Já diz o ditado…

lucasA luta pela moralidade no futebol carioca está na moda! É uma luta justíssima, pena que só entre em pauta quando alguns times se sintam prejudicados, como bem assinalou o Freud Irônico em sua última coluna aqui no Vasco Expresso. Ontem tivemos um belo exemplo com o discurso do Fred, um rapaz que costuma se tornar um boquirroto sempre que algo o desagrada.

Seu desabafo após a injusta expulsão no clássico entre Fluzim e a mulambada foi uma reação natural para alguém de cabeça quente. Mas sua declaração na saída da Arena, quando já deveria estar mais calmo, foi de uma infelicidade fora do normal. Reclamar dos erros de arbitragem de jogos dos quais ele fez parte é aceitável. Falar de um jogo alheio, do qual não fez parte ou sequer assistiu é apenas leviandade, como eu disse, coisa de gente boquirrota.

Frederico se achou no direito de colocar sob suspeita os pênaltis a favor do Vasco – dois deles claríssimos e um muito mais claro que o sofrido pelo próprio atacante tricolete na Copa do Mundo, contra a Croácia – no jogo contra o Friburguense, mas convenientemente não citou o gol irregular do Frizão, que marcou seu quarto gol em um lance com impedimento flagrante. O camisa 9 do laranjal achou por bem não citar que o jogo poderia terminar empatado caso esse gol não fosse validado.

(Parêntese: vale lembrar que com os resultados de ontem, a probabilidade de haver um novo Fla x Flu nas semifinais é enorme. E obviamente não agrada a ninguém da imprensa ou aos times envolvidos ver a final desejada por todos ser antecipada. Fecha parênteses)

É curioso ver o clamor pelo fim do carioca, com o apoio incondicional de toda a imprensa, após uma expulsão na primeira fase da competição e não ter visto nada semelhante no Estadual do ano passado, quando o Vasco – e é bom lembrar, sem qualquer apoio da FERJ à época, muito pelo contrário – foi descaradamente garfado não apenas na primeira fase, como também na final do campeonato. Mas agora, como quem sofreu com as arbitrariedades da Federação foram o técnico de um dos queridinhos da mídia e o atacante do outro, tudo o que acontece é um absurdo.

E para coroar a desfaçatez dos protestos nesse Estadual, ainda se acham no direito de citar o Vasco, numa clara insinuação de que os favorecidos somos nós. Mas é fácil bater no Vasco hoje, já que é consenso geral de que o eleito “maior vilão do futebol carioca” pela mídia é presidente do Clube. A proximidade do Eurico com o Rubinho é um prato cheio para a imprensa esportiva do Rio: já seriamos alvo de suspeitas mesmo que a amizade entre ambos não existisse. E ela existindo, têm-se a desculpa ideal para detonar o Vasco como bem entenderem. Mesmo que nós soframos tanto quanto todos com as arbitragens.

Mas é aquilo: é FATO que o futebol carioca precisa de mudanças urgentes e que elas nunca acontecerão enquanto a FERJ continuar com o nível de comando que tem há décadas. E quem se junta com o errado, está sujeito às mesmas críticas. Se há uma proximidade entre o Vasco e a Federação e nossa diretoria apóia e referenda todas as suas atitudes, somos parte do problema.

É como diz o ditado: “diga-me com quem andas…

Anúncios

13 pensamentos sobre “Já diz o ditado…

  1. o que eu acho realmente estranho é que no ano passado, quando o Vasco foi assaltado na final do Carioca, a imprensa não fez metade do alarde que faz agora. Pq será?…

  2. JC, uma pergunta nada a ver com o post. Tenho notado já a algum tempo que geralmente somente vc e o Freud Irônico tem postado aqui no Vasco Expresso. Vc sabe oq aconteceu com os outros colunistas?? Abs

    • Ignoro. Mas vc pode perguntar diretamente ao Helder (@hfloret), Bruno (@b_cavalieri), João (@joao_almirante), Danilo (@DanPercilio) e Marcelo (@mmpinho) pelo Twitter. Mas é pra cobrar mesmo os caras! Só eu e o Freud trabalhando, pô! 😉

  3. Eu pra mim Eurico e Rubinho ai , são iguais .
    E esses presidente de Fla e flu estão dando Piti agora , mas guando lhes conven , ficam caladinhos . Brigam com a ferj mas nenhum dos dois vão as reuniões .
    Mandam subordinados, ai assinam as coisas lá e depois reclamam.
    E põem a culpa no Vasco ,esses flores quando precisaram jogar em São Januário. Ficavam quietinhos e os urubus falam do presidente da ferj, mas pergunta pra eles quem foi o chefe da delegação deles quando foram fazer amistosos lá pelo oriente médio. O senhor Rubens Lopes .
    Agora o Fred vir falar do Vasco que nem viu o jogo pisou na bola , até acho que não merecia ter sido expulso , poque ele sofreu falta .
    O Anderson pico chutou o pé dele igual fez com Dagoberto que quase que quebrou o pé esse pico faz isso sempre pra tirar o cara que está melhor no time um dia ainda vai achar quem dar nele tb.

  4. acho muito engraçado os mulambos reclamarem de arbitragem e os tricoletes pedirem pra acabar campeonatos. Quando são eles os beneficiados eles gostam e aplaudem, quando tem quem bata de frente com eles eles choram e esperneiam, e o fluzinho por que não ganham no campo só pensam em tapetão?

  5. É JC… Manda ele reclamar intaum do benefício do fluzin de não ter jogado a série B ano passado…o Vasco tb foi prejudicado contra o barra mansa ….e vem esse bosta falar do jogo do Vasco sem nem ter visto…manda ele se preocupar com a dieta do Walter e esquecer o Vasco …abração JC

  6. Sinceramente não vejo a hora desse campeonato maldito acabar. Só está servindo pra destruírem a imagem do clube, a Flapress está feliz com o que vem acontecendo e isso me deixa mais estressado do que ver a atuação ridícula do time ontem. O grande problema disso tudo se chama conveniência.

    Esse ano, Fluminense bate de frente com a FFERJ e se diz lesado. Aí bota a boca no trombone pra reclamar e inclui o Vasco na história. A mídia embarca feliz da vida. Engraçado que esse mesmo Fluminense ficou quietinho quando armou junto com essa mesma FFERJ em 2009 pra prejudicar o Vasco no caso Jefferson. E a mulambada? Todos falam que o Vasco se preocupa mais com a mulambada do que com si próprio, mas não percebem que o esporte preferido dos mulambos é desvalorizar o Vasco na mídia, jogando sempre a opinião pública contra nós, se colocando sempre de “mocinho” e o Vasco como o grande vilão do futebol. Ganha apoio de pessoas que se dizem profissionais do jornalismo esportivo, como Renato Maurício Prado e Andre Rizek, entre outros. Esse ano não foi diferente, já começou o campeonato insinuando que ia ser prejudicado, que estava tudo armado, etc. Mais uma vez a conveniência. Por que não reclamou ano passado quando a arbitragem prejudicou o Vasco duas vezes em jogos contra eles??? Já vi até campanha #juntoscomLuxa, é demais pra mim isso!

    Enquanto não houver união e profissionalismo dos clubes ou atitudes que realmente mostram que estão insatisfeitos com a atual gestão do futebol, nada vai mudar. Por que o campeão esse ano simplesmente ao apito final do juiz não sai de campo sem comemorar, ignora a taça e vai embora? Se Flamengo ou Fluminense forem campeões vão comemorar como se nada tivesse acontecido, a mídia vai vibrar e a torcida vai zoar os rivais. É que nem você reclamar de corrupção e passar dia seguinte no camelô pra comprar DVD pirata….

  7. Realmente, ano passado o Fred não veio a publico pedir pelo fim do Carioca e nem a imprensa, que so citou os erros pro urubu ano passado pq não tinha como esconder, de tão feios que foram.
    Ja os erros esse ano a favor deles, passam batido. Eu sou totalmente a favor do fim desse campeonato que a anos não serve pra nada, a não ser pra flamenguista se achar o rei do mundo ao ganhar roubado. Mas que fred e companhia so falam quando lhes convêm, isso é fato! Quero ver ele falar em moralidade do futebol e vir a publico falar que o flu deveria ter jogado a série B do ano passado! Ai eu vou aplaudir ele.
    SV

  8. Diga-me com quem andas. O Vasco não é parte do problema. Agora nāo há parceria com o Flamengo, o aliado dele é o Fluminense. Parceria Caracu, o Flamengo entra com a cara e o Flu….
    Parece que o Flu deseja seguir os passos da diretoria do sorridente e do ex-ídolo.
    Bem feito, quem anda com o Flamengo dá nisso.

  9. E como tinha falado para um amigo, essa volta do Eurico iria transformar o Vasco no inimigo publico. Que todos iriam bater sempre que surgisse oportunidade. A respeito do Fred, quando não lhe agradam faz birrinha e fala suas frases que toda a imprensa vai endeusar. Deveria ter falado do Flamengo nos anos passados mas não era conveniente para ele.

    • Somos e seremos sempre perseguidos. Ainda mais com a volta do homem do charuto.
      Quando nos tiraram duas vitórias contra a mulambada, inclusive o campeonato, no ano passado, e o catador de bolas deles disse que “roubado é mais gostoso”, a imprensa comentou superficialmente e só! Mesmo com uma representação do Vasco contra a atitude à Federação não houve clamor, sequer, semelhante a este.
      O futebol está cada vez mais nojento!
      SV!!!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s