A virada do milênio

romariopalmeirasvascogettyQuando eu publicar minha próxima coluna aqui no Vasco Expresso, nosso clube já terá um novo presidente. Aliás, novo não, um OUTRO presidente, já que Eurico Miranda iniciará seu terceiro mandato no cargo máximo do Vasco. Ainda que nem mesmo suas centenas de devotos – alguém aí questiona que a fé dos seguidores do homem do charuto tem contornos religiosos? – consigam justificar a crença de que ele conseguirá superar os obstáculos que tornaram sua primeira presidência um grande fracasso (e olha que perguntei isso para literalmente centenas de euriquistas), acho uma missão impossível essa ou qualquer outra gestão ser pior que a que se encerra no próximo dia 1º de dezembro.

De qualquer forma, não teremos dias, ou melhor, anos fáceis pela frente. Mesmo com a esperança de que o próximo presidente consiga fazer uma gestão diferente da que fez anteriormente, os problemas serão gigantescos. E não é difícil imaginar o porquê: se Eurico não conseguiu fazer uma administração aceitável ao assumir o clube em um dos seus períodos de maior sucesso, o que esperar dele agora, que assume o Vasco na pior fase da sua história?

Citando a “Virada do Século”, podemos dizer que em comparação com os desafios que a nova gestão terá pela frente, virar um placar de 3 x 0 contra o Palmeiras no Parque Antártica é moleza. O Vasco precisará mesmo é de uma Virada do Milênio. Se Eurico terá capacidade para promover essa virada, só o tempo dirá. E, como sempre, os vascaínos não podem ficar apenas na torcida: como eu sempre digo, nós, os torcedores, somos os únicos que se dedicam ao Vasco exclusivamente por amor. Então não podemos deixar apenas nas mãos de dirigentes, treinadores ou jogadores o futuro do nosso clube de coração.

Por mais que uma maioria não apoie a volta do que já não deu certo, o grave momento pelo qual passa o Vasco torna nossa participação imprescindível para essa virada. Não podemos abandonar o clube justamente nesse momento. É hora de mostrarmos o quanto realmente amamos o Gigante, fazendo cada vez mais parte da vida do clube. Não podemos esquecer que torcer não se trata de gostar ou não de quem está na presidência, e sim, de apoiar nos momentos bons e, principalmente, nos ruins.

Nessa virada, cada vascaíno pode ter o papel protagonista. Resta saber se, novamente comparando com a final da Mercosul de 2000, se seremos Romários ou se seremos Juniores Baianos.

Anúncios

6 pensamentos sobre “A virada do milênio

  1. O vascaíno é mesmo masoquista! Não há outra explicação plausível para tamanha falta de sensatez.
    Quem começou a derrocada vascaína depois de ter pego um clube organizado do Calçada foi o mesmo que passou os últimos seis anos tumultuando o ambiente interno do clube.
    O vascaíno tem memória muito curta e medo da mudança! Agora serão três anos de picuinhas da mídia falastrona e muita lenha para eles queimarem porque o novo-velho presidente costuma alimentar o arsenal dessa mídia.
    Quanto as possíveis contratações, vejam que todos os jogadores estão em baixa! Diego Souza apesar de títular no Sport, não fez um bom campeonato brasileiro, afinal ele não tinha um bom time para jogar com ele como em 2011. Sheik, brigou com o Corinthians e com o Botafogo, é caro, velho, mas comparado a Kléber o Sheik é um craque de seleção! Mesmo assim acho que tem outras opções mais baratas e do mesmo nível que ele. Já Thiago Neves está em baixa no Oriente Médio e querendo voltar ao país e mesmo assim ele é muito superior ao Douglas, mas não joga na mesma posição!
    Então é possível que o Douglas continue no Vasco. O que acho péssimo! Que se façam contratações mas visando uma melhora técnica no time e não viver de trazer jogadores medalhões que vivem de nome.
    Quanto aos patrocínios, o clube precisa e muito de dinheiro e como não é o eurico quem está negociando, pode até ser que consigam algo, mas será mesmo que uma empresa multinacional quer seu nome ligado a um político como eurico?!
    Seria bom o presidente eleito aproveitar que ele ama o clube e pagar os três milhões que deve!

  2. E aí amigo, será que Coca-Cola R$20 milhões, TAP R$12 milhões, Thiago Neves, Diego Souza e Émerson Sheik, serão verdade, ou apenas mais um factóide do homem do charuto? Não vou achar ruim não.

    • Tomara que não seja. E pode ser mesmo que não, já que os patrocínios não estão sendo negociados pelo Eurico e quem vai trazer os jogadores é o Carlos Leite

  3. Assumir o clube organizado como aconteceu ao suceder ANTONO SOARES CALÇADA é uma coisa. Assumir o clube após essa gestão do DINAMITE é outra. Agora é muito mais difícil.

    A hora é de arregaçar as mangas, resgatar o clube como sede social e atrair novos associados, reestruturar todos os departamentos e trabalhar muito, sabendo que os frutos serão consequência de um trabalho bem feito. O nosso sucessou ou não depende exclusivamente disso e não de uma ou outra emissora. Já passou da hora de ficar culpando emissora de televisão pelos nossos fracassos. O maior problema do Vasco está dentro do Vasco e de suas diretorias.

  4. É isso aí: não há mais espaço para disputas políticas, ideológicas, ou sobrenaturais: O Vasco voltou ao seu lugar, mas os desafios serão terríveis, haja vista o espaço minúsculo que o jornal O Globo deu a nossa volta, o que, com certeza, já indica a má disposição desta rede em relação a volta do Eurico. Mas não podemos mais nos debater e discutir: nós temos é que fiscalizar e torcer, resgatar o Vasco de qualquer forma de qualquer jeito, com Eurico ou sem Roberto, o Vasco é nosso amor. Precisamos nos unir como nunca, porque os desafios serão severos. Um clube que manda pro Maraca mais de 55 mil torcedores para um jogo daqueles com um time daqueles (me refiro ao nosso) é emocionante demais! Nunca vi tanta demonstração de amor!! Agora ou vai ou vai, não há mais espaço para rachar…
    Um grande abraço ao colunista e a todos os vascaínos deste espaço. Estou morando em Porto Alegre/RS faz 27 anos e meu amor pelo meu clube de coração só aumenta, em nada diminui, mesmo com esses últimos terríveis anos que passamos!! Vasco acima de tudo e contra tudo e contra todos!!!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s