Sobre preocupações futuras

FUTUROMuita gente tem criticado o atual time do Vasco, dizendo que a liderança no Estadual não serve de parâmetro e que no Brasileiro, esse time corre sérios riscos de rebaixamento. Olhando meramente para a lista de jogadores que temos, entende-se perfeitamente quem tem esse tipo de preocupação. Mas até que ponto ela será justificada é o ponto.

Que o Carioca não serve de parâmetro, todos concordam. A competição, cheia de times fracos e com os grandes rivais em começo de temporada (e, portanto, longe da preparação ideal), realmente não apresenta um nível de exigência que deixe qualquer torcedor tranquilo para as competições mais disputadas do ano. Mas o que pouca gente leva em consideração é que a falta de parâmetro do nosso campeonato caseiro serve pros dois lados, com desvantagens, mas também com algumas vantagens.

Explico: assim como ser líder do Carioca não implica necessariamente que tenhamos um time competitivo para o Brasileiro, o fato do Brasileiro ter adversários mais qualificados também serve para facilitar a vida do nosso time em certos pontos. O mais claro deles: não teremos pela frente a grande quantidade de retrancas que têm nos causado tantos problemas hoje.

Jogar de igual para igual favorece o nosso time, basta ver as partidas que tivemos com os grandes esse ano (na vitória contra o Fluzim e mesmo nas derrotas no torneio amistoso em Manaus, quando fizemos jogos parelhos e perdidos nos detalhes para mulambos e bambis). Claro que teremos problemas maiores com os ataques adversários, muito melhores que os que encontramos no Estadual. Mas Doriva, notadamente mais experiente em armar sistemas defensivos consistentes, já adiantou parte do trabalho que terá para resolver essa questão ao longo do Carioca. E ser o time menos vazado da competição já é uma evidência disso.

Outro ponto que muitos não consideram quando se preocupam antecipadamente com o Brasileirão é que time ainda tem o que evoluir até o começo desta competição. Doriva segue buscando a formação ideal para equipe no Carioca, tanto tática como tecnicamente. Nosso treinador iniciou o Carioca com Bernardo e Marcinho no meio, hoje tem Jhon Cley e Julio dos Santos e Dagoberto, a maior contratação do primeiro semestre, estreou apenas ontem e ainda precisa de tempo para encontrar o melhor entrosamento e condicionamento físico. Avaliar o time pelo que apresenta agora é ignorar que os jogos decisivos da Estadual exigirão um nível melhor de preparação por parte do Vasco.

É óbvio que ver algumas atuações do nosso time nos deixa a todos receosos pelo que há de acontecer no Brasileiro. Mas falar em rebaixamento me parece exagero para o momento. Até porque esse time não será o time do segundo semestre. Mesmo com todas as dificuldades, a diretoria terá que dar um jeito para reforçar o elenco em determinadas posições, em alguns casos inclusive, com reservas. Apresente-se como se apresentar nesse Estadual, exatamente pela competição não servir como medida para muita coisa, não temos como prever como será o Brasileirão do Vasco. Isso é uma preocupação que só adianta termos no futuro.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Sobre preocupações futuras

  1. Rapaz não sou de elogiar a diretoria do Eurico, boa parte dos problemas financeiros do Vasco se devem a erros na sua diretoria em momentos passados, mas tendo em vista a situação financeira do Vasco o time montado está superando as expectativas e pode até surpreender. Vejo muita gente criticando mas será se a torcida do Gigante está fazendo a sua parte? É inadmissível que o botafogo tenha conseguido três vezes mais sociotorcedores que o Vascão. Vamos fazer a nossa parte torcida vascaína. Não sou do RJ, sou do Piauí, mas tenho tentado fazer a minha parte pra ajudar a minha maior paixão que é o Gigante da Colina.

    • O Vasco nem tem programa de sócio-torcedor.. falaram que iam criar um novo programa mas até agora nada.. e duvido que vá melhorar pq não é do interesse deles ter sócios. Por isso não é de se espantar que o botafogo consiga mais sócios.

  2. Não concordo JC, a falta de planejamento no Vasco é visível, contratar uma enormidade de jogadores que não estão nem sendo aproveitados evidencia sim que devemos nos preocupar com o Brasileiro. Nos anos anteriores (isso pode colocar um período de 14 anos) era o mesmo lenga-lenga: Esse não será o time pro Brasileiro! Mas aí está justamente o problema. Primeiro: Se não é o time para o Brasileiro, isto indica que chegarão novos jogadores? Que levará tempo para entrosar, dar ritmo e competitividade à equipe? Outras equipes já estão formadas há muito tempo, ou seja sairemos muito atras deles. A menos que chegue jogadores de alta qualidade, o que considero no atual momento impossível. Lembrando que já temos o armador, O Emanuel, que com todo respeito é mais uma contratação inexplicável.
    Como você bem falou não dá para ter como parâmetro o Carioca, muito menos uma goleada contra um adversário que deixava o Vasco jogar cedendo espaços e “convidando” o Vasco à sua grande área. Acredito que não precisamos apenas de reforços, mas de planejamento, o que não temos há décadas, pois supondo que esse time adquira uma competitividade, a maioria dos jogadores têm contratos curtos, o que indica uma remontagem novamente ano que vem.

  3. Nessa devo elogiar o trabalho da diretoria. Mesmo com contratações a “baciada”, algumas delas muito mau explicadas, podemos perceber que o estadual se tornou um grande laboratório para apostas como Sérginho e Cristiano e revelações como Jhon Clay e Luan. Mesmo que esse time mude bastante até o fim do ano, creio que a mudança seria para melhor (assim espero), o que, ao analisar principalmente a consistência defensiva do time, nos dá margem para que consigamos, se não um título ou uma vaga na libertadores, um campeonato brasileiro digno das tradições do clube e, quem sabe, uma base forte para o próximo ano.

    Acredito em um trabalho de médio e longo prazo para a recuperação do Vasco a nível nacional. Qualquer coisa diferente disso cai nos mesmo erros do passado (do Dinamite e o próprio Eurico, diga-se de passagem).

    Acredito que a bolha do futebol brasileiro vai estourar logo logo. Times como Corinthians e Internacional não vão conseguir arcar com salários astronômicos por muito tempo. Quando isso acontecer, aqueles que fizerem a melhor garimpagem no cenário nacional deve se sobressair. E é nisso que espero que o Vasco se sobressaia. Mas é claro, tudo não passa de hipóteses… No fim, apenas torcemos para que dê certo!!!

    • Pô Gleidson… dos reforços aproveitados, Serginho e Christianno estão entre os mais fracos. Jhon Clay era no máximo a quinta opção para a posição. Precisou que Marcinho, Bernardo, Montoya e até Yago se saíssem mal para que o garoto tivesse uma chance. E não dá pra falar que o Estadual é laboratório para o Luan, que foi titular o ano passado inteiro. Se for por esses exemplos, não vejo motivo pra elogiar a diretoria, não.

    • Gleidson, acredito que das contratações, só uns 5 se sobressaem do baixo nível técnico que foram os parâmetros das contratações.
      Cristiano é medíocre, Serginho não fica por trás. Acredito que na base tenha atletas melhores do que 14 dos contratados.
      Também não sou partidário do eurico, mas pelo menos ele acertou nas duas contratações para o ataque Gilberto e Dagolberto, pois Thalles não ia bem, e agora terá que lutar por uma vaga com jogadores mais experientes. Julio dos Santos ainda não mostrou para que veio, espero mais dele, assim como espero mais do Madson.

  4. Concordo, JC. Vamos precisar, por baixo, de um meia e um lateral esquerdo. Primeira necessidade. De resto só se for pra, após suprir essas prioridades, trazer alguém diferencial dentro de sua posição. No mais é trazer alguns reservas de nível médio para engrossar o elenco. Grande abraço.

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s