Desfocados

gilDa primeira até a nona rodada do Estadual (entre as quais tivemos um clássico), o Vasco sofreu apenas dois gols. Nas quatro rodadas seguintes, com dois clássicos no meio, nossa defesa foi vazada cinco vezes. Para os que gostam de números, isso significa que 71,4% dos gols que sofremos aconteceu entre a 10ª e a 13ª rodadas. Isso também significa que o desempenho da nossa defesa despencou vertiginosamente na reta final da Taça Guanabara.

Esses gols foram responsáveis por outra queda, a da nossa posição na tabela: éramos líderes e agora estamos na quarta colocação. E se pudéssemos eliminar alguns desses gols da nossa conta, não apenas continuaríamos na liderança, como já seríamos virtuais campeões do turno.

A contusão do Luan – que não esteve em campo nas últimas três partidas – pode ser uma das razões para essa queda de desempenho, mas não a explica completamente. Até porque, alguns dos gols que sofremos não aconteceram por falhas na zaga, mas por pura e simples desatenção de alguns jogadores.

Os erros mais marcantes acabaram acontecendo nos clássicos. Os três gols sofridos contra a mulambada e o canil poderiam ser evitados se todos estivessem mais ligados. Mas a queda de rendimento da defesa vascaína não ficam evidenciados apenas quando sofremos gols. De um modo geral, temos oferecido mais espaços para nossos adversários, sejam nossos maiores rivais, sejam os clubes menores do Estadual.

Por isso é preocupante ver uma declaração como a feita pelo Rodrigo após o empate com o Foguim. Irritado com o resultado, o zagueiro não mediu as palavras e acusou o grupo de não estar treinando com a seriedade necessária e que, antes de começar “um pouco de brincadeira” não sofríamos os gols que agora sofremos.

Temos um elenco limitado e, sejamos realistas, sem dedicação e atenção total nos jogos, não temos como superar a falta de qualidade do time como um todo. Se a declaração do Rodrigo não foi apenas o desabafo de alguém com a cabeça quente e sim uma análise do que realmente está acontecendo, é hora do Doriva dar um puxão de orelha no grupo. Se o time se deixou levar pela empolgação quando liderávamos a competição, já passou da hora de baixarmos a bola e recuperarmos o foco. Os vacilos que estamos dando agora ainda podem ser compensados. Mas na hora dos jogos decisivos, qualquer desatenção será fatal.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Desfocados

  1. Suspensão do R. Silva? Que desfalques? Quais seria as outras substituições possíveis? Apesar de não concordas com todas as ações do Doriva, mas ele tá fazendo milagres com esse monte de figuras humanas que se dizem jogadores!

  2. Meu amigo, estava no Maraca e fiquei muito preocupado. Primeiro com a escalação do Yago, mas tinha esquecido da suspensão do Rafael Silva. Depois o Cley avançou demais e perdemos o meio campo pra cachorrada. Mesmo com mais posse de bola nossa eles tinham mais volume de jogo. Ai veio o gol. E logo depois quase outro… No segundo tempo demos azar de tomar aquele gol do foguinho. Tudo começou numa cochilada do Julio dos Santos, como vc falou. Ele já tinha dado uma idêntica no primeiro tempo. Dai em diante ficou a impressão de tomar a virada a qualquer momento. O Doriva sem ação. E quando mexe faz merda: Thalles no lugar do Cley? O problema era a bola chegar e não quem chutar pro gol. Mesmo que botasse o “menino” Lucas (31 anos, né?) no lugar do Cley seria mais efetivo que o Thalles, que deve estar pesando mais de 100kg… Ai, meu amigo… A bola não chegava de vez e só sufoco. Ainda perdemos uma ou outra chance, mas estou contigo: podíamos ter ganho o fraquíssimo time do foguinho com mais atenção e seriedade. Os desfalques pesaram sim, mas dava pra ter ganho. Ai essa TG seria nossa e nossas chances de título seriam maiores. Quem quer ser campeão tem que jogar pra ganhar. Ano passado mesmo com a desvantagem contra os tricoflores e os urubulinos seríamos campeões se não fosse o apito. Mas vamos ver o que vai dar. O time tem que mostrar mais, com certeza. Grande abraço

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s