O dia de ser Vasco

23407574025_611b4faf78_b

Nenê, o comandante-mor da reviravolta cruzmaltina – foto: Paulo Fernandes

Se há uma beleza no fim é a certeza de que, seja a felicidade inalcançada ou a desdita fatigante, ela, enfim, acabará.

O encerramento de um ciclo, qual seja ele, nos remete à reflexão sobre nossa própria finitude. Não há mal que sempre dure, nem bem que não tenha fim, repetiu minha saudosa avó tantas vezes. Coberta de razão, como o são os mais velhos.

Para o bem ou para o mal, o suplício da incerteza chegará a seu termo hoje, quando os apitos finais soarem em Curitiba, Santa Catarina e São Paulo.

De certa forma, toda a trajetória que nos encaminhou até aqui hoje, paradoxalmente, deixa de fazer sentido. O primeiro turno cataclísmico subscrito por Roth ou a virada impremeditável liderada por Nenê serão reduzidos a meras conjecturas circunstanciais quando a bola, sempre ela, rolar magnânima para decidir destino tais quais os dados de um irônico crupiê.

Pouco importa se é Bruno Gallo ou Julio dos Santos. Se entrará Rafael Silva ou Diguinho. Se Eurico vai para Sibéria ou para o diabo que o carregue.

Hoje só importa entrar em campo e, por quem o fizer, torcer. Não há mais que armazenar energia, poupar o músculo, segurar a pressão, adiar o esforço. Porque não há ontem, nem amanhã. Só há hoje e sua certeza de que, sob as carícias do alívio ou fatigados pelas tormentas, dormiremos todos desafogados dessa dúvida angustiante.

Ironia do destino, o Vasco alçou uma inédita condição que configura justo, por mais contraditório que possa parecer, qualquer resultado que se apresente a partir das 19h. Se quedarmo-nos, será justo pela desprezível campanha do primeiro turno. Se ficarmos, será legítimo pela assombrosa virada promovida pelos jogadores sob a batuta de Jorginho e Zinho.

Se de um lado vige uma diretoria tacanha, digna desse martírio proporcionado por ela, do outro há uma torcida que jamais deixou a Caravela à deriva e que com amor, garra e grito, luta por elevar a Cruz de Malta de volta a lugar condizente à sua grandeza. Aquela merece o descenso. Esta merece a ascensão.

Por fim, hoje não cabe certo ou errado. A justiça estará cega ao nosso jogo. Sem que haja, contudo, quem consiga-se surdo aos cantos de coração que rebentarão Norte a Sul deste Brasil, empurrando essa equipe a mais uma virada histórica, daquelas que só essa camisa é capaz de executar.

Se todos os caminhos hoje fazem sentido, Vasco, lute por aquele que fará tua imensa torcida bem feliz.

Quem tem nome de heroi já está acostumado a reverter destinos

Se, afinal, tua fama assim se fez, Cruzmaltino, tens a chance real de fazer por merecê-la.

É o dia de ser, acima de tudo, Vasco.

Só hoje.

E por todo o sempre.

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “O dia de ser Vasco

  1. Felizmente teremos um final torceremos como nunca e tenho a certeza que quem vestir aquelas camisas hoje, irão honra-la como já o fazem há algum tempo.
    Agora o resultado pouco importa. Pelo menos para mim. Temos um time e uma torcida dignos. Estes tenho certeza que onde um gritar Vasco diversos outros o acompanharão.
    Não temos direção, logo a caravela está sem rumo, não à deriva, visto que existem pessoas que remam, ainda que o comandante não saiba o que faz muito menos o que diz.
    Este apesar de estarem no poder, são poucos os que os seguem. E é aqui que digo aqui importa e muito o resultado e neste campo nós torcedores devemos e muito aprender e participar tanto quanto nas arquibancadas, pois um reflete seus resultados noutro.
    Boa sorte, jogadores e a mais linda torcida do Brasil.
    Que os deuses tenham misericórdia de nós.

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s