Arquiteto da bagunça

amVencer as eleições no Vasco não garante a uma nova diretoria o apoio de toda a torcida. Por conta do processo eleitoral do clube e de termos torcedores espalhados por todo Brasil, a maioria absoluta dos vascaínos fica sem poder escolher seu candidato preferido. Com isso, é natural que nem sempre a vontade dos sócios seja a mesma dos vascaínos de um modo geral.

Esse é o caso que vemos atualmente. Apesar da chapa do Eurico Miranda ter tido a preferência de grande parte dos sócios eleitores, a escolha não foi o desejo da maioria dos torcedores. E o Dotô não é bobo: sabe que nesse momento, o apoio dos vascaínos é importante. Por isso um dos seus primeiros atos na presidência foi aproveitar a influência que tem na Federação e conseguir, com o apoio do presidente Rubens Lopes, que nossa torcida volte a se posicionar no lugar de sempre na Arena Maracanã nos jogos contra o Fluzim.

Para os mais atentos, ficou claro que o presidente apenas jogou pra torcida: o que foi vendido como uma “retomada do nosso lado no estádio” na verdade é uma quebrada de galho do presidente da FERJ para o amigo Eurico em uma ou duas partidas e apenas durante o Carioca. O impacto das manchetes é muito maior que o fato em si.

Eurico continuou exibindo sua influência nos bastidores da Federação ao conseguir que sua proposta para os preços dos ingressos no Estadual fosse aprovada. Ao conseguir que os preços promocionais fossem adotados, o Dotô se deu bem triplamente. Agradou à Federação, que terá um campeonato com mais público; prejudicou a dupla Fla-Flu, que terão prejuízo em seus contratos na Arena e ainda mostrou mais uma vez sua influência ao torcedor do Vasco.

Mas nessa briga pelo preço dos ingressos, a vitória poderá terminar como um tiro saindo pela culatra para o presidente vascaíno. Sem chegar a um acordo com mulambos e tricoletes, a possibilidade de não haver jogos na Arena Maracanã se tornou uma realidade. Ou seja, por conta de uma questão na qual o Vasco seria o menos afetado –  já que tem estádio próprio e poderia praticar os preços que quisesse nos seus jogos como mandante – o primeiro grande feito da gestão Eurico, a “retomada do lado” para nossa torcida, pode simplesmente não acontecer.

***

Porém, para quem gosta de desenvolver teorias conspiratórias, a briga dos ingressos pode ter outras interpretações. E numa em especial, o Eurico pode ter uma grande vitória.

Mulambos, tricoletes e o consórcio que administra a Arena Maracanã não parecem dispostos a aceitar a meia-entrada universal no Carioca, o que, alegam, fará com que os dois clubes tenham prejuízo nos seus jogos como mandantes no estádio. Independente da dupla fra-fluzim não ter feito seu papel enquanto poderia evitar que a arbitral definisse os preços dos ingressos na competição, seus argumentos são justos e nenhum clube é obrigado a pagar pra jogar. A questão é que dificilmente eles conseguirão mudar as regras definidas pelo colegiado da FERJ.

Com isso, poderemos mesmo ter um Estadual sem o maior estádio da cidade e talvez uma retaliação dos mulambos, que usariam seu time reserva na competição.

Ficou claro quem ganharia com a bagunça no Estadual antes mesmo do seu início? O maior beneficiado caso o Framengo – e talvez tricoflores – não usem seus titulares no campeonato seria o Vasco, que teria nos principais rivais adversários teoricamente menos fortes e motivados pela briga ao título (é, estou ignorando o Botafogo, que nesse momento deve ter outras milhões de preocupações maiores que o Estadual). Isso explicaria não apenas a estapafúrdia valorização do Carioca pelo presidente vascaíno – que, segundo o Eurico, é mais importante que o Brasileiro e a Libertadores – mas também termos tomado a linha de frente numa questão que, como já disse, nem deveria ser prioridade para o clube.

O Vasco atravessa o maior jejum de conquistas no Rio de Janeiro da sua história. O título do Estadual, seja bagunçado ou não, seria comemorado efusivamente pelos vascaínos, não apenas pelos 12 anos sem levantar a taça, mas também pelo momento terrível que estamos atravessando. E caso o título venha em um campeonato marcado por boicotes, Eurico ainda poderá ter o prazer de se dizer o arquiteto do cenário que nos facilitou a conquista.

Anúncios

31 pensamentos sobre “Arquiteto da bagunça

  1. Pingback: “Diga-me quem te presides….” | Vasco Expresso

  2. Cara, nunca pensei que haviam vascaínos que conseguissem escrever um texto de forma clara e concisa e que entendessem o que de fato está acontecendo. A maioria que vejo nas redes sociais está super feliz com o Euricú

  3. Cara moro em uma cidade do extremo sul da Bahia, o sentimento foi de total indignação com a eleição desse sujeito chamado Eurico, é triste vc perceber q a torcida do Rio de Janeiro convive com esse vagebundo e ainda consegue eleger o pilantra outra vez, nós aqui conhecemos quem é o cara, imagine os Vascainos daí q tem acesso a tantas notícias q nos n temos.
    É pedir muito buscar uma chapa q mordenize o Vasco q crie um quadro de sócios decente como o do Inter, ta complicado ver o Vasco, cansado já!!!

  4. “Com isso, é natural que nem sempre a vontade dos sócios seja a mesma dos vascaínos de um modo geral*.

    Natural ouvir isso de boa parte da torcida do Vasco, mas hoje eu já penso diferente: não tenho pena de quem não faz sua parte, e o que a torcida do Vasco tem demonstrado em sua maioria é uma serie de razões para não se associar e ajudar o clube, tal como fez a torcida do Palmeiras, do Grêmio, do Inter e outras.

    O Vasco vive da ação errada ao ver de muitos daqueles que se elegem pelos votos de uma minoria, e da omissão da maioria de sua torcida que só sabe reclamar pelas redes sociais, ao invés de superar os obstáculos e se associar ao clube. Oportunidades para isso não faltaram.

    • Concordo integralmente com o que vc disse. Mas ter pena ou não, não muda o fato de que a grande maioria pose não gostar da vitória de um candidato. Mesmo que tivéssemos 500 mil sócios eleitores.

      • JC, se nós tivéssemos 500 mil sócios eleitores, o resultado das eleições poderia ser outro. O que contesto é a torcida que pode e não se associou agora vir reclamar de que não queriam quem voltou ao poder. Falta bom senso e participação dessa parte da torcida.

      • Eu sei que com mais sócios o resultado poderia ser outro. A questão é que vc contestou o seguinte argumento: “Com isso, é natural que nem sempre a vontade dos sócios seja a mesma dos vascaínos de um modo geral”. Uma coisa não se opõe a outra. 5, 50 ou 500 mil sócios não são a maioria da torcida vascaína, que têm milhões de integrantes. Mesmo os 500 mil poderiam não escolher o que a maior parte dos torcedores deseja. Foi isso o que eu disse.

    • Já se perguntaram qual o motivo para o clube ter tão poucos sócios torcedores?
      Antes de tudo, devemos analisar o programa de um modo geral. Esse programa de sócio não beneficia quem mora fora do Estado do Rio de Janeiro e isso é um fato importante e que deveria ser modificado para abarcar uma maior quantidade de sócios.

      Veja que somente na cidade do Rio de Janeiro há em torno de 2 milhões de torcedores vascaínos, mas mesmo assim, não há 1% de sócios torcedores nessa cidade. Já analisaram o motivo que leva um torcedor de seu time, que pode ir aos jogos, ver treinos aos sábados, frequentar as dependências do clube não se associarem?!

      Acredito que pelo país deve haver pelo menos mais 20 milhões de torcedores vascaínos. Torcedor que não podem exercer seu direito de escolha, por não poderem se deslocar no dia da votação, afinal, quem mora distante terá um custo bem alto somente para votar, já que o voto só pode ser presencial. Além que normalmente a votação é durante a semana e a maioria trabalha.

      Por que não permitir o voto on line?
      Assim, tenho certeza que mais pessoas iriam se associar e ajudar o clube. Contudo, passamos pelo maior obstáculo em se tornar um sócio torcedor, a transparência! Associar-se e ver o dinheiro sendo investido em atletas de duvidosa capacidade técnica seria duro.

  5. Até agora eu vi voltar , brigas , intrigas , ameaças , autoritarismo , falácia … , Mas time de verdade e o tal Respeito que é bom , até agora não apareceu .
    Esse time que o Vasco tem hoje é horrível , mas se dispuserem a ter mais raça e vontade que todos temos alguma chance de ser campeão , pena que não vejo isso em nenhum jogador .
    Pra ser bem sincero , depois do que aconteceu ano passado , queria mesmo que o Vasco fosse campeão em cima do urubu com gol roubado , não porque acho legal , mas pra eles verem o como é ruim . O que eu não quero é comemorar um titulo de um campeonato bagunçado , desprestigiado e cheio de falcatruas , e sem graça como o de 98 .

    • Realmente eu não gostaria de ganhar roubado, porque ai nós estaríamos nos rebaixando a mesma categoria dos mulambos.
      Quero que ganhe sim, mas na normalidade!

  6. Esse timinho atual do Vasco acho que não ganha nem dos reservas dos rivais cariocas. Até agora só bravata, começaram as brigas fora de campo pra jogar pra galera e time que é bom, nada. A imprensa colorida já começou e comprar o barulho da turminha da zona sul. Voltamos no tempo e os times serão as mesmas porcarias de 01 a 08. Cada vez mais perdemos torcida, o maior patrimônio de um clube. Vascaíno do Rio talvez não tenha noção sobre como o clube é visto hoje fora do Estado, respeito nenhum, são 15 anos de chacota.

  7. JC acho que o momento não é de ficarmos procurando mais motivos para irmos contra a pessoa do Eurico, não sou intusiasta de sua pessoa, mas acredito que neste momento seja mais importante nos preocuparmos com o Vasco.E acho que para mudarmos qualquer coisa no Vasco será só nos associando, esse para mim é o ponto fundamental e vital para o Vasco.
    E JC posso fazer uma pergunta que Eu acho que deveríamos nos fazer será que nossa torcida continua imensa o nosso quadro social nos diz que não.

  8. JC, eu acho que a jogada do preço dos ingressos acertada, populista ou não, não se pode querer cobrar preços absurdos pelo produto Campeonato Carioca. Prefiro mesmo casa lotada e na boa mesmo em SJ não iríamos ter preços melhores que esses para o carioquinha então acho acertada. Quanto aos jogadores acho que estamos bem mal, e outro grande erro do Eurico é ficar se comparando toda hora com os mulambos.

    • Me diz uma coisa Flávio: vc pretendia ir aos jogos da dupla Fra X Fluzim? Se não, qual é a diferença o preço que esses clubes cobrariam para sua torcida? A questão aqui é que a proposta do Eurico não faz a menor diferença para a nossa torcida. Temos São Januário e se seu presidente quiser fazer jogos a entrada franca, ele faz.

      Esse foi apenas mais um episódio em que o Eurico tumultuou a história toda para tentar se dar bem em cima disso. Na pior das hipóteses, ele consegue fazer média para FERJ, que terá, teoricamente, um campeonato com um público maior que os ridículos 2 mil e poucos pagantes de média do ano passado. Digo teoricamente pelo seguinte: se os dois clubes que se sentiram lesados resolverem boicotar o campeonato colocando seus times reservas, pode ter certeza que nem um público melhor o Carioca terá. Ainda mais sem contar com a Arena Maracanã.

  9. Você acha mesmo que o doutor Eurico está errado? Ou prefere a linha Dinamite, aquela do “fazer pelo bem do futebol carioca”? Gostaria da sua opinião.

    • Vc acha mesmo que as únicas opções são o “estilo Eurico” ou o “estilo Dinamite”? Não passa pela sua cabeça nenhuma outra forma de lidar com a gestão de um clube?

      • é impressionante como a maioria dos vascainos pensam. se fala do eurico é pq quer o roberto ou se fala do roberto é pq quer o eurico, será que não existe uma terceira opção?

      • Para os devotos de São Eurico, não. Por dois motivos:

        1) para eles, Eurico é reencarnação do divino espírito dirigente de futebol na Terra;
        2) Mas, ainda assim, sem comparar com o Dinamite, não há como qualquer pessoa que tenha um mínimo de raciocínio possa defender a primeira gestão Eurico, que só não foi pior que a do Dinamite.

  10. Talvez tenha até sido jogada do Eurico, mas se foi o tiro deve sair pela culatra. Eu ouvi dizer que a globo não vai deixar que os dois entrem com times reservas pq no contrato de transmissão que os clubes assinam com ela parece que tem uma cláusula que diz que os times devem jogar com os times titulares. Vc sabe alguma informação sobre isso JC?

    • Não sei, mas acho bem possível que exista essa cláusula. O Carioca é um produto da Rede Globo. E essa medida o desvalorizaria.

  11. JC, com todo o respeito – mesmo.
    Vc pode ter toda razão, mas no momento eu prefiro torcer para o Vasco do que ficar tentando clarear as artimanhas do Eurico e informar o leitor vascaino menos avisado.
    Alias, eu quero mais que o Eurico articule ao máximo.

    • Sem problema vc pensar dessa forma. Mas é o tipo de pensamento que tira qualquer moral para reclamar de garfadas da mulambada ou de pedir que o futebol nacional se torne mais sério. Concorda?

      • Oi JC.
        Até o momento não vejo nada que foi feito pelo Eurico, que eu tenha concordado, que me desabone a reclamar das garfadas do FLA-FLU.

        Concordo que o Eurico jogou para a torcida a questão do lado das torcidas – mas eu prefiro matar no peito e colocar a redonda no chão do que rifá-la para a arquibancada rival. A briga pelo nosso lado no Maracanã – Arena ou não – é de todos nós Vascaínos – juntos com o dirigente que estiver a fim de brigar por isso.

        Na boa, em tempos de 7×1 e de ver que no fim da temporada os principais jogadores de futebol nacional – do time campeão brasileiro, por exemplo – foram em sua maioria para a China e mundo árabe, não me faz crer que será questionando os métodos do Eurico – tendo em vista um ideal de futebol perfeito em sua organização – que fará tudo melhorar. Acho mesmo – talvez por nostalgia – que o Eurico, no momento, tem dado alguns sinais de buscar caminhos que tomará reergam o Vasco. Só o tempo dirá se deu certo. Mas, a partir do momento que vejo FLA-FLU + Sô Consórcio S.A.reagirem contra e do nosso time de basquete ser boicotado, só posso crer que o Eurico tem razão e apoiá-lo. Sim, essa batalha pode ser perdida e as coisas piorarem. Mas, a coisas está feia de todo jeito, ha que se lutar.

        O ponto negativo para mim até o momento são alguns jogadores que realmente acho excessivo. Mas o mais irritante é ainda a promessa do Fernando Horta de patrocínios e investidores. Vamos esperar o carnaval terminar e segundo semestre, para ver se o portuga não é apenas um papudo.

        No mais não penso que não podemos recuar frente a elite do Rio FLA-FLU e a um consorcio formado por empreiteiras que hoje alimentam diariamente as páginas policiais dos jornais.

      • Daniel, no seu comentário anterior, vc disse que “quer mais que o Eurico articule ao máximo”. Se vc fala isso depois do que leu no post, só se pode compreender que para vc, se o Eurico usar de jogadas de bastidores para favorecer o Vasco, está tudo certo.

        Aí é que está. Isso é o que todo mundo acusa a mulambada e reclama o tempo todo.

        Eu prefiro uma diretoria competente, que faça um trabalho digno da história do Vasco e que seja campeão sem depender de articulações ou de influência nos bastidores. Apenas isso.

      • Uma situação que me parece similar foi quando o Fluzim participou como terceira parte interessada no julgamento do Jefferson (Carioca de 2009). Também não havia nada de sujo na situação. Mas não houve um vascaíno que não reclamasse.

        Nem tudo o que é legal é ético ou correto.

  12. Simples e claro assim JC!
    E há de começar agora domingo que vem, quando o Fluzim pega o Friburguense no Maracá num baita horário…às 19:30h…essa eu quero ver!
    Abç

  13. E se Flamengo e Fluminense entrarem mesmo com times reservas, oq eu acho difícil e mesmo assim o Vasco não for campeão?? Sinceramente, ser campeão nessas condições me dá ainda mais vergonha desse senhor.

    • e o mais vergonhoso seria além de todas essas “artimanhas” o Vasco mesmo assim não conseguir ser campeão… pelo nível da baciada de apostas obscuras q o “dotô” contratou, esse time não faz frente nem com os reservas do botafogo!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s