Ao gosto de Maquiavel

machiavelli-O assunto é meio velhinho, mas como não comentei no Blog da Fuzarca, acho oportuno fazer alguns breves comentários por aqui: Edmundo e Juninho Pernambucano, ambos com dívidas a serem pagas pelo Vasco, estão tendo problemas para receber os valores do clube. No caso do primeiro, a diretoria fez um acordo, mas não o cumpriu; com o segundo, ainda pior, o jurídico do clube sequer quis fazer um arranjo para acertar o débito.

Curioso ver a diretoria das “dívidas equacionadas”, da “responsabilidade financeira” e da que criticou tanto a gestão anterior por não cumprir o acordo com o Romário (aquela dívida que sequer tinha comprovantes de valores) agir dessa forma. Reclamar que as dívidas são da gestão anterior ou, no caso do Juninho, que a ação se iniciou perto da mudança de comando do clube também é engraçado, já que o mesmo aconteceu em outras cobranças judiciais quando a gestão Dinamite recebeu o poder dessa mesma diretoria.

Por uma dessas coincidências da vida, os dois são ídolos da torcida e não são correligionários da atual diretoria. Juninho é desafeto do Eurico desde 2001 e Edmundo atualmente é tão oposição que chegou a declaradamente apoiar uma chapa que disputou as eleições contra o Dotô. Diante disso, fica óbvio o caráter revanchista do calote. É o típico caso da máxima “aos amigos os favores; aos inimigos os rigores da lei”, de Maquiavel: para o Baixinho, um acordo saiu em tempo recorde; para o Zé do Táxi, a decisão judicial com valores exorbitantes para o VP de futebol foi aceita sem discussões; e, claro, não podemos esquecer o perdão da dívida de R$ 3 milhões para o próprio Dotô.

Acontece que a perseguição a quem possa ameaçar o status quo na política vascaína – e é esse o real problema com o Animal e o Reizinho – nesse caso pode trazer mais prejuízos ao clube. Se ambos resolverem seguir cobrando suas dívidas com o clube e, já que a diretoria não parece interessada em quitá-las, sem aceitar qualquer acordo, a dívida do Vasco com os dois tende a ficar maior do que já é. Não tentar resolver essas questões amigavelmente é colocar diferenças pessoais/políticas à frente dos interesses da instituição. Algo que, infelizmente, parece ser visto com naturalidade pela atual gestão.

Diante disso, parece que teremos que contar com a boa vontade dos dois ex-jogadores para com o Vasco. Juninho já teria feito o compromisso de doar a grana que o clube lhe deve para a construção de um CT. Quem sabe o Edmundo não toma uma atitude parecida e reverte a situação em favor do clube? E seria a vez da ironia ser maquiavélica: dois nomes que podem se tornar importantes para a oposição em um futuro próximo acabariam ganhando pontos importantes junto à torcida revertendo para o clube uma grana firme paga pela situação.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Ao gosto de Maquiavel

  1. Essa é a especialidade do charuteiro, atua sempre no tráfico de influência, na troca de favores, etc. Essa postura chega até nas categorias de base. Quem não é amiguinho do Charuteiro Jr. logo é emprestado para algum clube de segunda categoria, ou vendido a preço de banana, como foi o caso do John Cley. Estamos entregues a esse pessoal, sem perspectiva de que as coisas irão melhorar num futuro próximo. Se eu fosse os dois, botava logo na justiça, sinceramente….

  2. O ultrapassado, arcaico, mentiroso, nepotista, truculento, ditador e EXPLICITAMENTE, COMPROVADAMENTE, ultra-super-hiper INCOMPETENTE dirigente, infelizmente reconduzido ao poder por VOTOS COMPRADOS e a colaboração de FALSOS VASCAÍNOS, continuará comandando a instituição como se fosse um CLUBECO DE VÁRZEA.
    O que o cara que se julga DONO DO CLUBE quiser fazer, FARÁ…!!! Porque tudo será PERMITIDO e ENDOSSADO pelos MAIORES RESPONSÁVEIS POR NOSSA DERROCADA: as “vaquinhas de presépio do conselho deliberativo” e os “beneuricos”; que NÃO HONRAM aquilo que DEVERIA SER o seu VERDADEIRO PAPEL E RESPONSABILIDADE, permitindo a “posse” da instituição, pela “dinastia miranda”.
    O feudo constituído pelo “rei sol” (Sol…? Ou TREVA…???!!!) e seus cordeirinhos casaquildos, que, desde 2001, “sentado no trono” ou nos MALDITOS BASTIDORES, DESGOVERNA e ARREBENTA o ex-gigante da colina, continuarão fazendo o que SEMPRE FIZERAM. Porque estão muito mais interessados em seus MESQUINHOS INTERESSES PESSOAIS, do que adotar o que é VERDADEIRAMENTE MELHOR para o clube.
    Receberam um Vasco RICO E VENCEDOR, no MAIS ALTO PATAMAR do futebol brasileiro e foram retirados do poder em 2008, entregando o clube na MAIOR DRAGA (esportiva, financeira, administrativa e de imagem) DE SUA HISTÓRIA…!
    Os PÍFIOS, PATÉTICOS, ESQUÁLIDOS “resultados” do clube na DETRATORA atuação desta patota estão aí mesmo, para quem quiser ver. Só não enxerga quem não quer.
    Não há mais “espaço”, e muito menos “desculpa”. Quem “defende” esta patota tem INTERESSES ENVOLVIDOS e “trabalha pela causa”. A outra “opção” é “candidatura” ao “título” de MAIOR IDIOTA DO ANO.
    Do “ano”, não…! Do SÉCULO..!!!

  3. Pingback: Faltou competência | Blog da Fuzarca

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s