Vascainidade

Divulgação nova camisa. Via http://www.vasco.com.br

Todo torcedor tem pelo menos uma história emocionante para contar com seu clube.

Um jogo, uma data, um gol. Há sempre um momento em que aquela paixão fez-se digna de lágrimas e entrou pra história.

Isso acontece com quem vai ao estádio em todos os jogos. Com quem se aventura a acompanhar o time fora do estado. Com quem prefere ver em casa. Com quem vive no exterior e acompanha pela internet. Acontece, enfim, com torcedores de todos os clubes. E, por óbvio, com os seguidores da cruz de malta. 

Porque, afinal, não há paixão nenhuma por clube algum que seja maior que a sua. Essa é a verdade indiscutível.

Por isso, a crescente onda de torcedores ditando regras sobre vascainidade que toma as redes sociais há algum tempo são chatas, superficiais, mentirosas e desnecessárias. Tendência que cresce com os últimos resultados do time, a iminente possibilidade de mais uma queda, o imbróglio político que afunda o Vasco e a liderança vinda de alguém que tem por hábito delegar exclusivamente a si o rumo da Nau que carrega o coração de milhões de brasileiros.

Chega uma hora que cansa. Ninguém é dotado de gabarito moral ou poder superior para definir quem é Vasco e quem não o é. Desconheço uma cartilha de regras e atitudes para definir alguém como vascaíno. E se me apresentarem, de antemão, desconsidero. Em um momento em que a vaidade e o autoritarismo protagonizam a gestão na Colina, uma dose de tolerância e aceitação só trazem a esperança de que o Vasco siga em frente com a bandeira que a sua história o ajudou a erguer: um clube múltiplo, plural, sem preconceitos.

Há espaço para aqueles que acreditam e confiam em Eurico. Para os que o detestam e defenestram (levantei a mão!). Para quem acredita que torcer é mais importante que criticar. Para quem deseja manter-se crítico e analítico. Para quem acha que jogador ruim melhora com aplauso. Para quem acredita que jogador bom supera vaias. Para os que aplaudem nomes que chegam. Para os que desconfiam dos que aqui estão.

Cada um torce pro Vasco à sua maneira, a seu modo. E o clube aceita, de bom grado, esses diversos amores que lhe chegam em variadas matizes, intensidades e formas. Afinal, o Vasco não sou eu, nem você. Muito menos ele.

Aceitar isso é, em verdade, respeito.

Ponto.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Vascainidade

  1. Muito bom ! inclusive há um tempo atrás comentei em blog que era dito ” modinhas não precisamos de vocês ” . Beleza eu também fico meio puto com esses “modinhas” que só sabem reclamar , mas comentei que essa hora era a hora de união , os que se consideram muito vascaínos mostrar aos “menos” o que é ser vascainos de verdade e fazê-los ver o que vascaíno pode fazer .
    A construção de São Januário é um bom exemplo , alguém acredita que não houve pessoas contra ? e que até criticaram a idéia ? Mas os vascaínos mais corajosos e fortes compraram a briga e lutaram junto com o VASCO e construiram o que hoje é um dos nossos maiores orgulho , e com certeza absoluta muitos dos que criticaram foram a inauguração e bateram no peito e disse ,meu estádio , e é mesmo , mas será que que este tem tanto orgulho de dizer isso quanto os que realmente ajudarm ?
    Não acho que existe mais vascaino ou menos vascainos , mas aquele que luta e está com o time , sofre e batalha junto se sente mais vitorioso nas glórias !
    “… VASCO minha vida , minha história , meu primeiro amigo …”

  2. Muito bom, cada um tem direito de pensar ou torcer do seu jeito, você poderia escrever com mais frequência neste espaço. . Também levantei a mão para aqueles que não gostam do Eurico (o cara que se acha a cima do vasco).

  3. Ótima coluna!
    Espero que outros a leiam e entendam que para ser Vascaíno basta torcer para o CRVG!
    Cada um torce a sua maneira!

  4. Perfeita coluna. Assino embaixo pois cada um de nós deve conhecer algum vascaíno que se enquadra em cada uma destas categorias listadas na coluna. Parabéns!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s