A nossa camisa

FullSizeRenderEu acho esse campeonato carioca uma merda. Considero a FERJ um atraso para o futebol. E eu odeio o Eurico. Mais que isso. Tenho vergonha dele e me sinto constrangido em pensar que tal figura tenha o direito regimental, assegurado pelos sócios, de representar o Vasco da Gama. Tudo isso eu sinto e não deixarei de sentir, nem após o jogo de hoje, nem após domingo que vem.

Porém, o que eu também nunca deixei de sentir é um sentimento instintivo, quase irracional, quando eu vejo a nossa Cruz, o nosso escudo, a nossa camisa. Em qualquer lugar. No gramado. Na quadra. No ginásio. Na Lagoa. Na rua. Numa kombi.

É um sentimento que relega a coerência, a coesão, a lógica, o nexo ao segundo plano. Que remete à uma momentânea amnésia figuras nefastas como o nosso presidente, o ex-presidente, seus asseclas e sectários. E as substitui por vultos como Ademir, Barbosa, Bellini, Mazaropi, Winck, Sorato, Bismarck, Giovani, Luisinho, Mauro Galvão, Pedrinho, Felipe, Juninho, Edmundo. Uma sensação que me leva a torcer instantaneamente por aquele que enverga o nosso pendão. Seja na camisa, no short, na sunga, na alma.

Nesse instante, diante da caravela imponente, da cruz de malta augusta, da faustosa faixa diagonal, eu me curvo e, mais que um torcedor, converto-me em um servo a oferecer meu grito, minha crença, meu pensamento a favor do Vasco. Eu canto, eu vibro, eu pulo. Por fora ou por dentro. E, sobretudo, torço. Para que saia um gol. Para que venha a cesta, o ponto, a braçada, a medalha. Ou até mesmo o simples ligar do motor de uma kombi.

Esse é o sentimento que me leva hoje ao Maracanã. Ao chegar no estádio, automaticamente, há de apagar-se as lembranças de federação, adversários, tribunais, árbitros e que tais. E haverá apenas aqueles a carregar a camisa que representa muito além deles mesmos.

Que eles, como eu, olvidem-se do restante. E se concentrem em pôr o Vasco da Gama no único lugar que lhe cabe: a glória.

Vamos, Vasco!

2 pensamentos sobre “A nossa camisa

  1. Eu tive que engolir o sorridente, agora vc engole o “charuto”.

    Quem ontem chorava, agora ri.

    Keep moving. Siga em frente.

    Vamos ganhar o carioca de merda….

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

