O futuro com um olho no passado

inaugurac3a7c3a3o-de-sc3a3o-januc3a1rio-img

Por Rafael De Nadai Bacchi

Amigos,

Pegando o Vasco em um passado longínquo, a era ou as eras aonde fomos forjados e “assentados”, podemos destacar alguns exemplos de coragem, de amor e de dedicação que foram absolutamente fundamentais para que a nossa identidade tivesse sido criada !

A própria construção do nosso colosso de concreto e amor, São Januário, é um dos maiores feitos da nossa torcida e exemplo máximo de como os vascaínos, quando unidos e dotados de pureza de propósito são absolutamente invencíveis, pois além das doações anônimas, de pessoas que acreditaram em um sonho e que aquele Club seria gigante em pouco tempo, que colocaram o pouco ou todo seu patrimônio para que fossemos gigantes !

Devemos destacar nesse sentido as doações anônimas na chamada campanha dos 10.000, que visava levantar fundos para que o nosso estádio ganhasse vida, e também os empréstimos levantados no nome de um grande mecenas chamado Antônio de Almeida Pinho que, grande industrial da época, colocou seu nome para que os valores restantes ( compra do terreno e da própria construção ) fossem levantados e o Vasco da Gama obtivesse um dos seus maiores, se não seu maior marco !

Outro fato de tamanha importância foi a própria construção do nosso parque aquático, em outra campanha épica para arrecadação de fundos que foi um tamanho sucesso que além de termos levantado o parque em si e a capela, ainda construímos a nossa sede da Lagoa com os valores que restaram.

Diante de somente esses dois exemplos ( existem outras dezenas, centenas e tão belos quanto esses dois ), eu pergunto aos amigos: Aonde erramos ?

Em que ponto o Vasco perdeu a capacidade de transmitir e de receber esses ensinamentos, em que pontos os homens do Vasco permitiram e se permitiram suportar algo que não fosse o máximo da grandeza, o máximo do esforço e sempre o primeiro posto, aonde eles permitiram que nem que em sonho, o Vasco fosse tratado como medíocre e não como absolutamente invencível ?

A torcida também é responsável por isso, foi ela que se deixou abater ao longo dos anos nesse lento mas desastroso processo de deterioração da instituição, logo ela, uma torcida que se colocava como uma das mais vibrantes, mais próximas e envolvidas com o nosso destino, se deixou e deixou o Club ficar da forma que ficou, sim, nós torcedores erramos também !

Mas diante do que vem acontecendo nos últimos 14 anos, agora nos vem uma nova oportunidade, não diria última pois o Vasco é muito grande, mas única, de colocarmos a nossa locomotiva de volta aos trilhos, de nos redimirmos e deixar para trás todos esse período de sofrimento, o destino mais uma vez na mão dos vascaínos de bem, então você, que é esse tipo de pessoa, quando for votar e estiver diante da urna, pense no Vasco e em quem deu a sua vida para que ele estivesse ali, pense nos anônimos, pense nos Antônios, pense em você e em quanto você tem suportado essa fase ruim com tenacidade, pense que só depende de uma pessoa mudar esse quadro: Você !

Termino com uma frase extraída do livro “Club de Regatas Vasco da Gama – Histórico”, que resume bem as bases aonde fomos fundados: “Como havia nobreza de conduta, sinceridade de propósito e o nome Vasco da Gama era atração, a catequese deu fruto robustecendo-se as fileiras sociais de novos e vigorosos vascaínos.

 

Então, vai usar a sua nobreza de conduta para mudar nosso destino ?

 

Ao Vasco tudo !

Rafael De Nadai Bacchi é administrador formado, futuro historiador, vascaíno até a medula e pesquisador dos primórdios do Vasco da Gama, sócio proprietário desde 2002 e colaborador do nosso belíssimo Centro de Memória, colunista do site SEMPREVASCO e criador do Blog e da Fan Page “A Glória do Vasco” !

 

 

 

Anúncios

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s