Os problemas estão à frente

2015Comparando a campanha do Vasco no Brasileiro de 2009 com a desse ano, o time de 2014 conquistou seis pontos a menos na 30ª rodada do campeonato. Esses seis pontos, que poderiam ser conquistados se não déssemos a quantidade de moles que demos nessa Série B, nos garantiriam hoje a liderança e a mesma distância do 5º colocado que tínhamos em 2009 (10 pontos).

Não que tenha qualquer serventia prática essas comparações, mas vamos a elas. Tirando uma ou outra posição, o Vasco de 2009 tinha um elenco melhor, ou pelo menos mais equilibrado e com melhores opções no banco. Não passávamos, nem de longe, pela crise política que vivemos hoje. Não tivemos trocas de treinadores no meio da disputa e Dorival Jr, naquele momento pelo menos, gozava de certo prestígio no mercado. Vendo por esse ponto de vista, até podemos pensar que não estamos tão mal assim esse ano.

Minha preocupação, no entanto, não é com a volta para a elite. Por pior que o time esteja – e depois da derrota de sábado, é difícil não pensar o pior – ainda acredito na volta para a Série A e até no título. A questão é que sobrará da campanha desse ano para começaremos 2015. É difícil imaginar que nossa situação será no mínimo semelhante a de 2010, que já não foi uma temporada boa.

Do elenco que temos hoje, os melhorzinhos têm contrato apenas até o fim do ano e não formarão uma base para 2015. A probabilidade de mantermos o anacrônico Joel Santana ao menos no Carioca é enorme. Dificilmente teremos Rodrigo Caetano no clube ano que vem e, tenha-se ou não restrições ao seu trabalho, foi ele quem conseguiu montar uma equipe que nos garantiu uma posição no meio da tabela no Brasileiro e uma semifinal na Copa do Brasil em 2010. Politicamente, teremos um novo presidente, que a se levar em consideração as pesquisas apresentadas, será o mesmo dos péssimos anos entre 2001 e 2008 (isso, ao menos, ainda pode ser evitado pelos sócios. No caso, claro, deles resolverem que experiências que não deram certo não merecem uma segunda chance).

Diante de um cenário como esse, me parece que ainda teremos saudades do tempo em que nosso único medo era que o Vasco não terminasse a Série B entre os quatro primeiros. A volta para a elite esse ano, os três volantes do Joel ou o Maxi Rodriguez como reserva são questões muito menos preocupantes do que os problemas que teremos pela frente.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Os problemas estão à frente

  1. Curioso é que em 2009 já era uma situação ridícula e muito vergonhosa , nos irritava e ainda pensávamos que não podia ser pior, e que saudade , pelo menos da vontade que eles tinham nos jogos decisivos, até o CA19 parecia jogador e era o nosso craque do momento ( nossa agora veio a ideia de como a coisa está feia mesmo).
    Dependendo de quem for o vencedor dessa eleição do Vasco , o fato de não precisar utilizar esse elenco é uma grande vantagem , começa tudo do zero , faz uma limpa , monta uma barca bem lotada e manda zarpar, por mim* salva apenas Guinazul e Martin Silva e dos emprestados só Maxi , o resto não volte a SJ nem pra jogar contra , que e pra não trazer más lembranças .
    Vamos la torcer pra que o melhor aconteça , e que voltemos logoa serie A, e que as eleições nos traga renovações e esperança de um futuro melhor.

  2. JC – E preciso lembrar que nao será apenas um ano mas o período todo que o regulamento do Vasco prevê – dois, três ou quatro anos? E até lá o que restara do Gigante da Colina? O perfil de um anão?!!!

  3. Caso as pesquisas induzidas ou compradas pelo Eu-vírus se concretizem teremos um ano bem tenebroso!
    Não termos um time base já é bem ruim e além disso ter uma presidência incompetente e que já provou ser também corrupta, vai complicar ainda mais!
    A verdade é que eu-vírus vencendo o pleito, eu não gasto um único centavo com o Vasco da Gama enquanto ele for presidente!
    Cancelarei o pay-per-view, não comprarei camisas e não vou viajar para assistir aos jogos, pois não vou pagar ingresso para esse calhorda! Será um vascaíno a menos para dar dinheiro suado para essa corja que aí se encontra e a que pode retornar!

    • Deixar de ajudar o Vasco numa eventual volta do Eurico?? Quer dizer então que mesmo depois de 2 rebaixamentos inéditos promovidos pelo picareta do Dinamite, você ainda contribui com o clube?? Então que vá pela sombra e não volte mais, pois não precisamos de vascaínos de merda e que colocam pessoas à frente da instituição.

      • Merda é você seu idiota! Que coloca um merda igual a você a frente da instituição! Quero ver como você ajuda o clube! Não venha me dizer o que fazer pois você deve ser mais um idiota de alguma torcida organizada que recebe desses crápulas ingresso de graça para assistir ao clube! Quer a volta do eurico porque você é do mesmo nível baixo que ele seu calhorda! VTNC!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s