Maldito absurdo

image“Nós estamos diminuindo muito esse passivo. Quando eu falei que nós pagamos mais de 115 milhões de dívidas, isso é fruto de acordos ou bloqueios mesmo. Às vezes, não é só pagamento, é bloqueio de receita que acaba retendo os nossos recursos. A gente vem fazendo isso. É o que eu disse quando assumi lá a vice presidência. Eu tinha dito que isso não era uma coisa de curto prazo. A gente vai precisar de muito tempo para recuperar o clube”

Nelson Rocha, VP de Finanças da gestão Dinamite, falando sobre a situação financeira do Vasco (março de 2011)

“Um desastre. A estrutura de custos em relação estava completamente desmontada, desestruturada. Nós pegamos um clube completamente refém da dívida. Algumas pessoas da oposição costumam dizer que não existe herança maldita, mas existe herança maldita sim e ela vai existir por muitos anos ainda. Tem um monte de gente hoje falando bobagem, mas quem vive o dia a dia sabe das dificuldades que o clube atravessou e atravessará dentro de mais alguns anos por conta da irresponsabilidade e da falta de fundamentação, dos desmandos, da falta de controle”.

Nelson Rocha, sobre o mesmo assunto, em janeiro de 2012.

“A diretoria antiga deixou inúmeras dívidas, níveis incalculáveis, não tem como mensurar. A cada dia que passa surge uma confissão de dívida absurda. Temos tentado resolver de todas as formas fazendo acordos, regularizando as situações… É difícil, vai demorar, mas o Vasco não vai fechar as portas. Se a antiga diretoria não tinha crédito, a atual tem. Tanto que estamos conseguindo alguns avanços. Não uso o termo herança maldita. Mas é uma herança absurda que deixaram para o clube.”

Paulo Reis, atual VP Jurídico do clube, ainda sobre as finanças do clube, no dia 31 de julho de 2015.

Colocando as declarações de membros das duas últimas diretorias em comparação fica mais fácil notar como ambas têm na ponta da língua a quem culpar por todos os problemas do Vasco: a gestão anterior.

A gestão Dinamite foi um retumbante fracasso? A culpa é da irresponsabilidade da gestão Eurico. A nova gestão Eurico está comprometida? Culpa da irresponsabilidade da gestão Dinamite. E assim, com cada nova diretoria empurrando suas incompetências para a anterior, o Vasco vai afundando.

As dívidas enormes vieram do passado, e para pagá-las, será preciso muito tempo. E com isso, se quem está no comando não conseguir deixar o Vasco novamente no lugar que lhe é de direito no cenário esportivo nacional, que se responsabilize quem estava no comando antes. Como se mudar o nome da herança fosse resolver alguma coisa.

As mudanças que a torcida espera a cada nova gestão ficam apenas nas promessas de campanha. Na prática, o que vemos há 15 anos são confissões de dívidas suspeitas, equívocos na gestão do futebol, incapacidade de gerar investimentos no clube ou, pior ainda, quem era situação e agora é oposição cobrando o Vasco na justiça ou a própria diretoria perdoando dívidas milionárias dos seus membros. Já resolver os problemas do clube, como sempre dizem, “vai levar um bom tempo“.

As declarações praticamente idênticas do Rocha e do Reis deixam claro que os gestores vascaínos sempre estão mais preocupados em apontar culpados pelos problemas que em encontrar soluções para esses mesmos problemas. Todos deviam ao menos imaginar o tamanho do abacaxi que teriam pela frente, e não será repetindo discursos e as práticas danosas – que há anos são a regra no clube – que eles serão descascados. E enquanto esse tipo de atitude também for uma regra para os nossos dirigentes, os malditos absurdos continuarão a acontecer no Vasco.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Maldito absurdo

  1. Pingback: “Herrou” rude | Blog da Fuzarca

  2. Só um cego nao ve quem está mentindo nesse quesito VELHAQUICE.Pega o depoimento,por exemplo,da Viuva do Dener,do Romario,do Joel Santana do dono do campo em Pau Grande alugado pelo Vasco,e pega o depoimento do Fernando Prass,que no mes passado disse que só começou a receber o que o Vasco lhe deve depois que o Eurico tomou posse.Ja o depoimentos dos outros acima citados foram feitos na epoca da diretoria anterior.Disseram todos que pararam de receber depois que o Dinamite assumiu.
    Agora vamos analisar como estava a situaçao das do clube antes de cada posse.
    Quando o Dinamite assumiu os salarios estavam em dia,as famigeradas certidoes negativas estavam vigentes,o parque aquatico funcionando e os esportes amadores em plena competiçao.
    Eurico assume e encontra Sao Januario no mais completo abandono.Foram tiradas 28 caçambas de lixo de lá,quadra de esportes sem piso,so no contra piso,salarios atrasados,esportes amadores descontinuados e as famigeradas certidoes negativas inexistentes devido a falta de pagamento dos impostos.
    Eurico merece criticas?Certamente que sim.Tem os seus pontos falhos e nao sao poucos,mas quando o assunto é brigar pelo Vasco temos nele um defensor ferrenho,simplesmente porque ele é um Vascaino nato,ja o mesmo nao se pode dizer do Dinamite porque nem Vascaino de berço ele é.Tai a diferença.

    • Perguntas:

      1) a questão aqui não é quem está mentindo, e sim, quais são as desculpas dadas para não conseguir fazer uma gestão decente. Ou vc acha – e mais, teria a cara de pau de falar – que o Eurico deixou o Vasco em 2008 com os cofres cheios e sem dívidas?

      2) Vc acha que não houve atrasos salariais na primeira gestão Eurico? Vc sabe em que gestão os jogadores ameaçaram entrar em greve justamente por atrasos salariais?

      3) Vc sabe qual gestão começou o calote com a família do Denner? E qual dirigente lutou para não pagar o que devia na justiça?

      4) Vc sabe qual foi o resultado do clube em medalhas no Pan de Toronto? E o resultado no Pan de 2011?

      5) Vc sabe que dirigente lutou o quanto pode para não pagar uma dívida milionária que tinha com o Vasco e, assim que assumiu um cargo importante no clube, teve como uma das primeiras medidas votar a anulação da própria dívida? Vc acha que essa é uma atitude de quem defende ferrenhamente o Vasco?

      A questão aqui é que as duas gestões foram péssimas, sendo que do Dinamite conseguiu ser pior que a primeira do Eurico. A diferença – e o que é uma vantagem para a do Dinamite – é que não há um vacscaíno no mundo que considere a gestão Dinamite boa. Já a do Dotô, mesmo com os vários e evitentes absurdos (alguns que se repetem agora) ainda encontra defensores.

      • Gostaria muito de saber porque quando se critica a “ótima Gestão do Dotô” seus defensores automaticamente associam isso a uma defesa a Gestão do Dinamite. As duas foram (e está sendo) péssimas. O que me chama a atenção é a tentativa dos súditos daquele Senhor em procurarem argumentos pra defender essa Gestão, seria engraçado se não fosse triste, mas não vou criticá-los não vai que é doença…!!!

  3. Ou seja, “dinamite x eurico” é uma disputa FERRENHA pelo título de PIOR PRESIDENTE DE NOSSA HISTÓRIA.
    Para mim, o PIOR DOS PIORES ainda é o novo/VELHO (ARCAICO, DESINFORMADO, OBSOLETO, DESCABIDO, DESACREDITADO, TRUCULENTO, DITADOR, INCOMPETENTE, IRRESPONSÁVEL, NEPOTISTA) presidente; porque RECEBEU UM CLUBE RICO E VENCEDOR, CAMPEÃO BRASILEIRO e SUL-AMERICANO (Mercosul), com um “puta” patrocínio master (Nations Bank of America), no final de 2000, e EM OITO ANOS o entregou ARREBENTADO EM TODOS OS SENTIDOS (esportivo, administrativo, financeiro, sem credibilidade e com PÉSSIMA IMAGEM).
    O Dinamite ainda tem a desculpa de já ter recebido o clube NA MERDA; que, agora, o atuais diretores, HIPÓCRITAS, tanto reclamam. Agora que está fora do poder, pelo menos está quieto no canto dele e não fica SABOTANDO A ATUAL GESTÃO NOS BASTIDORES; como o fizeram os “casaquildos” entre 2008 e 2014, os “amiguinhos da ferj” que DURANTE SEIS ANOS nos SACANEOU TANTO QUANTO PODE e nos ROUBOU UM CAMPEONATO BRASILEIRO em 2011 e, PELO MENOS UM TÍTULO ESTADUAL, em 2014. Já se esqueceram…???!!!
    Não há outro jeito. Para VARRER esta turma do poder, temos que “conseguir” nos associar em massa (se a atual gestão não RESTRINGIR DE NOVO o acesso ao quadro social, para SE PERPETUAR NO PODER).
    Temos que apoiar EM MASSA um cara como o Julio Brant, porque é O ÚNICO (dentre as opções conhecidas) que não é POLÍTICO PROFISSIONAL, tem uma INCONTESTÁVEL E RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE capacidade gestora e carrega com ele novas idéias e nova postura gerencial e administrativa. Só não venceu as últimas eleições porque sua candidatura apareceu muito próxima das eleições. Mesmo assim, se o fraco Dinamite tivesse IMPEDIDO O ASQUEROSO MENSALÃO, poderia ter sido eleito e hoje poderíamos estar numa situação muito diferente da GRANDE MERDA em que nos encontramos.
    O “abafamento” (nunca mais se ouviu falar à respeito) e cancelamento da AUDITORIA DE 2009, COMPROVA que deve ter muita gente “de rabo preso” nos corredores de São Januário. Seria importante se houvesse alguma maneira de reabrir-se judicialmente tal auditoria e DESVELAR-SE OS PODRES que, invariavelmente, HABITAM os bastidores do poder em qualquer instituição, SEMPRE que as MESMAS PESSOAS EXERCEM O COMANDO POR MUITO TEMPO; haja visto o que se tem descoberto na FIFA, CONCACAF, CBF, etc.
    Basta atentar para “AS CARRETAS DE DINHEIRO QUE TRANSITAM NO MUNDO DA BOLA”, para fazermos “uma ideia” do porque de tanta GUERRA destas pessoas, para se perpetuarem no poder.
    Aliás, seria interessante que a “família Miranda”, com pais e filhos dioturnamente em São Januário, ocupando “cargos não remunerados”, esclarecessem como “conseguem” o sustento familiar, com os “nada pobrinhos” imóveis nas Laranjeiras, em Angra dos Reis, em Miami…
    Se nossa (ainda) gigantesca torcida não se mobilizar pela SALVAÇÃO DO GIGANTE (em EVIDENTE agonia), quem o fará…?!

  4. É engraçado que as dividas so aparecem quando os caras estão lá na presidencia. Antes, parece que o clube não tem nenhuma divida, já que lutam com tanta força pra chegarem ao poder! Todo mundo sabe que o clube tem acumulado dividas e ai quando chegam ao poder as desculpas pra não fazer nada é que o clube tem dividas?
    Usar as mesmas desculpas de sempre não vai fazer a divida diminuir e nem a torcida ser mais compreensiva. O que é preciso é competencia pra tentar sair da situação! Pq se continuar com essa desculpa sempre, vamos chegar em 2050 e ainda vai ter presidente falando que não faz nada por causa da herança das gerações passadas!
    SV

  5. Enquanto isso “Os cães ladram e a caravana passa”, para citar um provérbio português.

    O maior problema do Vasco é sempre essa disputa política no pior sentido da palavra.

    Vejo duas soluções possíveis para o clube:
    1ª) A condução do clube por uma comissão que reuniria em igual número de participante todas as facções do clube;
    2ª) Uma terceira via totalmente alternativa e que excluísse tanto as atuais situação e oposição.

    Como sei que isso é utópico, só basta rezar.

  6. Bicho, esses discursos prontos são foda! Os caras sabem o que vão enfrentar e se esconde em discursos vendidos. Ou será que a torcida do Vasco não sabe que o time está cheio de dívidas? Não queremos que eles nos mostrem os problemas, pois já sabemos muito bem, anos após anos, e sim as soluções. Enquanto ficarem se escorando em discursos manjados, o Vasco corre um sério risco de ficar se gabando apenas do seu passado, porque o atual momento ta difícil.

    Abç, JC

  7. Como minha vó sempre dizia: “Quando você aponta um dedo pra alguém, outros 4 apontam pra você” … nada mais resume as incompetências dessas gestões desastrosas que vem acabando com o Vasco a 15 anos!!!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s