Sem um rosto

vácuo2O time do Vasco atravessa uma indiscutível crise, os resultados em campo são péssimos e não se vê perspectivas de uma melhora no curto prazo. Ainda assim, o Casaca, o site oficial do euriquismo, tem como principais destaques a polêmica sobre o minuto de silêncio negado ao pai do Juninho, uma defesa ao discurso homofóbico proferido pelo Dotô numa rádio e os elogios do empresário do Marcinho à ótima gestão feita pelo atual presidente.

Quem acessa o site só pode imaginar duas coisas. Ou tudo está uma maravilha no clube ou o único assunto relevante é o próprio Eurico Miranda.

Aliás, a existência de um site não oficial do Vasco, mas que volta e meia é porta-voz das justificativas das polêmicas que envolvem seu presidente já é uma prova do quanto seus seguidores são fiéis.

Essa é a questão. Eurico Miranda não tem admiradores, tem seguidores. Não conseguir ver qualquer engano na atual gestão e, mais ainda, defender toda e qualquer ideia que surja na cabeça do presidente vascaíno não pode ser resultado de admiração simplesmente. É uma prova de fé em níveis religiosos.

Aí, pensando na situação do clube, o que temos no outro lado?

Nada.

É isso mesmo. O que temos como oposição no Vasco é um vácuo total. Uma oposição que tem grupos até atuantes, mas que não tem uma cara. Não tem alguém que motive qualquer esperança viável de mudança.

Como falei na coluna passada, a atual gestão precisa ter um mínimo de autocrítica. Mas a oposição do Vasco também precisa. Como querer combater uma personalidade forte como o Eurico se ninguém busca assumir uma posição de frente como alternativa? Aparecer em ano eleitoral e querer conquistar os sócios indecisos (e apenas eles, já que os euriquistas são fiéis e não fariam nada que seu líder não mandasse) não basta. É preciso mostrar serviço sempre, mesmo sabendo que, com o atual estatuto, a situação sempre conseguirá o que quiser dentro do clube.

É um trabalho árduo e principalmente frustrante. Mas sem alguém que encare essa missão e se torne um símbolo de resistência ao euriquismo, o poder do Dotô dentro do Vasco se estenderá por mais tempo. A oposição precisa ter uma identidade, um rosto que motive associações e que tenha a força necessária para mostrar que há outras opções além das que vêm arrasando o Vasco nos últimos 15 anos. Sem isso, Eurico e seu grupo político poderão se perpetuar no poder na base do “não tem tu, vai tu mesmo”: diante de opções duvidosas ou desconhecidas, o conservador eleitor vascaíno já mostrou que prefere o mal conhecido.

Não sei e nem tenho sugestões sobre quem haveria de ser a pessoa que poderia ser a cara da oposição. Seja ou não alguém de fora do já viciado panorama político do clube, é preciso ser alguém disposto a fazer a tal “oposição construtiva”. Terá que engolir sapos, ver suas propostas, por melhores que sejam, derrotadas e o principal, ter a humildade de apoiar o que for benéfico para o clube, mesmo que proposto pela situação. Resumindo: terá que pensar no Vasco acima de tudo.

Surgindo alguém com esse perfil, talvez as próximas eleições não sejam marcadas por um vácuo oposicionista, e sim por um candidato que já tenha conquistado seu eleitorado, não por ser um “antiEurico”, mas sim Pró-Vasco.

Anúncios

32 pensamentos sobre “Sem um rosto

  1. O Eurico que me desculpe.mas contratar o Roth é esquecer que ele deixou o Vasco na mao e ainda saiu falando mal do clube.Sem falar que ele é o proprio cavalo paraguaio.
    Eu nao tenho bola de cristal,se tivesse nao perdia uma megasena,mas ja estou vendo o futuro do Vasco sob o comando dessa anta do Roth:sofrimento.
    Outra bola fora do homem do charuto e´a contrataçao do dentuso.Esse cara é um ex jogador em atividade.
    Desse jeito vou pedir a volta do bombinha.

    • Tudo isso pq o respeito voltou.. imagina se não tivesse voltado…
      O cara desrespeita o Vasco e nós ainda contratamos ele de novo! Só no Vasco!

  2. Engraçado,quando o Dinamite era criticado na primeira gestao voce dizia que era cedo pra criticar ele.A mesma paciencia voce nao tem com o Eurico.
    Só leio voce dizendo que é o pior começo de campeonato que o Vasco ja teve.Ai eu pergunto e qual é o problema?
    No campeonato brasileiro de 2004 o Criciuma ficou as primeiras 11 partidas na primeira posiçao e tendo como artilheiro nacional,nessas 11 partidas,Marcos Denner com 13 gols.Pra surpresa de todos o Criciuma, nesse mesmo ano,acabou sendo rebaixado.
    Outra critica sua é o valor do patrocinio que voce diz ser o mesmo valor de quando o Vasco estava na segunda divisao.Eu pergunto qual é o problema?As contas nao estao sendo pagas?Os salarios nao estao em dia?
    O Dinamite tinha mais dinheiro,mas deixou uma divida pra Cedae de 10 milhoes,1 milhao pra Genrotour,3 milhoes pro Rodrigo Caetano,5 milhoes pro Diego Souza,9 milhoes pro Carlos Alberto,6 milhoes pro Felipe e a fila de cobradores continua,tem até advogado cobrando os honorarios,mas fico por aqui.
    Voce só escreve aquilo que lhe convem,e claro desde que seja algo para denegrir o Eurico.

    • Não. Engraçado mesmo é a leitura/memória seletiva das euriquetes.

      A primeira crítica que eu fiz ao Dinamite foi no dia da sua posse. Mas lembrar isso, claro, ninguém se lembra.

      Uma coisa é dar tempo para uma gestão tentar consertar os erros da anterior. Outra coisa é achar tudo bem a diretoria cometer erros que não tem nada a ver com isso. A ideia genial de esperar passar 2/3 de uma gestão para avaliá-la, desculpe, mas é coisa de fã de dirigente. Não de quem está preocupado com o clube.

      E ter o pior começo de campeonato brasileiro não tem o menor problema. Pra quem não dá importância para marcas negativas, claro. Coisa que infelizmente alguns torcedores se acostumaram depois de 2001. E aposto que vc não falou “e daí” pro pior início de campeonato estadual na gestão anterior (o que nem faz tanta diferença para os grandes).

      Mas gostei do exemplo do Criciúma. Agora faz o seguinte: pega um exemplo de time que tenha começado mal e terminou bem o campeonato. Liste quantos times estavam com 3 pontos na sétima rodada e se livraram do rebaixamento. Haverá um ou outro, certamente. Mas a maioria deles certamente não escapou. Isso não deve fazer diferença pra vc, claro. Podemos esperar 2/3 do Campeonato passar pra tentar uma reação….

      Se eu precisar explicar pra vc qual é o problema de, estando na Série A recebermos o mesmo valor de quando estávamos na Série B, realmente nem valerá o esforço de explicar. Essa questão é tão básica e tão evidente de como desvaloriza a marca Vasco da Gama que não é preciso esforço nenhum para entender.

      Dinamite deixou um monte de dívidas. Eurico, antes dele, deixou outro monte (o que não deve passar pela memória seletiva euriquiana, né? Não deve se lembrar das dezenas de rendas penhoradas que tivemos por dívidas com atletas de 10 anos antes). E daí? A cagada de um justifica a do outro? Se o Dinamite tivesse inventado as dívidas, Eurico não mereceria críticas por ter feito outras? Talvez fosse mais coerente cobrar de TODOS os presidentes que fazem isso. Isso, claro, se o mais importante pra vc é pensar no bem do clube, não das suas diretorias.

      Pra terminar, uma pergunta: vc sabe o significado da palavra DENEGRIR? Se sabe, me mostre onde foi que escrevi algo que o denigra. Eu gostaria muito de saber…

    • Assino embaixo em tudo que falou o JC. As euriquetes têm uma péssima memória.. Sobre as dívidas, hj mesmo saiu uma notícia de um jogador de volei da epoca do euvírus que ganhou a ação na Justiça e está cobrando o Vasco!

    • Cabral foi muito presente na gestão passada. Não sei se isso o faz ser contra ou a favor do Eurico.

      Já sobre ser um bom nome….depois do que ele fez no Rio, tenho dúvidas se ele vence uma eleição pra síndico.

  3. Enquanto esses itens abaixo não acontecerem, nada vai mudar:
    1) Oposição forte com nomes capazes de administrar e resolver os problemas do clube.
    2) Adesão em massa dos torcedores ao plano de sócios com direito a voto.
    3) Eleições limpas, fiscalizadas pelo Ministério Público.

  4. JC, você e os demais participantes do Vasco Expresso poderiam considerar a hipótese de organizar, desde já, uma campanha associação em massa ao clube, tendo em vista as próximas eleições. Uma campanha informal, através de um site na internet, que tentasse conscientizar a torcida Vascaína da necessidade de se unir politicamente em prol do clube, que inclui (tentar) tirar do poder (ou ao menos enfraquecer politicamente) a seita euriquista. Esta poderia ser uma contribuição decisiva para um movimento histórico de resgate do clube.

  5. Pessoal, não sou fã do Eurico mas ele venceu as eleições no clube e só tem 6 meses de gestão. então vamos aguardar mais um pouco, talvez 1 ano ou 2 p analisarmos com mais calma ao invés de tirar conclusões só por resultados no campeonato brasileiro, onde o clube sem grana não tem como contratar grandes jogadores.
    não via essa má vontade com a gestão anterior, apesar das inúmeras cagadas ao longo do 6 anos de Banana no clube.
    Quanto ao Julio Brant, esse ninguém sabe, ninguém viu, e com isso confirma as palavras do Eurico de que esse não passava de um forasteiro no clube, que inclusive não sabia nem onde era o restaurante do mesmo.
    Infelizmente o clube não tem (ainda) um nome para concorrer com Eurico, enquanto isso é torcer p ele ao menos fazer uma boa gestão e melhorar o clube que nesses 6 anos estava abandonado.

    • Para não ver má vontade com a gestão anterior, só se nunca entrou em nenhum site sobre o Vasco nos últimos 4, 5 anos.

      Talvez 1 ano ou 2 para analisar uma gestão. Ou seja, pode-se fazer as besteiras que for, que a nossa paciência com a diretoria deve durar até 66% do seu mandato. Haja paciência mesmo…

      Ninguém – que procure se informar – sabe, ninguém – que só veja determinados sites – viu o que anda fazendo a oposição. Além do mais, tentar manter uma polarização Eurico-Brant como se o segundo fosse o único nome da oposição. Ou mesmo se ele vai se candidatar.

      Ainda bem que vc não é fã do Eurico, né?

      • tem que concordar com vc pelo visto né?

        as pessoas que tem uma visão diferente da galera do ódio que escreve aqui não pode ter opinião !!!!!!

        Eurico tem erros e acertos como todos os outros, mas ao menos não erra por omissão.

        A dívida do clube que era de 200 milhões passou p 600 e agora o Eurico tem que ser mágico p agradar uma parcela de torcedores q só sabem reclamar de tudo……fazer oq???

        A primeira gestão do Eurico deixou a desejar, mas torço p ele fazer uma boa gestão agora, e até o momento com todos os problemas, esta indo razoavelmente bem.

      • Não tem que concordar, não.

        Se pra vc um dirigente precisa de 2/3 de um mandato pra começar a ser avaliado, ok.
        Se vc acredita nos 200 milhões de dívida em 2008 – a consultoria feita à época apurou quase o dobro – ok.
        Se pra vc, Dinamite não poderia falar em herança maldita, mas a atual pode falar em “todos os problemas”como desculpa, ok.
        Agora, eu só não entendo falar que não é fã do Eurico quando tudo o que vc faz é defendê-lo, pedir uma paciência para se analisar seu mandato que vai contra qualquer norma do bom senso e reproduzir o discurso dos seus seguidores.

        Pra terminar, se fosse pra “ter que concordar comigo” ou “não poder ter opinião”, seria muito mais fácil deletar os comentários com os quais eu não concordasse. Não acha isso mais lógico e fácil?

  6. Perfeita coluna, JC. Ninguém surge com a força necessária e com propostas realmente convincentes que direcionem o Vasco para novos tempos.

  7. O Julio Brant deve se manter afastado da POLITICAGEM MESQUINHA, que nos colocou na situação em que nos encontramos, HÁ MUITO TEMPO.
    Seu discurso de campanha, era exatamente CONTRA esta politicagem e PRÓ-Vasco. A quantidade de votos que conseguiu, mesmo entrando TÃO TARDE no processo político, era exatamente a CONCORDÂNCIA dos sócios com a necessidade URGENTE de sairmos da mesquinharia política e colocarmos um GESTOR MODERNO E COMPETENTE, para tirar o clube DA MERDA EM QUE O ENFIARAM, à partir de 2001.
    O PERFIL DELE é de um ADMINISTRADOR COMPETENTE, internacionalmente reconhecido e não de um “politiqueiro”. Ainda acho que ele é NOSSA MELHOR OPÇÃO, porque o clube precisa URGENTEMENTE de um GESTOR COMPETENTE, e não dos politiqueiros retrógrados que se apoderaram da instituição. Colocar o Julio Brant “na nojenta briga política”, é tudo que a velharia da situação gostaria; para “fabricar argumentos” para detonar o que ele tem de melhor: o perfil apolítico e a ALTA CAPACIDADE gestora.
    O grupo político que o apoiou – Cruzada Vascaína – é quem deveria encontrar (dentro do apoio recebido antes da eleição) um conselheiro de peso, que tivesse maior penetração na “velharia”; para minar o curral político da “dinastia Miranda”.
    Se “aparecer” algum MACHO para peitar de verdade aquele que se considera “dono do clube”, poderemos ter alguma chance futura de RECONSTRUÇÃO. Porque, ao que parece, a velharia que habita o lado de dentro dos muros de São Januário, deve estar “com o rabo preso”; do contrário, ouviríamos “alguém berrando” contra a volta da TOTAL FALTA DE TRANSPARÊNCIA (Porque contrataram TANTAS BARANGAS QUE NEM OUVIMOS MAIS FALAR…???) e a mesmice que nos jogou NA MERDA desde 2001. Se não estivessem “COMPROMETIDOS”, já estariam berrando: “DE NOVO, NÃO…!!!”.
    Muitos VERDADEIROS vascaínos estão cada vez mais preocupados, COM RAZÃO, com o risco de nos transformarmos em um novo “América”. E outros, com mais razão ainda, estão APAVORADOS com a possibilidade destes caras nos transformarem em um novo “Olaria”.
    Que Deus nos ajude.

  8. Ratifico seu texto, caso você me responda apenas uma pergunta: onde estão hoje os candidatos à presidência derrotados pelo doutor Eurico no ano passado? O que fazem Júlio Brant? Nelson Rocha? Roberto Monteiro? Me diga o que essa turma tem feito pelo Vasco (mesmo como oposição), desde que foram todos arrasados nas urnas pelo nosso presidente?… Pois é. Aí está o tal vácuo de que você falava. São uns aventureiros e oportunistas que sumiram ou acabaram abafados pelo sucesso dos primeiros 6 meses da nova gestão Eurico. Entenda: o Vasco não tem oposição. O doutor Eurico tem um apoio esmagador dos quadros do clube, e vem respaldado pelos excelentes trabalhos prestados à nossa instituição por mais de 30 anos. É difícil (eu diria impossível) combater isso. Principalmente quando os salários estão em dia, as dívidas equacionadas, o patrimônio do clube recuperado, os patrocínios garantidos e o título estadual almejado há muito tempo. Muita coisa foi feita. E esse mal momento irá passar, claro que irá. Quem confia no doutor Eurico nem está preocupado. Muita coisa boa vem por aí…

    • Tá bom, euriquete. Eu sei que pra vc ter o pior começo de Brasileiro na história, aceitar valores de Série B no patrocínio master, fazer vaquinha pra reforma quadra é sinônimo de excelente trabalho (assim como a gestão entre 2001 e 2008 também foram). Todos sabemos que seus critérios de exigência são os mais rasteiros possíveis.

  9. Pois é JC, até nisso as perspectivas para nós vascaínos não são nada promissoras. Chegou a ser ventilado durante a eleição do Fernando Horta assumir a rédeas do Vasco. Contudo o mesmo é aliado político do Eurico e se fosse competente, já era para esta agindo em favor ao Vasco. Quanto ao Edmundo, admiro muito o futebol dele, mas será que ele não iria fracassar administrativamente? O Vasco é importante demais para tentativa na mão de amadores, que foi justamente que fez que Dinaminte fosse o pior presidente de todos os tempo. Apesar de odiar o Eurico, temos que admitir que ele estava certo quando disse que não era do dia pra noite que o sujeito poderia se tornar presidente do Vasco. Sinceramente, acho que nossa única esperança é que seja realmente montada uma oposição de um grupo de pessoas que possuam grandes administradores, provavelmente empresários vascaínos de sucesso, aliados a grande ídolos de nossa torcida, ai sim o Edmundo ou o próprio Juninho. E neste caso, como voce mesmo falou já tem que ir dando a cara a tapa para fazer a oposição. Acho que somente assim podemos livrar o Vasco de ser eternamente uma capitania hereditária de Eurico. Não é a toa que seu filho já esta na direção tomando decisões importantes no futebol.
    Por isso peço para os dois lados (pro e contra Eurico) pensem nisso. Temos um Clube com uma tradição incrível que é o Vasco, com um incrível potencial de mercado que se cair nas mãos certas, vamos ser novamente cataputados para Elite nacional. Um bom exemplo foi o que aconteceu com o Palmeiras, que estava no ostracismo e ressurgiu graças a uma grande sacada administrativa, que resultou numa Arena Fabulosa e um presidente com grande capacidade de investimento e de seduzir os palmerenses, num excelente plano de sócio torcedor.
    Pra terminar isso, eu que nasci em 1977, estou me sentindo como os botafoguenses que eu zoava na década de 90, que desde a década de 60 foram reduzidos a quase nada. Infelizmente estamos indo para o mesmo caminho…
    Só pra constar, sábado estarei na Arena Pernambuco, para conferir no time vexatório pessoalmente.

    • Ulisses: o motivo alegado pelo Horta para não concorrer à presidência seria a falta de tempo para cuidar como deve dos seus próprios negócios e do Vasco de forma efetiva. Pensar que ele seria figura participante como VP depois de falar isso foi muita inocência. Quem votou no Eurico por causa da participação dele na atual gestão se enganou porque quis.

      Sobre “se tornar presidente do Vasco do dia pra noite” isso é papo de candidato. É óbvio que sendo o mais experiente na política vascaína, Eurico usaria esse argumento e muitos caíram nessa também. Um clube precisa de um administrador competente, acima de tudo. O estatuto, como é hoje, facilita a vida de qualquer gestão. Tanto que mesmo na sua primeira e fraca gestão, Eurico passou sem grandes problemas para fazer o que queria, já que tinha a maioria do conselho.

      A “experiência” do Eurico não ajudou nada na sua primeira oportunidade e não parece estar fazendo a diferença agora. O pouco que houve de positivo antes e que há agora seria feito por qualquer presidente que tivesse um mínimo de competência administrativa. E isso não tem nada a ver com os anos que se digladia na política interna do clube.

  10. Se o Júlio tem atuado como oposição já não sei… Só seu que eles( oposição) não fazem divulgação de nada que fazem como tal, não tem uma nota que saia em nenhum veículo de mídia para podermos saber realmente o que fazem… Nem o Edmundo usa sua influência junto a band para falar sobre isso mais profundamente… Nem o Roberto monteiro solta nota nenhuma… Realmente fica difícil fazer oposição desse jeito…abração JC

    • A Cruzada Vascaína tem seu site, que é atualizado sempre. O Brant tem seu perfil no Facebook. O Netvasco eventualmente repercute conteúdo de ambas as páginas, mas é fato: o que fazem poderia ser mais amplamente divulgado.

      A Band não contratou o Edmundo para falar da política vascaína, então fica complicado falar do assunto gratuitamente. É preciso que isso seja uma pauta para ele, como comentarista, falar.

  11. Perfeito, JC!
    Seria a hora do Edmundo e do tal Júlio Brant mostrarem que realmente pensam no Vasco e não apenas em eleição. Uma pergunta: com o resultado da eleição, qual seria o papel do Júlio Brant, haja vista a quantidade de votos que conseguiu??

    SV

      • Qual seria o perfil ideal na sua opinião JC?
        Teria também que ver se o Julio Brant tem mesmo interesse nesse papel de oposição e surgir como candidato nas próximas eleições.

      • é que eu achei que vc foi superficial qnd descreveu isso. E tb estava me referindo mais a personalidade da pessoa.

  12. Essa é uma das maiores preocupações! Não tem ninguém p bater de frente com o euvírus.. criticar e estar lá no dia a dia do Vasco. Qnd tem a oportunidade, a oposição simplesmente não aparece, como foi no caso da dívida do euvírus..
    Minha pergunta é: por onde anda Júlio Brant???

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s