Mostre o tamanho da dificuldade, mostraremos o tamanho do Vasco!

torcida

Amigos,

Não foram poucas as alegrias que esse gigante de 117 anos me proporcionou ao longo da vida.

Também não foram poucas as vezes nesses últimos anos que, absorto em mais completa desesperança, sentenciei o fim do clube, pelo menos do clube que eu aprendi a amar.

Os últimos 15 anos foram mais de lágrimas que sorrisos e o que se anuncia mais a frente, não sei não, tem mais jeitão de pranto que deleite.

Confesso que a relação tem sido difícil ao longo dos anos e por diversas vezes somos colhidos pelo mais renitente pessimismo, ao vermos, de mão atadas, os rumos tomados pelo clube nos últimos tempos.

A tentação de abandonar ou de ao menos de se importar menos, é uma mentira que boa parte de nós já contou a si mesmo e viu desmoronar com alegria após uma simples vitória. Porque somos assim! Água morro abaixo, fogo morro acima, e torcedor querendo acreditar, ninguém segura! Pobre daquele torcedor que nunca se permite o direito de ser irracional. Terá atravessado a vida de torcedor sem nunca ter torcido de verdade e com verdade.

Refugiar-se na mais bela história do futebol mundial muitas vezes é o que me ajuda a segurar essa barra que é gostar do Vascão. Quando você investiga a história deste mais que centenário clube e passa a compreendê-lo em toda sua dimensão socioesportiva, você entende que não escolheu apenas um time, uma bandeira e um punhado de taças para se vangloriar. Você escolheu ser revolucionário! Escolheu um compromisso, não um time!

Insistem com razão que o Vasco necessita de um milagre para não ver a Nau singrando novamente os mares bravios da segunda divisão. E eu lhes digo: se algum clube tem a força intrínseca capaz de conseguir um milagre dessas proporções, esse clube é o Vasco!

Desde que quatro jovens remadores decidiram conjurar nossa maior paixão numa tarde de 21 de agosto de 1898, este clube acostumou-se a não aceitar “não” como resposta. Quem melhor para superar barreiras tidas como intransponíveis, que o clube que se notabilizou por fazê-lo ao longo de toda história? O time da virada mais do que nunca precisa colocar sua alcunha à prova, como o fez com sucesso inúmeras vezes.

Mostre o tamanho da dificuldade, que mostraremos o tamanho do Vasco!

Ao contrário do que pensa a maioria, esse não é momento de pegar as calculadoras. É hora de pegar as bandeiras, pintar-se para guerra, reagrupar e tirar o nosso centenário amigo dessa terrível situação, não importa o quanto isso custe aos nossos braços e às nossas gargantas.

Somos Vasco, porra!

Não compramos nossa grandeza na esquina! Nossas taças não foram conquistadas à base de canetas, apitos ou arranjos. Somos gigantes a despeito das inúmeras tentativas de impedir que cumpríssemos nosso destino. Nosso maior troféu é a massa incrível de apaixonados que se espalha pelo Brasil e pelo mundo e que apareceu pra jogar em todas as vezes que foi convocada nesses 117 anos. E dessa vez não será diferente.

O Vasco só diminuirá de tamanho se deixarmos ele diminuir em nós.

Conto com vocês para que isso nunca aconteça.

@joao_almirante

Anúncios

12 pensamentos sobre “Mostre o tamanho da dificuldade, mostraremos o tamanho do Vasco!

  1. ATENÇÃO…!!!
    VERDADEIROS VASCAÍNOS (que torcem PELO CLUBE, e não por dirigente FANFARRÃO E INCOMPETENTE), JÁ ESTÃO SE MOBILIZANDO.
    PARA COMEÇAR, DISPONIBILIZARAM UM ABAIXO ASSINADO EXIGINDO A RENÚNCIA DESTA nova/VELHA, DECRÉPITA, HORROROSA, ULTRAPASSADA, AMADORA e SUPER-MEGA-GIGA-ULTRA-INCOMPETENTE diretoria do Vasco
    O “link” do abaixo assinado é:
    “http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR83058”. VAMOS TODOS ASSINAR E DIVULGAR DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS…!
    PELO MENOS POR ENQUANTO, É O QUE PODEMOS FAZER PARA EXPRESSAR NOSSA REVOLTA E INDIGNAÇÃO..!!!

  2. Deus abençoou o clube com mais linda historia, em todo o meio esportivo mundial…!
    Enciumado, maquiavélico, o diabo “não ficaria de braços cruzados” e “responderia” com “dirigentes” predadores da Obra Divina.

  3. Belo texto João!
    Mas com esse bando que acabei de ver contra o Goiás fica difícil.. os jogadores são muito ruins e totalmente instáveis… deu vontade de chorar vendo o jogo, que tristeza…

  4. Bela imagem combinando com o texto.
    Vamos ser o craque que nosso time precisa. Vamos “incendiar” nação vascaína.
    FÉ, UNIÃO & FORÇA.
    SDV

  5. Linda coluna…continue nos inspirando assim…Vasco é um compromisso… Não um time…nunca tinha ouvido uma definição tão perfeita de ser Vasco…parabéns…

  6. Aquele momento que você lê esse post dentro da sala de aula, se emociona e o pessoal pensa que aconteceu algo de ruim e você tem que explicar rsrs
    JC, não me canso de acompanhar e indicar o blog da Fuzarca e o Expresso. Desde a época do Globoesporte.com que te sigo e sou leitura assumida (fã declara) do seu “trabalho”. Suas postagens são sempre claras e de fácil entendimento pra leigos como eu que apenas ama incondicionalmente o Clube de Regatas Vasco da Gama. Já lhe dei os parabéns uma vez pelo blog e hoje lendo mais este post volto a lhe parabenizar. Você mostrou que apesar dos pesares, nosso amor por esse velho senhor de 117 anos e infinito.
    Ao Vasco tudo /+/

  7. E foram belas as palavras guerreiras do João Almirante que ainda mandou uma ideia de música pra cantar na arquibancada nesse momento.

  8. O Vasco pega. Minha filha de 16 anos começou a torcer por volta de 2009/10, época da formação do trem-bala que ia ganhar a Copa do Brasil. Desde então só decepções, até o carioca desse ano que fez a gente sonhar com tempos melhores mas que durou pouco com esse novo pesadelo. Pensei que ela ia dar um tempo, se envolver com outras coisas que lhe trouxessem mais alegrias que é o que move a juventude. Mas aí ela chega e pergunta se não vamos no Serra Dourada. “Com o time nessa situação?”, pensei. E lá fui eu, entre surpreso e contente, comprar os ingressos na Serrinha. O Vasco pega pra sempre.

  9. Demais. Estou emocionado. Belo texto. Eu, a despeito de tudo de errado dentro e fora do meu clube de coração, sempre serei Vasco, nunca torcerei contra este grande amor que trago no peito. Parabéns, C.R.Vasco da Gama. 117 anos de lutas!!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s