Conspirações e paranóias

paranoiaNo jogo do Vasco contra o Sport, escalaram um juiz da Federação catarinense para apitar a partida. Falei no Blog da Fuzarca que, com os quatro times de Santa Catarina lutando contra o rebaixamento como nós, a CBF poderia muito bem escolher um árbitro de outro estado.

Federação Catarinense essa que votou no Marco Polo Del Nero para a presidência da CBF. Não ficaria bem para o presidente eleito em 2014 ver uma federação que o apoia ter todos os clubes do seu estado que estão na elite caírem para Série B no mesmo ano, né?

E um dos times catarinenses que corre3 o risco de rebaixamento é o Figueirense. Os 20 clubes da Série A também participam da eleição para a presidência da CBF. 19 votaram em Del Nero. O Figueira foi o único que se absteve de votar.

Então o Figueirense não apoia Del Nero? Pelo contrário.

Em 2014, o time corria o risco que não jogar a Série A por conta de uma ação do Icasa, que tomaria a vaga do time catarinense. Se o Icasa ganhasse a disputa, o voto do Figueirense poderia anular a eleição. Ou seja: não votar em Del Nero foi um favor ao presidente da CBF feito pelo Figueira.

O Avaí, também de Santa Catarina, teve a seu favor uma penca de “erros” de arbitragem que lhe garantiram pontos preciosos jogando na Ressacada. Contra o Goiás, André Lima fez um gol dando uma bicuda no goleiro Renan. E o gol foi validado. Ontem, vimos a verdadeira lambança feita pelo juiz na partida contra o Vasco.

Repetindo: o Vasco, como todos nós sabemos, luta com todas as suas forças para evitar o rebaixamento. E, como igualmente todos sabem, os quatro times da Santa Catarina também estão na mesma luta para permanecer na Série A.

Update: e, vejam só, acabei esquecendo um pequeno detalhe …o vice-presidente da CBF é o Sr. Delfim Pádua Peixoto Filho. Por acaso – e apenas por acaso – o atual presidente da Federação Catarinense de Futebol. Mas, é claro, isso é apenas mais uma coincidência irrelevante.

A luta do Vasco se justifica não apenas porque seria mais uma vergonha na história do clube. Mas também porque o clube perderá muita grana caindo da Séria A para a Série B. Só quem se dá bem quando um time grande cai para a segundona são as empresas que lucram com a competição. Como por exemplo, a Sports Promotion (que cuida dos direitos de marketing da Série B) e o Grupo Águia (que agencia as viagens das equipes na competição). Coincidentemente, tanto o Sr. José Francisco Coelho Leal, dono da Sports Promotion, como o Sr. Wagner Abrahão (proprietário do Grupo Águia), são muito próximos do Del Nero.

Diante disso tudo, podemos deduzir que uma possível queda do Vasco atenderia aos interesses de quem não quer ver a federação catarinense ter seus quatro clubes rebaixados de uma só vez e também de quem ganharia muito dinheiro com um clube de massa na Série B. E quem estaria nas duas pontas dessa história? Vocês também podem deduzir.

De qualquer forma, tudo isso acima é só especulação, mais uma entre tantas teorias conspiratórias que só podem ter crédito para torcedores que, sofrendo com seu clube do coração, tendem a acreditar em ideias paranoicas. Ainda assim, seja tudo isso um monte de coincidências que não querem dizer nada, eu daria um conselho ao time do Vasco: quando entrarem em campo, joguem sempre para superar não apenas os 11 jogadores adversários, mas também os erros de arbitragem que possam vir a nos prejudicar.

***

Mas é decepcionante ver o Vasco ser volta e meia garfado justo quando temos uma diretoria que, segundo seus seguidores, “MANDA” ou pelo menos tem “MUITA INFLUÊNCIA” na CBF.

Foi só o Vasco iniciar sua reação no campeonato para sermos operados no Mineirão e na Ressacada e termos jogadores tomando ganchos pesados quando jogadores de outras equipes, mesmo reincidentes e com infrações mais graves, escapam com penas leves.

Cadê o respeito que tantos pregaram antes das eleições?

Anúncios

8 pensamentos sobre “Conspirações e paranóias

  1. Pingback: Três pontos sobre menos 2 pontos | Blog da Fuzarca

  2. http://www.netvasco.com.br/n/169411/para-juninho-pernambucano-nene-precisa-jogar-mais-vezes-pelo-vasco-ate-atingir-o-status-de-idolo

    JC, nada a ver com o post, coloquei esse link do netvasco só pra comentar sobre as opinões absurdas abaixo da notícia…. Vários insanos contra o Juninho numa matéria em que ele não falou nada demais, a não ser o óbvio. Nenê pra ser bom jogador no Vasco ainda falta muito, quanto mais ídolo.
    A quantidade de beócios (pra falar só dos estúpidos úteis, úteis para quem está no poder seja de que instituição for) torcedores de dirigente parece ser cada vez maior. Quero continuar acreditando que nao representam nem 5% das pessoas que orbitam o Vasco (porque vascaínos não são ), mas a imbecilidade aumenta em níveis exponenciais nesse país.

      • É lamentável demais, JC. Uma quantidade enorme de absurdos nos comentários numa notícia casual, numa opinião que nem polêmica foi…. Esses sequelados seguem a cartilha. O que a manipulação não é capaz de fazer….

  3. Desculpe-me, JC…
    A nova/VELHA, ARCAICA, diretoria RETRÓGRADA, AMADORA e INCOMPETENTE, foi muito “ágil” e “empenhada”, MUITO MAIS em “sobrar verba” para “dívidas perdoadas e confessadas”, do que preparar ADEQUADAMENTE o clube, para a competição REALMENTE IMPORTANTE e complicada.
    Se não tivessem montado um elenco TÃO RECHEADO DE BARANGAS, ENCOSTADOS, REFUGOS E SEMI-APOSENTADOS, certamente estaríamos em posição na tabela, bem distante da que estamos. E, diga-se, DESDE O COMEÇO DA COMPETIÇÃO “nos instalamos” NAS ÚLTIMAS COLOCAÇÕES da tabela de classificação.
    A VERDADE é que, se não tivéssemos uma diretoria TÃO HORROROSA, os tais “4 pontos” poderiam nos atrapalhar na luta pelo G4, E NÃO PARA SAIR DO Z4. Se não estivéssemos NA MERDA em que nos enfiaram, NOVAMENTE, se não estivéssemos ENTRE OS ÚLTIMOS, não haveria “espaço” para teorias de conspiração, verídicas ou fantasiosas.
    Só idiotas acreditaram na balela da “volta do respeito”. Aldir Blanc, o compositor, desde o início nos “lembrou”, com muita propriedade, que “eurico e respeito NÃO ANDAM JUNTOS…!!!”.
    A influência (NEGATIVA) do TRUCULENTO presidente FANFARRÃO, DITADOR e INCOMPETENTE, NUNCA ULTRAPASSOU AS FRONTEIRAS DESTA RIDÍCULA federação regional DE VÁRZEA, a PÍFIA “ferj” (em minúsculas mesmo). Já se esqueceram da RIDÍCULA “cena”, na gestão anterior dos “casaquildos”, com a Kombi do clube com meia-dúzia de garotos da base e funcionários do clube, protestando na porta da CBF contra arbitragens…???!!! Eu não esqueci…!!!
    O “projeto”, o “planejamento”, como afirmado pelo próprio, era … “ele”…!(???)! A garantia de que “não passaríamos sufoco”, era … “ele”…!(???)! Como alguém, com sua capacidade de DISCERNIMENTO “em uso”, poderia esperar situação “diferente” desta em que nos encontramos…???
    Ou seja, “não precisamos” de “inimigos” e/ou conspiradores para NOS JOGAREM NA MERDA. Nossos VERDADEIROS DETRATORES, DESTRUIDORES, habitam o lado de dentro de São januário. E estes, pautados por seus MESQUINHOS interesses pessoais, fazem o que querem com o clube.
    Estamos nesta difícil situação, porque as contratações dos POUCOS jogadores de alguma qualidade foram realizadas, NA BASE DO DESESPERO, já na metade da competição. E, mesmo assim, tivemos que “esperar” por readaptação e melhor condicionamento físico dos que podiam melhorar um pouco nosso HORROROSO ELENCO. Nosso time só melhorou alguma coisa (e PIORAR seria IMPOSSÍVEL), JÁ NO SEGUNDO TURNO do campeonato.
    Você pode até ter razão na reclamação dos “4 pontos” que poderíamos ter somado aos nossos POUQUÍSSIMOS pontos conquistados. Mas não é por culpa das arbitragens que estamos NA MERDA EM QUE SEMPRE ESTIVEMOS, COM ESTA PATOTA NO PODER.
    Será desta PATOTA “casaquilda”, e não de quaisquer outros, 100% DA CULPA E RESPONSABILIDADE de um novo rebaixamento.
    E mesmo que um MILAGRE aconteça (então, mais por DEMÉRITO dos muitos times ruins que ainda estão na nossa frente, do que por “mérito” nosso), e “nos livremos da forca”, com esta gente no comando da instituição, o Clube de Regatas vasco da Gama continuará DESCENDO LADEIRA ABAIXO.
    Os oito anos anteriores (2001-2008) e o atual desta diretoria, são as EVIDÊNCIAS de que nada de melhor poderemos esperar.

  4. Perfeita análise, JC. Pensei que era só eu que estava enxergando isso mas o Avaí vem sendo ajudado desde o início do campeonato. Lembro que no jogo contra os mulambos um dos gols deles aconteceu depois que o jogador cruza uma bola que já tinha saído quase meio metro pela linha de fundo. No momento até gostei de ver os queridinhos prejudicados só que hoje o Avaí luta conosco pra não cair e eles parecem ter muito mais influência que nós na CBF o que com a sua teoria passa a fazer todo o sentido. Quando estávamos afundados na lanterna não víamos erros grosseiros contra a gente mas bastou iniciarmos uma reação para que os erros se multiplicassem e não apenas nos citados jogos mas em outros que vencemos como contra o atlético paranaense em que precisou de dois penais pro soprador marcar um, além de incontáveis cartões distribuídos aos nossos jogadores sem igualdade de critérios com os jogadores adversários. Não é possível que o charuto vai continuar assistindo passivamente a esses erros sem se pronunciar, a não ser que ele também tenha interesse$$$ em ver o Vasco rebaixado Alô Dotô, quero meu Respeito de volta!

  5. Concordo plenamente contigo , vc esqueceu de incluir aí o vice presidente da CBF o tal Delfin que é ou foi não sei presidente da federação catarinense e o principal articulador desse liga que estão formando na CBF.
    Então é o Vasco contra tudo e contra todos!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s