Previsível incógnita

Após a desistência de Marquinhos Santos e as más campanhas de Joel Santana e Adílson Batista, o Vasco finalmente tem um novo técnico. Pouco conhecido, Doriva mostrou, ao menos, ter estrela quando faturou o título paulista pelo Ituano, em sua primeira competição como treinador.

Sinceramente, pouco conheço sobre o perfil de Doriva. Pelos números, parece ser um treinador que prefere a competitividade ao jogo bonito. Seus times fazem poucos gols, mas costumam levar menos ainda. Para o momento atual do Vasco e, pelo decorrer dos fatos, é um perfil que me agrada. Dificilmente teremos um elenco de alto nível na próxima temporada. Assim como fez com o Ituano, o novo comandante da nua vascaína deve priorizar arrumar o setor defensivo e, a partir daí, esperar que venham os bons resultados.

Doriva começou a carreira de treinador neste ano. Depois da vitoriosa estreia no Campeonato Paulista, teve uma passagem fraca de oito partidas no Atlético-PR. A aposta do Vasco foi prematura, mas necessária. Apesar de achar que a nova direção tenha demorado na escolha do treinador, valorizo o fato do clube não ter aberto mão do teto salarial previamente estipulado.

Escolhido o técnico, falta avançarmos na recomposição do desfigurado – e fraco – elenco que sobrará de 2014. Comandados por Doriva no Ituano, Anderson Salles e Rafael Silva devem ganhar espaço no elenco, fato que não me agrada muito. Assim como na última década, rostos desconhecidos devem chegar ao clube.

O que eu esperava dentro de campo (fora das quatro linhas, sigo pessimista) do Gigante da Colina em 2015? Não sei muito bem. O que eu espero agora, com o começo das mudanças? Também sigo sem saber. A passos curtos, o Vasco 2015 vai se tornando uma previsível incógnita.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Previsível incógnita

  1. Bruno, também acredito que 2015 será um ano complicado, afinal, não sabemos como será o time e se dará certo a nova aposta da diretoria.
    Quanto aos jogadores que atuaram junto ao Doriva, vejo que o Anderson Salles pode fazer uma dupla de zaga com o Luan, mas não vejo o Rafael como titular, nem ao menos o vejo como reserva imediato visto que temos Edmilson, Yago e Marquinhos do sul, já que Thalles e Romário devem ser os titulares.
    O maior problema do Vasco é a armação tática. Nos últimos dois anos ninguém conseguiu impor um padrão tático para o time jogar, não houve jogadas ensaiadas. Isso será uma verdadeira África para o novo treinador. Impor um esquema tático ao time.
    O clube precisará contratar jogadores de armação, porque contar com Bernardo que será reintegrado não dá! O sistema defensivo foi uma tragédia também, acho que esse ano pode dar certo se for bem treinado. Quem sabe o Dovira nos surpreende e faça um trabalho parecido com o Cholo Simeone e menos parecido com o Tite.

  2. Confesso que fiquei confuso ao vê-lo citando como agradável, ao seus olhos, o fato do Ituano ter levado poucos gols e, como desagradável o fato de Doriva aproveitar, muito provavelmente, Anderson Salles e Rafael Silva. Afinal, não eram eles os responsáveis pela zaga pouco vazada do Ituano?
    Não dá pra querer uma postura “pé-no-chão” em relação aos salários de elenco e comissão técnica e, ao mesmo tempo, querer que a diretoria contrate zagueiros de renome. Reestruturação leva tempo. E saber se a diretoria é capaz de fazer essa reestruturação, só o tempo vai dizer.

    • A ideia é justamente destacar a confusão e dúvida que cercam o Vasco 2015. Doriva é uma justa aposta, mas me deixa receoso. Pelo que vi do Rafael Silva, não consigo imaginar uma volta por cima na próxima temporada. Anderson Salles teve menos chances, então, me deixa pouco menos pessimista.

      • Entendo. Talvez o otimismo quanto ao ano de 2015 seja o meu único motivador. Aliás, meu e de grande parte da torcida. Por isso, preferi tambem apostar nas apostas, sonhando com ao menos um ano mediano.

      • Estarei na torcida. E jamais meu pessimismo será sinônimo de torcer contra. Que o Eurico seja muito bem sucedido na volta ao Vasco!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s