Os culpados

1574R-23300

No meu último post no Blog da Fuzarca, comentei que enumerar culpados pela situação do Vasco é inútil e tem pouca seventia além de aliviar um pouco nossa frustração. Mesmo que todos conheçam os responsáveis pela quase destruição do clube, apontar o dedo para cada um deles ao menos nos dá a satisfação de deixar claro que sabemos o que eles fizeram nos 15 verões passados.

Mas, como eu disse antes, na prática isso não adianta nada e nem fará com que o Vasco volte ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Ainda assim, ora bolas, eu QUERO apontar culpados! Se agora não há mais nada de efetivo que eu possa fazer, desconto minha raiva fazendo isso.

Antônio Soares Calçada, o último presidente decente do Vasco, tem sua parcela de culpa. Se ao unificar politicamente o clube ele foi o responsável por um dos períodos mais vencedores do Vasco, por outro lado preparou o terrno para os anos terríveis que viriam pela frente: sua índole pacífica e discreta acabou sendo o pontapé inicial para a criação do Euriquismo. Como o Dotô dava pitaco em tudo, Calçada sempre foi visto como uma rainha da Inglaterra, alguém com o cargo mais importante, mas que na prática não apitava em nada. Isso foi um prato cheio para alguém como o Eurico, que com sua prepotência incorporou o personagem e o vendeu para os mais crédulos. Além disso, Calçada também permitiu que Eurico moldasse ao longo dos anos o Conselho de Beneméritos como queria, uma ferramenta de poder que permitiu manter sua influência na política vascaína mesmo quando foi tirado do poder.

Eurico Miranda já tinha sua parcela de culpa nos problemas que temos até hoje antes mesmo de assumir pela primeira vez a presidência. Por pura birra, utilizou um dos símbolos do clube para provocar a principal parceira comercial do Vasco fazendo uma vingança pessoal. Quem sofreu as consequências de tal ato foi sua própria gestão, atingindo diretamente o clube. Sua incapacidade em resolver a pinimba que criou com a Globo prejudicou sua gestão e ainda serviu como desculpa para todos os erros cometidos entre 2001 e 2008.

Roberto Dinamite foi provavelmente a maior decepção que a torcida vascaína já teve. A esperança que sua eleição trouxe, depois de mais de sete anos em que o Vasco acumulou muito mais fracassos que sucessos, sofreu um duro golpe poucos meses após sua posse, ao não conseguir evitar o primeiro rebaixamento do clube. Mesmo quando o clube parecia ter retomado o rumo do crescimento, entre 2011 e 2012, a incompetência do Dinamite e do seu grupo conseguiu arruinar esse momento sem sequer aproveitar a popularidade que lhe rendeu uma reeleição para criar um plano de sócios decente ou fazer uma mais que necessária mudança no Estatuto.

Não só isso, Dinamite conseguiu fazer um segundo mandato ainda pior que o primeiro. A falta de pulso, a indecisão e as medidas equivocadas e a repetição de erros da gestão Eurico que esperávamos não ver novamente pavimentaram o caminho para os problemas tão graves que redundaram em um segundo rebaixamento (em apenas cinco anos). E não podemos deixar de citar o que talvez seja o legado mais nefasto do Dinamite: conseguir fazer uma administração tão pior que a anterior que conseguiu ressuscitar politicamente o Eurico.

Mas para o Dotô não bastou que a incompetência dinamítica fizesse com que os eleitores do clube esquecessem como foi a primeira gestão Eurico. Para garantir sua volta ao poder, ainda foi necessário que alguém – não se sabe quem ou que grupo – ainda bancassem mensalidades em troca de votos. E com o lamentável episódio do mensalão vascaíno, o grupo político de Eurico Miranda voltou ao poder.

E voltou pregando a volta do respeito. Mas o que vimos mesmo foi a volta das velhas práticas que já não haviam funcionado no começo dos anos 2000. A falta de transparência, as bravatas e uma gestão para o futebol pra lá de discutível. Apesar das Brasports, das contratações inexplicáveis e do absurdo teto salarial por jogador, o Vasco conseguiu conquistar o Estadual, o que serviu para referendar todos os erros cometidos até o momento. Mas bastou entramos em um campeonato com adversários minimamente competitivos para o castelo de cartas ir ao chão. A tal “responsabilidade financeira” foi esquecida, inchamos o elenco com um monte de veteranos que ganham mais que oferecem em campo, trocamos de um treinador por outro pior e amargamos o pior primeiro turno de Brasileiro da história do Vasco, que praticamente nos relegará à disputa de uma terceira Série B em oito anos.

Todos os últimos presidentes tiveram seu papel na derrocada pela qual o Gigante da Colina atravessa hoje. Mas a torcida não pode deixar de fazer seu mea culpa. Assim como elencos e treinadores fracos só chegam ao clube porque são contratados, gestões incompetentes só chegam ao poder porque o voto dos sócios os colocam lá. Sendo assim, todo torcedor que tem condições de se associar, virar eleitor e participar do pleito tem sua parcela de responsabilidade nesse que é o pior momento da história do Vasco da Gama. E como já ficou evidente que nossos dirigentes não conseguem aprender com seus erros, cabe à torcida fazê-lo: ao invés de apenas ficarmos lamentando e pensarmos em abandonar o clube, nosso dever é fazer justamente o contrário. Devemos, dentro das possibilidades de cada um, participar mais ativamente da vida da instituição. Somente dessa forma poderemos fazer diferença no futuro do Vasco. E se não agirmos assim, carregaremos ao menos a culpa por nossa omissão.

Anúncios

13 pensamentos sobre “Os culpados

  1. Acho que vcs estao um pouco equivocados com relacao a essa gestao atual do Eurico, vamos la: como montar um time competitivo sem dinheiro? Boa parte de vcs ja se esqueceram q ano passado disputamos a serie B, e conseguimos com um time todo sem vinculo nenhum com o clube, o que pra mim foi a coisa mais vexatoria da nossa historia. disputar a serie B e conseguir subir aos trancos e barrancos e se tivessem mais 2 ou 3 rodadas nem subiriamos. Como esperar algo d bom para este ano? Eurico pode ter seus varios defeitos mas se colocarmos no papel os pros e contras essa 2ªgestao do eurico esta sendo pra la d boa. Para mim o pior presidente da historia do vasco infelizmente eh o nosso maior idolo dinamite.

    • Talvez o Eurico, Zé do Táxi e Angioni devessem perguntar aos dirigentes do Sport, Atl-PR e Chapecoense: eles têm uma folha salarial bem menor, um elenco muito mais enxuto e montaram times muito mais competitivos.

      O Dinamite ter sido o pior presidente da história do Vasco não torna a atual gestão boa. Até porque não é.

      PS: o “time todo sem vínculo” que “subiu aos trancos e barrancos” foi a base do time campeão carioca (a lembrar, M. Silva, Rodrigo, Luan, Guinazu e Rafael Silva). Sem eles, nossa situação seria ainda pior, graças ao “competente” trabalho da atual gestão.

    • Meu Deus.. ainda tem amebas euriquetes que ainda defendem esse fdp do euvírus… inacreditável o nível de loucura!

      • Pior que essas amebas euriquetes agora se proliferam por aqui também. Essa seita do mal formada por mercenários!
        Inaceitável o nível do cinismo delas!

  2. Vascaínos, vamos lutar contra os responsáveis pela decadência do nosso amado clube!
    “A minha alma tá armada e apontada para a cara do sossego;
    Pois paz sem voz, PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ É MEDO”

  3. Pingback: Deus tá vendo, Jorginho! | Blog da Fuzarca

  4. Grande texto, JC! Eu só daria mais ênfase a um fato. Enquanto que você foi perfeito ao identificar os erros das gestões Calçada e Eurico fazendo referência pessoal aos respectivos mandatários, não tenho certeza de que o mesmo possa ser feito com o Dinamite. Portanto, talvez você devesse falar apenas em “gestão Dinamite” e não tanto (ou exclusivamente) da pessoa Dinamite.

    Ocorre que Dinamite era apenas uma figura simbólica daquele projeto político coordenado pelo MUV. Quem votou no Dinamite achando que ele governaria foi muito inocente. Ele era para ser uma espécie de rainha da Inglaterra. Dinamite claramente não tinha (e continua não tendo) condições de assumir a presidência do Vasco como uma figura que mobiliza as responsabilidades para si. Mas ele foi abandonado por alguns tão logo assumiu em sua primeira gestão. E, ao longo dos anos, a debandada foi aumentando. No último mandato, podemos dizer com todas as letras que ele foi traído por vários (que que claramente já sabotavam a sua gestão e acabaram depois se filiando publicamente ao Eurico). Portanto, tenho dúvidas de que possamos atribuir com precisão culpa ao Dinamite como pessoa. Ele foi massa de manobra do grupo político que o colocou lá.

    Talvez esteja longe de ser um santo. Talvez possa ser responsabilizado pessoalmente por muitos dos erros, pelas acusações de nepotismo, etc. Mas o ponto é que, ao contrário de Calçada (que pode ser pessoalmente acusado de omissão porque sabia do monstro que estava criando e tinha poder para conter este processo) e de Eurico (que dispensa comentários sobre sua capacidade de dominação), não é tão evidente que o Dinamite tenha sido pessoalmente o grande responsável pelos erros de sua gestão. Eu diria que o grupo político que o colocou lá é muito mais culpado. Não apenas por tê-lo abandonado e traído, mas sobretudo por ter deixado o Vasco, em um momento crítico, nas mãos de um sujeito que não tinha a mínima condição de estar lá.

    Nada disso é contrário ao que você disse, claro. É apenas um acréscimo nos detalhes da história.

    • Concordo em grande parte com o comentário. Mas é aquilo: sendo uma marionete, dá pra colocar o Dinamite como culpado por omissão. No fim das contas, quando ele foi abandonado pelo grupo que o ajudou a se eleger, ele poderia ter mudado o rumo das coisas e não o fez. Mesmo que tenha sido por incapacidade, não dá pra não apontá-lo como principal responsável (ou irresponsável, pra ser mais preciso).

  5. Realmente o Calçada sempre foi visto como uma espécie de “rainha da Inglaterra”, porque muitos “se esquecem” que, como presidente, era ELE quem assinava os contratos que nos permitiram ótimos patrocínios e, por consequência, DINHEIRO para ter ótimos elencos.
    Era pela PRESENÇA dele, Calçada, que o clube recebia investimentos e tinha CREDIBILIDADE. Isso, os “casaquildos” sempre “omitiram”, para poder continuar enganando “portadores de mentes simplórias”.
    Quando o novo/VELHO presidente FANFARRÃO passou a “assinar os contratos”, a consequência foi o SUMIÇO dos patrocinadores e investidores. Porque só um empresário IDIOTA (o que NÃO EXISTE), colocaria seu dinheiro nas mãos de um cara que não tinha CREDIBILIDADE e associaria sua empresa à PÉSSIMA IMAGEM do dirigente mais detestado e questionado do Brasil inteiro.

  6. Eu não acho Calçada tão culpado não. Eu penso que ele se viu obrigado a compor com Eurico se sua turma pois sabia que só um Vasco unificado seria capaz de trazer o titulo da Libertadores então ele resolveu compor. Mas o Eurico malandramente pediu a VP de futebol e plenos poderes pra agir como bem entendesse ( assim como ofereceu ajuda pro Banana em 2008 e 2013 mas ressaltando que queria plenos poderes tbm). Eurico que sempre foi bom de lábia conseguiu fazer com que todos acreditavam que ele era o responsavel pelo sucesso enquanto que Calçada e sua equipe levavam o Vasco ao sucesso. Mas penso eu que se não houvesse a formação de uma coalizão não teriamos conquistado a Libertadores.
    Assim como se houvesse unificação no Vasco não estariamos nessa situação. O problema é: haveria no Vasco de hj espaço para uma unificação com setores tão opostos?
    Se o casaca sair do poder em 2017 deixará o eventual grupo que o substitua dirija o clube com tranquilidade?

    • Mas o Calçada fez pouco para conter o poder que Eurico acumulou. Raramente ia contra o que seu VP à época fazia.

      O exemplo mais claro é a formatação do Conselho de Beneméritos que temos hoje. O conselho é formado, como é óbvio, por Beneméritos e Grandes Beneméritos. Para um sócio se tornar Benemérito, é preciso que haja uma indicação e a aprovação do Presidente à essa indicação.

      O Calçada, antes de se aliar ao Dotô, havia dado a honraria a três sócios entre 82 e 88. Após a composição com o Eurico, mais de 100 novos beneméritos foram aprovados e outras tantas dezenas apareceram na primeira gestão do Dotô. Os números são aproximados pq não encontrei um levantamento que fiz sobre isso em 2010, mas eles deixam clara a influência do Eurico na criação do Conselho. Tanto que o Eurico ganhou do próprio Calçada na eleição para presidência do CB, mesmo tendo ficado muito menos tempo no comando do clube e tendo atingido resultados muito piores no cargo.

  7. ESPERO QUE VC JC E OUTROS VASCAÍNOS DE VERDADE!! TOMEM AS RÉDEAS DO NOSSO CLUBE!!! EXPULSEM ESSA VELHARADA ULTRAPASSADA E LADRONA…. NÓS DO NORTE E NORDESTE AMAMOS O CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA… MAS FICAMOS MEIO QUE IMPOSSIBILITADOS DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA POLÍTICA DO CLUBE… JÁ QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA TORNA MUITO DIFÍCIL NOSSA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO POLÍTICO DO CLUBE…. CRIEM UM GRUPO DE VASCAÍNOS, COM PROPOSTAS DE MODERNIZAR O CLUBE, SEU ESTATUTO, CT DE TREINAMENTO, MELHORIA DE SÃO JANUÁRIO, EU SEI QUE VCS SÃO CAPAZES… PELO AMOR DE DEUS A TORCIDA DO RIO FAÇA ALGUMA COISA… NOSSO CLUBE QUE AMAMOS NÃO MERECE O QUE ESTÃO FAZENDO COM ELE…

  8. O Calçada foi responsável pela criação do monstro. Ele sempre deu carta branca pro Eurico mandar no futebol e nunca se posicionou como presidente que era, fazia só a política de bastidores dentro do clube, que se sustentava, vamos combinar, pelos bons resultados do time em campo na época.

    Depois que conseguiram exorcizar o clube do charuteiro, entrou o desastre do Dinamite, que, além da péssima administração que fez, vale lembrar que foi muito prejudicado internamente e na FERJ pelo Eurico. Enfim, ele conseguiu ressuscitar o capeta, que agora voltou para terminar o seu trabalho e com um único objetivo final antes de morrer: colocar o filho dele na presidência.

    É o que você falou, os torcedores precisam se associar para votar e acabar com essa máfia. Por R$40,00 ao mês uma pessoa já tem o direito a votar. Se acha caro mas ama o clube, abre mão de outras coisas! Um jogo de futebol para ir custa mais de R$50! Não tem desculpa!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s