Resposta no campo

(…)Numa partida que mais parecia um amistoso, tamanha a apatia do adversário (…)

O jogo começou sonolento e burocrático e assim seguiu até a metade do primeiro tempo. Os donos da casa não tinham criatividade para armar jogadas e acabaram deixando espaços para o Vasco chegar.

O Globo

O lance do segundo gol foi um retrato da atuação do Palmeiras, um time bem mais desorganizado e aparentemente bem menos interessado que o adversário.

Lance

Mediano, o Palmeiras não conseguia transformar em lances de perigo a sua posse de bola superior e o jogo acabou travado no meio campo na segunda metade da segunda etapa.

O Dia

Apático, o Palmeiras perdeu para o Vasco diante de sua torcida por 2 a 0 e praticamente deu adeus à possibilidade de conquistar uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano pelo G-4 do Campeonato Brasileiro.

Estadão

Não foram todos os jornais, nem todos os jornalistas, mas a maioria fez questão de assinalar que o Palmeiras não jogou nada na derrota para o Vasco ontem. Ainda que elogiassem o Gigante, fizerem questão de deixar claro que o Verdão facilitou as coisas pro nosso lado.

O que pouco vi foi gente falando qual foi a participação do Vasco na má atuação palmeirense. Os caras não jogaram ou não conseguiram jogar? Será que o placar foi mesmo construído sobre as falhas dos anfitriões e não pelos nossos méritos?

Outro exemplo claro: um monte de gente comemorou a vitória do Galo porque não seria bonito o Corinthians ser campeão sem estar em campo. E com isso, já falam que a partida contra os Gambás na Colina será “o jogo do título”. Ou seja, pra todo mundo, a possibilidade do Vasco vencer o jogo é ZERO. Mesmo que o Corinthians tenha tido uma dificuldade tremenda para passar pelo Coxa dentro do Itaquerão na última rodada.

Nunca deixo de apontar as limitações do Vasco quando as enxergo, mas apontar apenas para elas é a regra da imprensa jornalística em geral. Quando perdemos, o time é fraco. Quando ganhamos, nossos adversários jogaram mal. Pode ser paranoia, mas que esse tipo de coisa enche o saco, enche. O descrédito é grande, em boa parte justificado, mas as vezes exageram.

Mas deixa estar. A resposta a todos esses tem que ser dada na bola.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Resposta no campo

  1. JC, fiz esse texto antes de Vasco X Corinthians e acabei não enviando porque a página acho que expirou, não sei, mas havia salvo a maior parte dele. E tem muito a ver o que vou escrever, e sobre o que você escreveu, tendo em vista essa transmissão “escrota” que fez a globo SP para todo o Brasil ontem. No final vou complementar analisando o lance do primeiro amarelo do Rodrigo.
    Perdão , ficou grande, misturei temas….. imprensa e a crise do Vasco, mas segue assim mesmo.

    Palmeiras X Vasco
    JC , concordo com você.
    JC, eu sou crítico desse time do Vasco, mesmo o do segundo turno, mas o que essa imprensa esportiva faz é constrangedor. Fazem negócio, na TV, de olhinhos ligados nos medidores de audiência da praça que mais interessa, sem falar nos torcedores travestidos de jornalistas.
    Vou citar outro veículo, que acompanho muitas vezes. A ESPN ou ESPT (sem querer entrar em discussões políticas) colocou na manchete “Palmeiras perde e se distancia do G4” . Não foi o Vasco que ganhou, foi o Palmeiras que perdeu, como se o Palmeiras fosse uma máquina. Isso se tratando de uma cobertura de uma emissora de alcance nacional, e que se julga a dona das virtudes, é ridículo, na minha opinião. Na análise do jogo até que reconheceram méritos no Vasco, mas as chamadas foram todas enfocando a derrota do palmeiras. Se eu sou diretor de uma emissora de alcance nacional, ela teria sempre um enfoque no mérito esportivo. Uma emissora nacional não fala apenas para uma praça como as rádios de uma localidade. Se o Vasco perde em casa para a Chapecoense, a manchete numa emissora nacional seria de vitória da Chapecoense e não de derrota do Vasco, isso é ser imparcial. Claro, na hora da análise, em um momento você analisa os aspectos do resultado para um clube e depois para o outro e as expectativas de cada um no campeonato, aí sim podendo enfocar mais um clube ou outro , normal.

    Nesse jogo passado contra o Palmeiras, em que pese todas as suas limitações, e mesmo tendo feito um campeonato fraquíssimo no cômputo geral, cada vez mais próximo do rebaixamento depois de ontem, o destaque na chamada teria que ser para a vitória do Vasco e não para a derrota do Palmeiras. O Vasco, dentro de suas limitações, teve méritos contra o palmeiras.

    Com relação ao “O Globo” e ao “O Dia”, desses não espero nada.

    A imprensa de SP, dos anos 90 pra cá, começou a falar para o Brasil todo. Está aí também a razão do crescimento das torcidas paulistas Brasil afora. Os times de SP tem “mídia local” no Brasil todo, ou seja, uma pessoa que liga a TV no Ceará e vê mais notícias do Corinthians que do Ceará e Fortaleza.
    Sobre esse corintiano Benjamin Back……é um sensacionalista também e que agora, nessa semana, se esforçou muito (seu programa e a fox falaram horas sobre a “arapuca” são Januário) para falar de riscos em São Januário, como se pra torcida do Vasco fosse tranquilo comparecer em jogos contra o Santos, o SPFC ou o Corinthians em São Paulo. Quando o Vasco jogou lá em São Paulo no primeiro turno eu não vi esse alarde todo.

    Por isso, por tudo isso, é que o Vasco precisa ter uma administração muito boa, responsável e competente, pra bater de frente com tudo isso, com esse sistema. Eu não aguento mais ver o Vasco ser esculachado por outras torcidas, sao anos e anos acompanhando essa escrotidão e vendo o Vasco cada vez menor. Enquanto isso, os grupos políticos de dentro do Vasco comemoram porque venceram o rival dentro do próprio Vasco. O tal “Casaca” só é bem pra vencer eleição do Vasco, pra vencer Corinthians, Cruzeiro, inter, Grêmio, São Paulo eles são fraquíssimos. Eu quero é esculachar os adversários, quero ver essa imprensa escrota ter que nos engolir novamente. Quero ir lá em São Paulo e calar a torcida deles com o Vasco ganhando do Corinthians e ver a torcida do Vasco em peso comemorando título contra eles la na casa deles. É isso de forma responsável, com as contas do clube em ordem, e diminuindo a dívida criada por essas gestões mesmas. Mas o que vemos é muita incapacidade administrativa há 15 anos. Aí complica, com uma mídia não favorável e uma administração incompetente fica impossível manter a torcida com percentuais iguais em várias praças.

    Próximo presidente eleito do Vasco, por favor, não comemore como se fosse um título a sua eleição, o Vasco está na UTI, não há nada de excepcional que comemorar numa eleição, cante o hino do clube com a alma e vá dormir pRa ir trabalhar cedo no dia seguinte, o Vasco precisa de trabalho daqueles que têm tempo. Não há motivo para festa tão entusiasmada por causa de eleição de um grupo dentro do Vasco, quero ver o Vasco comemorando título nacional. Aquela palhaçada com o Eurico fumando um charuto no dia da vitória na eleição é sem sentido. Aquilo não é um fim em si mesmo. A vitória verdadeira para o Vasco são os títulos e a grandeza nacional retomada. Se o Cruzeiro, por exemplo, consegue porque o Vasco não?

    Lance do Rodrigo Vasco X Corinthians , o do amarelo.

    Escanteio para o Corinthians. Rodrigo leva uma ombrada no rosto do Gil, lance para no mínimo amarelo e cai no gramado indignado.

    O árbitro nada marca. O tal de Gaciba , na transmissão da Globo, fala que o lance foi intencional do Gil, mas,alinhado com a transmissão nada jornalística da emissora que faz o show do entretenimento (e não jornalismo), não pede amarelo. Kleber Machado e Casagrande dizem que o Rodrigo gosta de apitar o jogo (é verdade). O problema é que no lance em questão o Rodrigo não fez nada contra o Gil, todo o lance mostrado foi de total lealdade do Rodrigo e , mesmo assim, ele tomou uma ombrada violenta na boca.

    Então a parcialidade da transmissão contra o jogador do Vasco agredido no lance foi absurda. O escanteio é batido, lance segue, e o Rodrigo, ainda muito nervoso com a pancada que levou (e não ocorreu nada com o adversário, nem amarelo levou) , tenta bater a falta rapidamente e joga a bola contra o chão. Resultado: levou um cartão amarelo , de cabeça quente, por absoluta irresponsabilidade. Então , eu não estou isentando o Rodrigo não, até porque o lance da falta no segundo tempo era pra expulsão direta embora o árbitro tenha puxado o amarelo e depois o vermelho. O que quero dizer é que o comentário desse lance foi asqueroso na transmissão do jogo de ontem entre Vasco X Corinthians feita pela rede globo. Além, é claro, do microfone na boca de cada corintiano em São Januário e o áudio ambiente da torcida do Vasco bem mais baixo.

    Dito isso, espero que os euriquistas constatem que , ao contrário do que dizem , nem todo vascaíno que não gosta de sua gestão é teleguiado pela mídia. Na verdade, eles , euriquistas, não acham isso, é apenas retórica defensiva. Eu não gosto de uma parte do “jornalismo” esportivo feito no Brasil e também não gosto nem um pouco da incompetência do Eurico..
    E em caso de confirmação de rebaixamento vou rever minha avaliação sobre o pior presidente da história do Vasco. Eurico voltará a assumir “a ponta”, pois participou de forma determinante do primeiro e foi absolutamente desleixado com o planejamento desse ano, no ano seguinte que o Vasco vinha de uma série B, o que torna a queda, em caso de confirmação, mais inadmissível ainda.

  2. Concordo plenamente Jc!
    Não é de hoje que o acompanho(globo) e outros também, e um dos motivos é justamente a crônica “guiada” dos principais jornais do país.
    Deixe estar!
    Curintias será campeão contra o São Paulo.
    E estarei em S. Januário dando aquela forcinha básica.
    Contra o Palmeiras, e ai discordo até de vc no comentario do Fuzarca. Acho que vi A melhor partida do Vasco. Souberam criar o resultado, amplia-lo e administraram muito bem. Ah o Palmeiras está há muito sem ganhar…

  3. Excelente comentário Jonathan Magalhães, o Diguinho e o Luan jogaram muito, o Nenê/Rafael Silva barbarizaram! O meio de campo falhou muito na parte ofensiva, muitos passes errados. O que mais me incomoda no ataque é a falta de objetividade costumeira, principalmente quando contamos com a individualidade despreparada do Riascos, atrapalhou muito nas jogadas de contra-ataque que poderíamos ter goleado ontem. O time se formou no final do campeonato, todos acham que a derrota é iminente. Que o Vasco mostre para todos, o quão estão enganados, principalmente a imprensa tendenciosa.

  4. JC,
    O Palmeiras não jogou por que o Vasco ontem resolveu jogar!
    Simples assim.
    Que partida do meio para trás.
    Que partida do meio para frente.
    Se jogar assim contra os gambás, tem tudo para sair do z4.

    Destaco as atuações de Luan, Diguinho e Nenê.
    Ontem foram muito acima da média.

    #EuescolhiAcreditar

    SV

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s