Venezuela 0 x 6 Brasil

souza
Amanhã, a partida que é o título desta coluna completa 14 anos. O torcedor pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o Vasco. É simples: o show da seleção foi comandado por Romário (4), Euller (1), Juninho Paulista (1) e Juninho Pernambucano.​ Os brasileiros puderam assistir àquilo que era costume para o vascaíno.

Agora, após dois cortes, Souza e Rômulo se juntam a Philipe Coutinho, numa seleção em que Alan Kardec surge como um dos possíveis candidatos futuramente. Vascaínos, o que esses quatro jogadores têm em comum?

Não deve ter sido difícil de acertar.​ Três são crias da Colina e o outro chegou aqui muito cedo, a princípio para jogar na nossa base. Agora encontrem o erro no próximo parágrafo:

“Todos passaram pelo Vasco, evoluíram, são cotados para convocações da amarelinha (como o Alex Teixeira, do Shakh​tar) e suas vendas aliviaram os cofres do clube.”

Amigos, os cofres do Vasco precisam ser aliviados há anos. Não importa quanto seja arrecadado e quantos jogadores sejam vendidos​. Em números:​ Philipe Coutinho, negociado por Eurico, saiu por 10 milhões. ​Souza saiu para o Porto, por 7,7 milhões. Ao Vasco, dono de 75% do passe do volante, sobrou 5,7 milhões. Com Kardec, o Vasco arrecadou 6,4 milhões. Alex Teixeira custou pouco mais de​ 15 milhões ao Shakhtar. Rômulo, que saiu por mais de 20 milhões, rendeu aos cofres cruz-maltinos pouco mais de 10 milhões. ​Ao todo, o clube arrecadou cerca de 47 milhões só com os jogadores principais da base (e o Rômulo) nos últimos seis anos.

Um sentimento dúbio toma conta de boa parte dos vascaínos com essas convocações. Ficamos felizes ao ver caras conhecidas nas listas da seleção. Atletas que nos deram alegrias e que honraram Cruz de Malta nas oportunidades que tiveram. (Até o Philipe Coutinho, que fez pouquíssimas partidas pelo Vasco e, para minha surpresa, se tornou muito valorizado no futebol europeu.) Também sentimos tristeza. Por que eles não estão mais no Vasco?

Vê-los com a camisa amarela me faz ter esperança de que, um dia, a lembrança deles com a camisa branca e a faixa diagonal preta seja rotina do presente. Esperança de que, um dia, eles sejam convocados jogando pelo Vasco.

Há casos difíceis de serem controlados, por problemas no próprio futebol brasileiro. Coutinho é um dos principais jogadores do Liverpool e time nenhum aqui faria páreo. No entanto, Souza e Kardec estão no São Paulo. O Vasco, forte, seria o caminho natural dos dois numa volta ao Brasil​. No entanto, nem entramos na briga. O máximo que vimos foi a venda de mais um talento da nossa base, o volante Danilo.

O nome mais provável de aumentar a lista já foi convocado para a seleção olímpica. Possivelmente, ele será vendido na próxima janela para sanar as dívidas do Vasco. Uma mudança radical de pensamento no clube, após a eleição, é uma esperança de podermos ver o Thalles poder se desenvolver durante mais tempo pelo Vasco.

Obs: É importante lembrar que não citei vários outros jogadores vendidos nesse período, que não foram formados em São Januário e o Marlone, que saiu a preço de banana para o Cruzeiro no fim da temporada passada.

Obs 2: Vale a pena (re)ver, vascaínos:
Anúncios

Um pensamento sobre “Venezuela 0 x 6 Brasil

  1. O que dizer desse Vasco que provoca arrepios e dá uma saudade enorme, desse outro de hoje em dia, onde só três ou quatro jogadores poderiam atuar!
    Nossas jovens promessas saem porque o clube passou por mãos amadoras e nunca houve um único planejamento!
    Mesmo vendo o prejuízo causado por esses 14 anos de amadorismos e brigas internas pelo poder de ganhar algo por trás das cortinas!

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s