o Roth por séculos como técnico, montar às carreiras um time quando já estávamos no Z4) e ainda assim será considerada perfeita. E o que acontecer de ruim ao clube, exatamente como nos anos entre 2001 e 2008, será sempre responsabilidade dos outros.

Ao invés de ameaçar uma “guerra sem quartel”, sabe-se lá com que armas, contra a CBF, seria muito melhor que o Dotô e sua diretoria fizesse seu trabalho com competência. Se o fizesse, não precisaríamos nos preocupar com favorecimentos aos times que lutam contra o rebaixamento, e sim, com títulos. O Vasco pode até estar sendo prejudicado – e ao meu ver parece mesmo estar – nos campos, mas fora dele já está sendo prejudicado há muito mais tempo.

***

Antes de terminar, um breve comentário sobre um outro lado dessa mesma questão:

Toda vez que se fala em possíveis esquemas que possam estar acontecendo no futebol brasileiro, os colunistas e comentaristas da imprensa esportiva sempre argumentam que preferem não acreditar que eles existam e que há cartas marcadas nas competições, o melhor é deixar de torcer pelo esporte. Mas quando é o Eurico que reclama de algum esquema, todos adotam o discurso “olha quem está falando!”.

Será que os gênios da imprensa esportiva podem se decidir? Há esquemas ou não? Ou será que os esquemas só existem se o Dotô estiver envolvido? Um pouquinho de coerência faz bem, né?

Anúncios

28 pensamentos sobre “Encontraram o bode

  1. E viva a HIPOCRISIA…!
    Quando os adversários reclamam da “parceria” do dirigente FANFARRÃO E INCOMPETENTE com a federação (de VÁRZEA) do Rio de Janeiro, os casaquildos “se apresentam” com uma postura OPOSTA à que têm agora.
    A RIDÍCULA, PATÉTICA, INÓCUA, “guerra” declarada pelo presidente FANFARRÃO, é só mais uma CORTINA DE FUMAÇA, para DESVIAR O FOCO de sua HISTORICAMENTE COMPROVADA INCOMPETÊNCIA. Apenas IDIOTAS, ALIENADOS E DESMEMORIADOS ainda “caem nessa”…!!!
    Com este cara no poder, com uma ÚNICA EXCEÇÃO (2006), SEMPRE LUTAMOS CONTRA REBAIXAMENTOS ou fomos INSIGNIFICANTES “figurantes”; frequentadores ASSÍDUOS da PARTE DE BAIXO da tabela de classificação…!
    Já coloquei esta questão em comentário no Blog da Fuzarca. Só um COMPLETO E CONVICTO IDIOTA “embarca” nas desculpas ESFARRAPADAS desta patota casaquilda, que DESDE SUA GESTÃO ANTERIOR (2001-2008) JÁ DEMONSTROU SUA EXPLÍCITA INCOMPETÊNCIA.
    Aos DESMEMORIADOS e DESINFORMADOS eu reapresento as colocações dos ELENCOS FRAQUÍSSIMOS montados pelos casaquildos, nos campeonatos brasileiros que disputou: 2001 – 11° lugar; 2002 – 15° lugar; 2003 – 17° lugar; 2004 – 16° lugar; 2005 – 12° lugar; 2006 – 6° lugar (“Ahêêê…!”); 2007 – 10° lugar; 2008 – 18° lugar (REBAIXADO).
    Na PÉSSIMA gestão anterior, “a culpa era da globo”…! Agora, “carregando a LANTERNA” na tabela de classificação, “a culpa é da cbf”…! Um cara tem que ter uma VONTADE FERRENHA de SER UM COMPLETO IDIOTA, para continuar “caindo nessa”…!!!
    Com “eurico presidente”, nossa FRUSTRADA torcida SÓ, E SOMENTE SÓ, “assistiu” (SEMPRE DE LONGE!) nossos rivais disputando a Libertadores.
    Quando esta patota casaquilda assumiu o comando do clube, em 2001, a PÉSSIMA IMAGEM e a FALTA DE CREDIBILIDADE do presidente FANFARRÃO e INCOMPETENTE mantiveram os INVESTIDORES E PATROCINADORES DISTANTES de São Januário. E sem estes, NUNCA haverá dinheiro (como NUNCA HOUVE), para se contratar jogadores de qualidade.
    Só IDIOTAS CONVICTOS “imaginam” que “dirigente ganha títulos”…!!! Quem “ganha títulos”, é ELENCO QUALIFICADO…!!! Para se ter elenco qualificado, é preciso DINHEIRO…!!! Para se ter dinheiro, precisa-se de INVESTIDORES e PATROCINADORES…!!! Mas estes, só “aparecem” quando QUEM ASSINA OS CONTRATOS tem BOA IMAGEM E CREDIBILIDADE…!!! Por isso, E SÓ POR ISSO, nossa torcida “sorria de orelha à orelha”, quando o nome de quem “assinava os contratos” era ANTÔNIO SOARES CALÇADA…!
    Em resumo, enquanto o clube for comandado pelo DITADOR, TRUCULENTO e FANFARRÃO dirigente, EXPLICITA E COMPROVADAMENTE INCOMPETENTE, histórico QUEBRADOR DE CONTRATOS e portador de PÉSSIMA IMAGEM, o Clube de Regatas Vasco da Gama CONTINUARÁ DESCENDO PARA O FUNDO DO POÇO…!!!!
    Infelizmente…!!!
    Alguma dúvida…?

      • 2008 ESTÁ NA CONTA de quem MONTOU MAIS UMA MERDA DE ELENCO e deixou o clube (EXPULSO PELO VOTO NÃO COMPRADO) SEM UM MÍSERO NÍQUEL EM CAIXA, para que se pudesse contratar PELO MENOS UM ÚNICO JOGADOR QUE PUDESSE FAZER ALGUMA DIFERENÇA…!!!
        Mas ESTE FATO, é LÓGICO, só “habita” o mundo de quem TORCE PELO VASCO, e não por dirigente FANFARRÃO, MENTIROSO E INCOMPETENTE…!!!

      • Quem montou o time de 2008 Leandro?
        Quando dinamite assumiu era que mês mesmo?
        A janela de transferência estava aberta?
        Havia dinheiro em caixa dos patrocínios para contratos?
        As cotas de TV para receber era de quanto mesmo?

        Responda aí!

        Você pode até querer eximir a culpa do eurico mas ele tem grande parte no rebaixamento do clube em 2008. Assim como terá total culpa num futuro rebaixamento.

  2. Ainda acredito que o Vasco possa escapar, embora cada vez menos. Eu não gosto de pessoalizar as coisas, porém, é preciso “dar nome aos bois”, do contrário entra todo mundo no mesmo saco. O time é fraco??? É. O time é limitado? É. Mas ainda assim, não era pra estar nessa situação. Se estamos é pq deixamos escorrer por entre os dedos pontos que poderíamos ter ganho. Jogaremos contra o Grêmio… quem não se lembra do goleiro daquele jogo, o frangueiro do Charles que jogou a bola nas costas de um companheiro pra fazer o gol contra. Quem contrata um cara desses (não é pessoal do Eurico?) não pode acreditar que vá dar certo. Mas voltando a ontem. Alguma coincidência com a Série B do ano passado??? Muitas, o time entrega no final…
    Quem eram os zagueiros do ano passado??? Rodrigo e Luan. Quem é que quase deu um gol no primeiro tempo?? Luan.
    Antes que digam que Rodrigo deu… ele foi lá na frente e fez o dele. Agora o que é o Luan?? Nada. O cara sempre atrasado, sempre fora da bola, sempre entrega de graça, sempre se lança ao ataque de forma atabalhoada, sempre DANDO CONDIÇÃO PRA ATACANTE ADVERSÁRIO. No primeiro tempo ele já havia deixado um jogador do SP cabecear atrás dele, mas isso só aconteceu pq ele dava condições, toda a defesa já tinha saído. E ele ficou ali reclamando, só pra encobrir a própria incompetência. É muito fraco, muito mesmo. Joga numa rotação abaixo dos veteranos do time, sinceramente, não há felicidade possível com ele ali.

  3. Ainda tem pessoas defendendo esse cancer ? pelo amor de deus o cara e muito ruim como dirigente so ver a penca de jogadores inuteis velhos e pricipalmente ruims que ele deixou entra no vasco mas como eu avia dito eles vao achar alguem pra colocar a culpa se o vasco cair …. nao da para bloquear esses caras pagos que veim aqui JC? pq se de bloqueia pq e muita asneira desses defensores do EuficoRicoeRindodeVcs….

  4. Um clube dividido contra si mesmo não pode permanecer.
    Eu acredito que o Vasco não pode suportar, permanentemente, ser metade Eurico e metade oposição.
    Eu não espero a divisão da torcida.
    Eu não espero ver o Vasco cair.
    Mas espero que ele deixe de ser dividido.
    Ele terá que se tornar um só, ou os adversários (inimigos) irão deter a propagação da Instituição Clube de Regatas Vasco da Gama, e a opinião da mídia deve repousar na crença de que a Instituição deva ser extinta definitivamente.
    Ou nos unimos em uma só bandeira, a do Vasco da Gama, para que consigamos estende-la adiante, até que ela volte a se tornar temerosa diante de nossos adversários (inimigos), ou continuamos divididos, vendo os escárnio, a bandalheira, o horror causados por nossos inimigos incessantemente.

    • A divisão está centrada pela figura repulsiva do Eu-rico. Ninguém pode ser mais importante que o VASCO. Um presidente que expulsa associados não pode ser levado a sério. Precisamos de um presidente que atraia sócios. Precisamos de um presidente qualquer, isso mesmo, de um presidente qualquer que esteja abaixo do VASCO. De alguém que não seja prepotente, que administre o clube de maneira inteligente, que atraia a mídia e não a torne inimiga. Vivemos em um tempo que o diálogo não só é necessário, mas obrigatório. E isso não será possível com o Eu-rico. O Eu-rico nos prejudica, pode ter as melhores intenções. É simples entender isso.

      • Claudinei, boa tarde !

        Enquanto nos torcedores estivermos comparando uma gestão com a outra, um dirigente com o outro e nos rotulando de euriquistas, bovinos, bananetes e afins a Instituição não sairá dessa situação, e isso é um prato cheio pra quem está no comando, pois o sistema político da Instituição enfraqueceu, devido a divisão interna e externa.

        E com uma Instituição enfraquecida o quê acontece ?
        Os ataques dos inimigos, num cenário onde cada qual tem seus interesses onde levar vantagem encima do outro faz com que suas influências aumentem mais. Isso faz com que a mídia não seja amiga de ninguém, a não ser dela mesma.

        Hoje se você for comparar dentro da Instituição não tem ninguém competente pra assumir a presidência, isso não quer dizer que o Eurico seja competente.

        Me diga um nome, e que esse nome seja unanimidade entre nós Vascainos, não tem ninguém preparado, mas tem um monte jogando pedra em vez de ajudar o Vasco, o Roberto que era a grande esperança de mudanças foi a maior decepção da história do clube ressuscitando quem já estava morto.

        O que existe hoje dentro do clube é uma briga pelo poder, os que estão lá, tanto situação quanto oposição, colocam seus interesses pessoais acima do Vasco, nos temos exemplos disso, nem precisa estar lá dentro ter essa constatação, esses caras estão lá brigando pelo poder a mais de 50 anos.

        A saída é nós torcedores nos unirmos, sermos inteligente e preparar uma pessoa jovem capacitada para colocarmos na direção do clube, essa pessoa teria que vir da torcida e não das panelas que existem dentro do clube.

        Abraços !

      • É incrível a capacidade das euriquetes de ler coisas que não estão escritas.. esse ao vasco tudo conseguiu ler no comentário do Claudinei que ele comparou uma gestão a outra, sendo que nem de longe ele falou isso.

    • Ao Vasco, tudo !!!!!!:
      Concordo!
      Penso em uma alternativa, que não passe pelo personalismo. Penso em um período em que o clube possa ser administrado por uma equipe. Sei que é utopia, mas não vejo outra alternativa para apaziguar as várias correntes que existem hoje. Ou alguém com pouca rejeição dentre as várias correntes. Deve ter alguém jovem que possa reunir isso. Que fique só o tempo necessário…

  5. O CANCER CONTRATA JOGADORES INUTEIS COMO HERRERA ,LEANDRAO, JULIO DOS SANTOS ,ROMARINHO ,JULIO SECAR , MADSON , SERGINHO ,CELSO ROTH E VC VEM FALAR QUE A CULPA EDA ARBITRAGEM OU VC E UM IDIOTA OU COME NA MAO DO CANCER CHAMADO FAMILIA MIRANDA .

  6. Falou tudo, JC. Muito triste mesmo a situação do Vasco e ainda constatar a cegueira de parte (pequena, é verdade) de sua torcida.

    Mas basta fazer as contas. No momento, 31 rodadas. 93 pontos disputados. 8 (ou talvez 10) pontos perdidos com “erros” de arbitragem. Isto dá algo próximo de 10% dos pontos totais disputados até o momento. Basta, então, comparar numericamente o que tem mais peso no provável rebaixamento do Vasco: os 10% por erros de arbitragem ou a porcentagem que o time deixou de ganhar por ruindade mesmo? A conta não é difícil.

  7. cara, a situação aí é matematica, não há espaço pra mimimi. é questão de LÓGICA MATEMATICA. se o vasco cair, temos que pegar o numero de pontos perdidos por causa da arbitragem e somar esses pontos perdidos aos pontos que o clube conquistou nas 38 rodadas. assim, se o valor total nos garantisse matematicamente a permanência na elite, de quem será a CULPA TOTAL pela queda? cairemos exclusivamente por causa do apito, meu caro. isso é simples e pura matematica. exatamente como foi em 2011. perdemos um brasileiro pq não tinhamos um presidente como o Doutor Eurico, que toma providências energicas e declara guerra a quem quer q venha prejudicar o vasco. o vasco não cairá, nem com a arbitragem fazendo isso aí q está fazendo. tenho fé nisso. tenho fé no Doutor Eurico, no jorginho e nos jogadores. mas se cair, vamos pegar as calculadoras e fazer as contas. é tudo precisão matematica. Aí sim, saberemos quem é o culpado e quem terá de pagar a conta. sem ter os pontos roubados, eu, vc e qualquer um saberíamos que o vasco estaria bem fora do Z4. aí eu te pergunto: como culpar o Doutor Eurico? por mais que você sinta um prazer inenarrável com isso, fica meio impossível, concorda? a culpa é total da CBF e dessas arbitragens facilmente manipuláveis. tudo é fácil de se fazer quando uma vaguinha no quadro da Fifa está em jogo, concorda?

    • É incrível como vc não deixa de mostrar sua obtusidade em cada coluna. Impressionante mesmo.

      O seu guia espiritual monta o time que montou, contrata o Roth e deixa ele lá por várias rodadas e aí no final, se o time cair, foi por causa de seis ou oito pontos? Na boa, só sendo muito burro pra defender isso. Ou, claro, sendo muito bem pago para fazer esse papel de idiota publicamente.

      Mas me fala aí….se cairmos, qual terá sido a providência enérgica que o Dotô tomou?

      • Cara isso só pode ser pago pra falar tanta asneiras… não é possível alguém em sã consciência ter uma visão tão obtusa das coisas assim… se não for pago, é doença mental, lavagem cerebral de causar inveja a qualquer seita…

      • JC, já tinha dito isso no Blog da Fuzarca. Acho que a grande maioria da torcida sabe que o maior responsável pela situação que o Vasco está passando no Brasileiro é culpa da atual Diretoria. Mas a situação com arbitragem já é antiga e dá nojo. Inclusive, como vc disse, a parcialidade da imprensa contra o Vasco por causa de seu Presidente. Não podemos deixar isso passar. São coisas distintas. Acho que, apesar de tudo que vc falou com razão, entre muitos erros e poucos acertos, já era pro Vasco estar fora da zona de rebaixamento se não fosse pelos erros grosseiros (ou intencionais?) da arbitragem.

      • E não era nem para termos entrado no Z4 se não fosse pelos erros grosseiros da diretoria…

    • Meu jovem… questão de matemática… o Vasco fez o pior primeiro turno de sua história, com uma campanha comparável a do América de Natal quando rebaixado. Levamos peia de todo mundo (até dos concorrentes ao Z4!) e o Eurico não tem culpa? O Marcinho não tem culpa? o Roth não tem culpa? E mais… até o Jorginho tem parte da culpa pela situação em que estamos, mesmo tendo chegado depois que a vaca tinha ido pro brejo… Nem em 2011 a culpa pode ser atribuída inteiramente à arbitragem, já que também deixamos de vencer jogos “fáceis” naquele ano… Eu ainda acredito que o time está tendo pegada pra não cair, mas dizer que o trabalho da Diretoria foi aceitável… aí não né?!

    • Putz, o nível de doutrinação do dotô charuteiro sobre esses caras é tão grande, que se vocês repararem… Ele sempre escreve Doutor Eurico em caixa alta. Mas vasco, jorginho, etc… ele escreve em caixa baixa. É impressionante o amor desses sujeitos pelo dotô! Amam mais o seu ídolo do que ao próprio Vasco! Impressionante e revoltante.

    • Caro diego, eu já havia escrito algo similar no outro blog, o da Fuzarca. Meu pensamento é exatamente igual ao seu. Ignorar os pontos perdidos por causa da arbitragem e culpar a diretoria do Vasco é o maior dos erros que a torcida poderia cometer nesse momento. Mas a imprensa vai procurar exatamente isso. Jogar a torcida contra o dr. Eurico e tumultuar o ambiente do clube nessa reta final. Cabe a nós nos mantermos unidos contra esse escuso esquema de arbitragem, e não contra o nosso presidente! Pena que há gente que pense o contrário. E ainda acham que estão ajudando o Vasco…

    • Toma providências enérgicas onde seu falastrão vendido!?

      Dotô é um corpo esponjoso irrigado apertando seu tecido corrugado! Baba ovo escroto!

    • Beira ao absurdo os comentários das euriquetes, barra essas pragas! Acho q o comentário do Leon, responde bem a elas. Quantos pontos deixamos de ganhar por perder partidas com esse time ruim e com o Roth? Qnts pontos nós foram roubados? Façamos uma estatística e vejamos de quem é a culpa maior!

  8. Pingback: Um roteiro para o fracasso | Blog da Fuzarca

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s