Gigante continental

poster-do-vasco-campeo-da-sul-americana-1948-11087-MLB20038029034_012014-OVendo o nível do Estadual que temos hoje fica difícil de acreditar, mas houve um tempo em que o Cariocão era o campeonato regional de maior prestígio do país. E não apenas por ter os clubes com as maiores torcidas do Brasil, mas também porque era o de melhor nível técnico.

Tanto era assim que muitos consideravam campeão brasileiro o time que fosse o campeão do Rio de Janeiro. Por conta disso, quando o Colo-Colo resolveu organizar o I Campeonato Sul-Americano de Campeões, a ser realizado no Chile em 1948, não havia outro clube brasileiro a ser convidado além do Vasco da Gama. Campeão Carioca de 47, base da Seleção Brasileira e Carioca (que era tricampeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais), o Gigante da Colina deveria ser, por justiça, o representante brasileiro na competição.

Troféu do Campeonato Sul-Americano de Campeões

Troféu do Campeonato Sul-Americano de Campeões

Era o Vasco mais uma vez mostrando sua vocação de pioneiro. E ser o primeiro clube nacional a disputar um campeonato sul-americano foi apenas o começo. O título (a primeira conquista internacional de um clube brasileiro) e a campanha invicta (por consequência, também inédita) foi um dos maiores feitos da gloriosa história vascaína, só igualado novamente 50 anos depois, quando conquistamos o bicampeonato sul-americano ao sermos campeões da Libertadores em 98.

O reconhecimento do título pela Conmebol, vindo em 1996, só reafirma sua importância. Desde então, o Club de Regatas Vasco da Gama é reconhecido oficialmente como o primeiro clube campeão da América do Sul. E os esperneios dos rivais não podem mudar em nada a história: no Rio de Janeiro, só existe um bicampeão continental. E ele é o Vasco.

(Para não cometer injustiças, vale citar o importante papel do Dotô nisso tudo: a solicitação de reconhecimento do título junto à Conmebol foi feita quando o atual presidente era VP de futebol. Mesmo que o pedido pudesse ter sido feito décadas antes e que o pleito tenha surgido na intenção de que o Vasco participasse da Supercopa – competição na qual apenas os campeões da Libertadores tinha acesso – é justo lembrar de quem veio o esforço para oficializar um dos mais importantes capítulos da história vascaína).

Você que está lendo essa coluna, como bom vascaíno que é, provavelmente já conhecia todos os fatos citados acima. Mas como hoje é o 68o aniversário do título do I Campeonato Sul-Americano de Campeões, vale relembrarmos a importância do Vasco na história do futebol. São conquistas como essa que tornaram nosso clube um gigante, mostram que não é porque atravessamos uma fase ruim que deixaremos de ocupar um lugar de destaque entre as maiores instituições esportivas do mundo.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Gigante continental

  1. Muito bom, principalmente pela honestidade de propósito ao reconhecer o que e verdade, nao importando a trajetória da criatura após esseseu esforço em colocar o Vasco no merecido nível. “‘A César o que e de César”

  2. O gigante irá se levantar, seremos bi, ganharemos a Copa Brasil e a série B.
    Ano que vem disputaremos a Libertadores, e eu espero que a diretoria contrate, reforce o time, que mande o Julio dos Sonos a ponte que caiu e contrate um volante de nome, aposente o Jorge Henrique e se o Eder não consegue o substituir, que contrate, que contrate um lateral direito menos instável, que contrate um camisa 9 que não erre tantos gols, que saiba finalizar. Eu acredito que virão anos de Luz, pois o Vasco é GIGANTE, e o Vascaíno não merece tanto vexame, tantas derradeiras, tanta desgraça que teima em nos perseguir.

    Na torcida por um excelente e feliz 2016 para a Nação Cruzmaltina. SOMOS GIGANTES!!!

    CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA /+/
    EU NUNCA TE ABANDONAREI

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s