A melhor defesa é o ataque

juninhoVoltando a falar sobre o que o futuro pode reservar para a política vascaína.

Uma questão que era até meio óbvia, mas que não passou pela minha cabeça em momento algum, acabou por me ser alertada através do e-mail de uma leitora. Sua mensagem tratava das recentes ondas de ataque ao Juninho Pernambucano por parte dos defensores da atual diretoria. Para mim, parecia óbvio que se tratava de uma cortina de fumaça, algo para se atacar em um momento no qual o time atravessava dificuldades tremendas no Brasileiro. Sendo assim, para o órgão oficial do euriquismo e outros veículos ligados à atual gestão vascaína, a melhor defesa seria o ataque: falando mal de alguém não seria necessário falar mal da campanha da equipe.

(Parêntese: lembrando que a razão dos ataques ao Juninho teria sido um suposto oportunismo do ex-jogador ao só comentar a completa descortesia da diretoria em negar um minuto de silêncio pelo falecimento do seu pai. Cabe citar esse link: Juninho só citou o ocorrido em uma entrevista depois de ter sido perguntado sobre sua relação com o atual presidente do Vasco. O tema da conversa nem era esse e sua declaração, obviamente, repercutiu. Ou seja, Juninho não fez uma “denúncia” ou quis se aproveitar do fato. Seu “oportunismo” só surgiu por terem tirado a declaração do seu contexto original. Fecha parênteses)

Além da óbvia tática diversionista – e até para ter algum assunto durante a sequência de derrotas do time no Brasileirão – falar mal do Juninho era algo justificável para os defensores da diretoria até por ser um hábito: qualquer pessoa que desagrade seu líder supremo se transforma em vilão da noite para o dia. Se isso aconteceu até com o Edmundo (que depois de cometer a afronta de declarar apoio a uma chapa adversária ao grupo político que atualmente comanda o clube, deixou de ser ídolo para ser um traidor), porque não aconteceria com o Juninho, desafeto do atual presidente desde sua saída do clube em 2001?

Mas eis que o citado e-mail que recebi me colocou diante de outra possibilidade, bastante viável e que explicaria a insistência nas pancadas pra cima do Juninho. O ponto principal da mensagem recebida foi a seguinte frase:

“Na minha opinião, os casaquistas estão tentanto matar no nascedouro qualquer possibilidade de que, no futuro, o Juninho venha a se candidatar à presidência do Vasco.”

Era tão óbvio que passou batido. Por mais que os euriquistas ataquem o Juninho há quase de 15 anos, grande parte da torcida ainda o trata com o respeito que merece pelo que fez pelo Vasco e muitos ainda o consideram um ídolo. E isso é um problema por dois motivos. Primeiro, porque para os seguidores do Dotô só pode haver dois tipos de ídolos no Vasco:  os indicados por ele ou o próprio Eurico; Segundo, porque eles sabem que um ídolo sempre pode virar uma força política dentro do Vasco. E os participantes da atual diretoria não podem permitir que isso aconteça.

Talvez não acontecesse com Juninho. Mas a partir do momento que o craque passou a ter maior espaço na mídia como comentarista, ele se tornou um perigo em potencial. Não é nada agradável para a atual gestão ver seus erros apontados diante de audiências globais. E mais perigoso ainda é ter alguém que já declarou haver pensado em comandar o Vasco no futuro ter tanta exposição.

Teoria conspiratória ou uma escancarada estratégia para impedir que um ídolo tenha possibilidades de se tornar um adversário político perigoso? Deixo essa questão para os leitores refletirem, não sem antes fazer um último comentário: da última vez que um craque do passado se aventurou na política do clube, o grupo que atualmente comanda o Vasco ficou fora do poder por seis anos.

Anúncios

23 pensamentos sobre “A melhor defesa é o ataque

  1. JC e Leitores.
    Lembro me vagamente que um representante norte americano foi acusador de tentativa de golpe militar na venezuela e foi expulso do País, na ameria disse: quem é louco de assumir o país, pois aquilo era uma bagunça.
    Quem san conciecia vai querer presidir um clube que a divida ultrapassa meio bilhão.
    O Juninho é muito esperto para assumir um problema tão grande.
    O Charuteiro fala muito mal do juninho por que ele saiu sem render nada ao clube, depois de meses sem salario, devia falar mal da lei pele e da tv globo que cortou as cotas de tv por 3 anos e tirou o maior patrimonio do vasco na época os jogadores.
    O proprio leo safado moura, vagner love, e muitos outros bens que sairam sem render nada ao clube por falta de pagamento.

    • A TV Globo não cortou as cotas de TV por três anos. Ela deixou de fazer adiantamentos das cotas ao clube.

      E pq a emissora fez isso? Por causa de uma certa “vingancinha” feita na final do Brasileiro de 2000.

      O pior é que, depois de fazer pirraça com o maior parceiro comercial do clube, o genial administrador não teve competência para contornar a situação.

  2. Eu não consigo ver o Juninho como presidente do VASCO , e não acho que seja isso que ele queira , vejo ele mais como diretor executivo de futebol , trabalhando nos bastidores bem próximo do futebol . Mas essa birra da atual diretoria com um dos ídolos do VASCO vem desde 2000 , e ele ainda ajudou na campanha dos (como eles dizem) “amarelos” , então é dá com pau nele e no Edmundo . Afinal política para muitos é assim , ou vc está a favor ou é inimigo .
    Duas coisas primordiais (dentre tantas) faltam nesse VASCO do “Dr?” ; um ídolo e um entendedor de futebol nos bastidores .

  3. Antes freguentavamos jogos do VASCO para torcer para ser campeão, agora vamos ao estádio para torcer desesperadamente para não ser rebaixado, o que fizeram com esse clube?…………………………..Pra piorar as coisas, o clube mostra fraqueza em média de público, o clube registra baixissima média de público,não muito diferenta da última gestão euriquista.

  4. Só complementando, JC: “… da última vez que um craque do passado se aventurou na política do clube, o grupo que atualmente comanda o Vasco ficou fora do poder por seis anos….”; E FICOU TODO O TEMPO, DESTES SEIS ANOS, BOICOTANDO A GESTÃO DE QUEM OS RETIRARA DO PODER. Como alguém, em “perfeito juízo”, ainda “consegue” acreditar no “amor desinteressado”, pelo clube, destes caras…???
    É oportuno “lembrar”, que, em 2008, nossa torcida não comemorou a chegada do Dinamite. O que COMEMORAMOS (com letras maiúsculas), ENTUSIASTICAMENTE, COM ALÍVIO INDESCRITÍVEL, FOI A SAÍDA DO Eurico Miranda.
    Não é possível que tantos tenham se “esquecido” da GRANDE MERDA que foram os anos entre 2001 E 2008. Inexperiente e MAL ACESSORADA (com “Necas” e “Coelhos”), a então nova gestão do Dinamite começou mal. Receberam o clube, em agosto de 2008, SEM UM MÍSERO NÍQUEL “em caixa” (com TODOS os RECURSOS ANTECIPÁVEIS JÁ CONSUMIDOS pela gestão que saiu) e não soube encontrar formas de “fazer dinheiro” para QUALIFICAR O PÉSSIMO ELENCO HERDADO e, assim, evitar o ANUNCIADO REBAIXAMENTO. Mas decidiu profissionalizar-se (com a chegada do Rodrigo Caetano e do Cristiano) e as coisas melhoraram o suficiente, para nos colocar NOVAMENTE como PROTAGONISTAS no cenário nacional e internacional (como o compravam o título da Copa do Brasil e o vice brasileiro, em 2011; onde só não fomos campeões brasileiros, PORQUE A OBSCURA ferj,a federação DE VÁRZEA do amiguinho “unha e carne” do novo/velho presidente, colocou o Bassol DUAS VÊZES PARA NOS ROUBAR O TÍTULO NOS DOIS JOGOS CONTRA A MULAMBADA. Já “esqueceram…???
    Em seu segundo mandato, o Dinamite”se achou o cara”, se distanciou daqueles que davam suporte à sua gestão e nos jogou NA MERDA de novo; jogando no lixo tudo de bom que tinha conseguido.
    Para mim, a gestão anterior do atual novo/VELHO presidente, foi AINDA PIOR do que a do Dinamite; que, pelo menos em 2011 e (na primeira metade de) 2012 nos DEVOLVEU O ORGULHO DE SER VASCAÍNO; coisa que a primeira gestão do novo/VELHO presidente NUNCA NOS PROPORCIONOU, pelo contrário.
    O pior, é que a atual gestão, com sua arrogância e presunção inabaláveis, não assume os graves erros do passado e, como consequência, parece que estamos “condenados” a assistir o MESMO FILME DE TERROR, que já nos assombrou anteriormente.
    Os “casaquildos” adoram (PORQUE NÃO TEM ARGUMENTOS VERDADEIROS) as cortinas de fumaça e os factóides, que ainda funcionam para confundir “mentes primitivas”, gente SEM NOÇÃO e DESMEMORIADOS.
    Uma de suas MAIORES MENTIRAS, para iludir TROUXAS, sempre foi COLOCAR A CULPA de TODOS OS SEUS MUITOS FRACASSOS na imprensa “anti-Vasco”; como se fosse de “responsabilidade” da imprensa a PÉSSIMA IMAGEM e a falta de CREDIBILIDADE, que impediram a obtenção de PATROCÍNIO E INVESTIMENTOS, que possibilitassem a formação de elencos de REAL QUALIDADE. Porque parece que ainda existe quem “não saiba”, que DIRIGENTE NÃO GANHA TÍTULO…!!! Quem ganha título é ELENCO QUALIFICADO…!!! E para ter elenco de REAL QUALIDADE, é preciso DINHEIRO…!!! Para ter DINHEIRO, é preciso ter PATROCÍNIO E INVESTIMENTO…!!! E, para isso, são absolutamente necessários BOA IMAGEM e CREDIBILIDADE…!!!
    Será mesmo “tão difícil” enxergar, porque NÃO TIVEMOS PATROCÍNIOS E INVESTIMENTOS e, como conseqüência, bons elencos e títulos expressivos (o que o “carioquinha ridículo” NÃO É), entre 2001 e 2008…??? Será mesmo “tão difícil” ENXERGAR “para onde” estamos caminhando, com a REPETIÇÃO DA POSTURA E DO “MODUS OPERANDI” desta turma que retornou ao poder no Vasco…???

  5. Como sempre seus posts são perfeitos, meu caro JC… Mas tocando no assunto, me dá calafrio perder mais um ídolo que possa se aventurar e errar como o Dinamite fez. Saudações /+/.

    • Eu discordo um pouco pq vejo no Juninho uma pessoa organizada, estudada, entendedora dos bastidores do futebol… Juninho traria bem mais seriedade a todo o processo de gestão

    • Não acredito que Juninho sendo uma pessoa responsável como é, entraria nessa sem um staff para gestão formada por pessoas capacitadas.

  6. Pingback: Sem desesperar | Blog da Fuzarca

    • É preciso, claro, saber ler para entender o que está escrito.

      Não é feito nenhum elogio ao ídolo que venceu os euriquistas duas vezes seguidas. O fato que se está comentando é que os euriquistas perderam.

      E uma dessas vezes na segunda divisão pode colocar boa parcela de responsabilidade na conta da primeira gestão Eurico.

    • Parte da torcida ignora fatos e ainda tenta tapar o sol com a peneira.
      Quem montou um time ruim deixa de ser responsável pelo rebaixamento por que saiu antes?
      Afirmar que sim é no mínimo oportunismo para livrar a cara do eurico por mais um time ruim que ele montou, ou é apenas hipocrisia por parte de seus torcedores, que o colocam acima do próprio clube e não tem discernimento e nem coragem para cobrar dele o que foi feito de errado.

    • Um ex-jogador pode se tornar um administrador. É apenas questão de experiência, a qual o próprio Juninho já disse não ter.

  7. eu não quero o Juninho de presidente… o que o Dinamite fez no Vasco no passado, manchou seu nome depois da presidência…. e não quero que aconteça isso com Juninho tbm…

    • Isso só aconteceria se o Juninho fizesse uma gestão desastrosa como a do Dinamite. E o próprio Juninho disse que não entraria nessa sem estar preparado.

    • Leandro, sua preocupação é procedente, mas só uma observação, acho que não tem comparação do nível intelectual do Juninho com o do Dinamite, este sempre foi um completo imbecil, um analfabeto funcional, um sujeito tacanho completamente despreparado. E Juninho ainda não fez estágio na política, escola do demagogo Dinamite.
      Mas também não acho uma boa ideia a princípio….
      Saudações Vascaínas.

  8. Duvido que esse ataque ao Juninho é mera teoria conspiratória. Isso é para no futuro, diminuir as chances de um ídolo poder ser presidente do clube. Até porque qualquer pessoa decente e honesta é infinitamente melhor que esse sujeito que preside novamente o clube.
    Querem tapar o sol com a peneira. A maioria da torcida já sabe disso, basta tirar o charuteiro do clube nas próximas eleições.

  9. Acho que sua leitora acertou na mosca JC. E como vc bem disse.. É tão óbvio que nós nem conseguimos enxergar, talvez por estarmos muito mais preocupados com a campanha do time nesse momento rsrsrs..

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s