Vale a pena ser sócio?

carteira socio

Sempre relutei em ser sócio do Vasco. Primeiro porque respeito muito o suado dinheirinho conquistado no final do mês. Sim, traduzindo, sou mão de vaca. Segundo, porque nunca senti credibilidade e confiança nos gestores vascaínos nesses anos de torcedor (30 se aproximando da minha primeira memória de “ser Vasco”). Terceiro, porque não existe um programa de sócios. Você contribui e PONTO, como diria nosso presidente Eurico Miranda.

Isso, há 30 anos atrás, era comum. Ver um clube como um pequeno grupo de senhores que revezam no poder para discutir assuntos mundanos como a água da piscina e a briga entre crianças no futsal é normal. O contraditório é que o tal “futebol profissional”, que alguns clubes desenvolveram, geram milhões.

O amadorismo com cifras milionárias na minha cabeça nunca fez sentido. O lado “lúdico” do futebol, do bater na mesa, de invadir o campo, do técnico boleiro e do jogador cachaceiro, são divertidos mas não comportam nos dias de hoje. Estamos falando de patrocínios e exposição da marca para milhões de pessoas.

Isso vale para o programa de sócios, que resulta na organização e nos benefícios que envolvem participar da vida do clube. Qual o atrativo de ser sócio? Sinceramente, no Vasco, é poder votar nas eleições e escolher o menos pior*. Isso talvez explique muito o que vemos em campo nos últimos anos.

Para piorar, com a indicação do Maracanã como a casa vascaína na luta contra o rebaixamento, o sócio se vê em um pesadelo a cada abertura de venda de ingressos, com a seguinte frase:

“Os sócios do Vasco poderão comprar meia entrada (R$20) para o Setor Sul a partir de quinta-feira , às 10 da manhã, na Divisão de Cobrança, em São Januário.”

Não sei de vocês mas vivemos em uma época que temos um computador no bolso. Que a tecnologia faz com que comunicamos em fração de segundos com alguém do outro lado do mundo. E ao mesmo tempo precisamos nos deslocar para comprar uma meia entrada para um único setor para bater no peito e dizer: sou sócio.

O setor de Divisão de Cobrança em São Januário é um triangulo das bermudas. É algo que ouvimos falar mas duvidamos que exista em pleno século XXI. Diria o advogado do diabo (literalmente) – “Deixa de ser vagabundo, blogueiro, vai lá em São Janu e aproveita para comer um bolinho de bacalhau no restaurante do Almirante!”.

Ok, vamos dizer que eu tire o sábado, sendo o jogo domingo, para comprar meu ingresso de meia entrada (sim, pago uma mensalidade e taxa de anuidade para ter direito a uma meia entrada) e vou em São Januário. E o sócio que mora fora do Rio? E quem trabalha sábado? E quem é judeu ortodoxo? Sim, esses que se ferrem.

É vergonhoso ver que você pode comprar um ingresso pela internet para uma partida na Inglaterra sem qualquer problema e sem filas para precisar entrar no estádio

Nem precisa ir tão longe. Já estamos vendo exemplos de times do sul e de São Paulo que o programa de sócios geram uma boa fonte de rendas, além de fidelização de clientes. Sim, clientes que são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Tenho a impressão de por mais a torcida queira acreditar, quem decida dar um passo a mais para ajudar o Vasco a sair do lodo é colocado pra escanteio. Ser sócio é uma comprovação de amor incondicional para o fanático e para os mais lúcidos um masoquismo inconsequente.

* a eleição do Vasco não é direta. Na realidade você vota em uma chapa que gera um conselho que indica o presidente. Sim, é surreal.

Obs: Minto que apenas a meia entrada é o único benefício do programa de sócios. No twitter oficial do Vasco temos a promoção de 3 latinhas de cerveja pelo preço de duas. É, talvez faça sentido. Só alcoolizado para se sentir melhor no atual momento cruzmaltino na última colocação no campeonato e com prováveis chances de rebaixamento.

oferta vasco

Anúncios

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s