Razão x Emoção

corazon-vs-menteO ato de torcer independe do ato de ser racional. Em muitos momentos são ações diametralmente opostas, o que aliás torna a torcida algo ainda mais bonito. Torcer quando todas as chances estão a nosso favor é fácil. Quando está tudo contra, torcer é uma das raras oportunidades que temos de exercitar a prática da esperança.

Para quem torce para o Vasco escapar do terceiro rebaixamento em oito anos, a derrota para o Fluminense só significa um contratempo que não muda o único pensamento possível: ainda dá.

Ainda dá porque faltam 5 rodadas. Ainda dá porque a distância para escapar do Z4 é de cinco pontos. Ainda dá porque nossos concorrentes são fracos. Ainda dá porque Palmeiras, Santos e Corinthians não estão mais preocupados com a competição. Ainda dá porque o Vasco está em fase melhor que os outros times que estão na luta contra o rebaixamento. Ainda dá porque é o Vasco.

Ainda dá porque nossa cruz de malta fica no lado esquerdo do peito, sobre o coração. Mas tirando a armadura vascaína e usando o cérebro um pouquinho e apelando para a razão, as coisas são um pouco diferentes.

Faltam cinco rodadas, as mesmas cinco que estamos sem vencer. A distância é de cinco pontos para sairmos do Z4 deveria ser menor ou até poderia ser uma distância de três pontos fora da zona da degola caso fossemos mais competentes. Palmeiras, Santos e Corinthians não terem interesse no Brasileiro não é garantia alguma de uma vitória vascaína. O Vasco estar em melhor fase é algo pra lá de relativo, e para isso basta vermos que somos o de pior rendimento nos confrontos diretos contra os times que lutam contra o rebaixamento.

E por último: o Vasco ser o que é e ter a sua história não impediu que caíssemos outras duas vezes antes.

Cada vascaíno tem suas razões para acreditar ou não no milagre. Não se pode julgar quem escolhe o coração e nem quem opta pelo cérebro para acompanhar esse fim de Brasileiro. Os primeiros estão cumprindo seu dever como torcedores; os últimos têm ao seu lado a razão para lhes referendar o ponto de vista.

Quem está certo? Os dois (ou nenhum). Como julgar o sentimento de um torcedor? Só posso falar sobre a minha escolha. E para mim, por tudo isso ou apesar de tudo, ainda dá.

Anúncios

14 pensamentos sobre “Razão x Emoção

  1. “Ainda dá porque nossa cruz de malta fica no lado esquerdo do peito, sobre o coração. Mas tirando a armadura vascaína e usando o cérebro um pouquinho e apelando para a razão, as coisas são um pouco diferentes.”…
    Depois da “carona” em parte do teu texto, JC, eu diria que:
    (1) Apelando para a “emoção”, talvez fosse melhor nem acompanhar mais os próximos jogos deste “time” (?), que, NEM DE LONGE “faz lembrar” o VERDADEIRO Vasco; aquele que existiu até 2001, quando os dirigentes DE VÁRZEA casaquildos assumiram o comando do clube.
    (2) Apelando para a “razão”, voltar a frequentar a Série B, logicamente seria apenas uma questão de MUITO POUCO TEMPO, com o clube novamente “na mão desta EXPLÍCITA e HISTORICAMENTE COMPROVADA INCOMPETÊNCIA casaquilda”. Que o digam o Olaria, o Bahia e o próprio Vasco, tanto em 2008, como agora.

  2. Vamos por parte:
    1. Por que o jogo no Engenhão? Para intensificar a rixa com as tricoletes e aumentar sua vontade de nos vencer. Simples assim! Virão como o Fred estava alterado?
    2. Por que o Júlio dos Santos? Para ficar a dez quilômetros dos adversários e correr a um quilômetro por hora.
    3. Por que o Leandrão para buscar o jogo pelas laterais do campo? Para não ter ninguém na área para finalizar (sei que não é o melhor atacante do mundo, mas armando o jogo é pior ainda).
    4. Por que o bravateiro como presidente? Para acabar de vez com o Vasco.
    5. Por que ainda torço para esse time? Não sei! Não tem lógica, mas torço desesperadamente para não cair.
    Observação: Comprando agora a passagem para a Sibéria, consegue-se um preço mais baixo e com isso poderemos economizar, já que é claro que quem a pagará será o Vasco. Pela pesquisa que fiz, a passagem sairá por R$ 5.399,00 (não tenho certeza, pois não costumo viajar, a grana não deixa).

  3. Antes de apontarmos nossos dedos para o time e a diretoria, é importante que se destaque que esse já é mais um Brasileiro manchado pelos escândalos de arbitragem. Todos nós sabemos o número de pontos que o Vasco deixou de ganhar por conta dos apitadores de araque. Não se deve falar em rebaixamento, mas sim em moralização do futebol brasileiro. E nesse contexto, o Vasco deve permanecer na elite, algo que lhe é de fato e de direito. A tendência é que o Dr. Eurico estabeleça isso através dos meios legais. Afinal, a Justiça tem que servir para alguma coisa. Não é o momento de lamentar, e sim de erguer a cabeça e torcer como nunca nessas cinco rodadas finais. O time está jogando bem e apresentando um futebol convincente. Vencer os jogos que faltam é mais que possível. E aconteça o que acontecer, o Dr. Eurico está do lado da lei. O Vasco está do lado da lei. E, no fim, isso é o que irá prevalecer. Eu escolhi acreditar!

    • Não, caro euriquete…ANTES de qualquer roubo que o Vasco tenha sofrido, seu Dotô AFIRMOU que tínhamos times para disputar o campeonato. ANTES dos roubos, o Vasco teve o pior começo de campeonato brasileiro da sua história. ANTES ficamos na lanterna. ANTES ficamos a 13 pontos do primeiro clube fora do Z4.

      No mais, só rindo mesmo para um fã do Dotô falar em moralização de qualquer coisa….

      • É isso mesmo! O time tá voando e só não é favorito ao título porque os juizes roubaram pro… pra… é… não interessa! Não jogaremos a Série B, aposto com você! Se perder, mudo pra Sibéria com meu titio Orico Miranda! CASACA!

    • Recadinho pra você e pra diretoria que você apoia, Silvano…

      Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

      Pra bom entendedor…

  4. Eu comentei no bdf , logo após o jogo contra o Joinvile , que naquele dia o Vasco estava rebaixado , na minha visão e na minha “razão” , não haveria como o Vasco escapar e caso isso ocorresse , seria um verdadeiro milagre , e de lá pra cá , a única coisa que me move com o Vasco é exatamente o coração . Aconteça o que acontecer na última rodada eu vou estar com o Vasco , seja dando um grande respiro de alívio (e um grande “aleluia , gloria a Deus”) , ou pensando , é realmente e infelizmente eu estava certo .

  5. Tbm acho que dá mas só se mexer na equipe, tirar JDS e Leandrão tentar alguma coisa nova, testar quem ainda não foi testado. Se ele continuar com a mesma equipe e queimando duas substituições por jogo o rebaixamento virá faltamente!

  6. Usar o coração é o que todo torcedor vascaíno faz, mas isso não exime de usar a mente. Vou sempre torcer para o Vasco, mas tendo que o clube tem como presidente, era óbvio desde o final de 2014 o desfecho do clube.
    Um time montado sem profissionalismo, com refugos de outros clubes. Pequenos clubes de divisões inferiores, com vários jogadores medíocres como a nossa diretoria, sem técnica ou qualidade alguma.
    Um time montado sem planejamento. Claro que não daria certo. Futebol não é só emoção… é profissionalismo, planejamento, qualidade… Aquele futebol de 10, 15, 20 anos atrás não funciona mais. O que vimos por todo campeonato é um reflexo da diretoria. Incompetência para vencer jogos fáceis, falta de qualidade para enfrentar times melhores qualificados. Uma folha salarial alta e que não dá retorno algum.
    Quem vai sofrer no final do ano com mais um rebaixamento que bate à porta mais uma vez é o torcedor.
    A diretoria vai continuar fazendo o de sempre… Nada que preste! Em 2016 será mais uma série B… sofrida, com um time incompetente e ridículo que vai lutar para subir e provavelmente não irá.
    Por que?
    Porque temos a pior presidência entre os clubes grandes do país. Porque são incompetentes!

  7. Eu fico com a segunda opção, a razão. Já caiu. E se as coisas não mudarem drasticamente na forma como o Vasco vem sendo gerido há 15 anos, cairemos mais vezes (isso se conseguirmos subir, o que em 2014 já foi um parto!). São 3 (vergonhosos) rebaixamentos em 8 anos. E outros virão, caso o profissionalismo e a competência continuem teimando em não retornar à Colina Histórica. O resto, esse papo de paixão, de camisa, de história, etc… é tudo conversa pra boi dormir. Como o JC falou, a camisa e a história não nos salvaram das duas primeiras quedas. E nem irão nos salvar dessa. O que irá nos salvar é seriedade e competência administrativa. Algo que passa longe do Vasco hoje (e nos últimos 15 anos). Enfim… nada do que está acontecendo é fruto do acaso ou do azar. Ou muda tudo, ou vai continuar fazendo visitinhas esporádicas à Série A. Simples assim.

  8. Às vezes me lembrava da virada do século para sempre acreditar que o Vasco era capaz de tudo. Aprendi a nunca duvidar do Vasco. Mas depois de ter passado vexame em 2008, 2013 e provavelmente 2015, bate a incredulidade e essa sua frase era justamente o que eu estava pensando ontem: “o Vasco ser o que é e ter a sua história não impediu que caíssemos outras duas vezes antes”. Só uma mágica ou o Sobrenatural de Almeida seriam capazes de livrar o Vasco desse novo vexame e fazer o Júlio dos Santos correr, o Madson acertar um cruzamento e o Leandrão desandar a fazer gol. Ou que o Thales entre magrinho e voando.

  9. menos ruim
    Ainda daria se tivessemos um Presidente com um minimo de tino para comandar um clube sem o calçada
    Ainda daria por um monte de coisas mas…. estou cansado cansado de me encher de esperença e de novo ve um elenco tao mequetrefe jogar com tao pouco brio nao que os caras nao correram ate correram mas…. alias me tira toda a esperença ainda termos um presidente tao ruim na presidencia o que me tira qualque esperença de um fururo melhor parabens JC por vc ainda acredita mas eu ja confesso minha razao ta vencendo de lavada minha emoçao…

  10. Ainda daria se tivessemos um time um pouco menos ruim
    Ainda daria se tivessemos um Presidente com um minimo de tino para comandar um clube sem o calçada
    Ainda daria por um monte de coisas mas…. estou cansado cansado de me encher de esperença e de novo ve um elenco tao mequetrefe jogar com tao pouco brio nao que os caras nao correram ate correram mas…. alias me tira toda a esperença ainda termos um presidente tao ruim na presidencia o que me tira qualque esperença de um fururo melhor parabens JC por vc ainda acredita mas eu ja confesso minha razao ta vencendo de lavada minha emoçao…

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s