Clube(?) de Regatas Vasco da Gama

20130116parqueaquatico

Vivemos uma crise financeira com precedentes. Eu não lembro de quando não a vivemos. O mais correto é afirmar que somos uma crise financeira. Não é correto, porém, afirmar que ninguém determina nossa falência ou fechamento. Estamos fechados. Basta ir num fim de semana ao clube. Não se encontra um clube e sim um estádio mal conservado, ou melhor, bem conservado na forma de ruína.

Temos poucos sócios, é verdade. Mas não pouco a ponto de não termos atividade social. Sou sócio do clube desde criança e lembro vivamente dos sábados passados em São Januário. Era minha maior expectativa durante a semana. E coitado do meu pai. Lembro dele sempre me levar sábado 7h para jogar na escolinha do clube, lugar então mágico, uma espécie de disneylandia para mim.

Sem querer o Romário com 20 anos passado do meu lado. Olhava mais adiante e via o Mauricinho indo concentrar. Até do Vivinho eu me lembro fortemente. Para quem tinha seis anos de idade isso era absolutamente fascinante.

Hoje, nossa sede é um mausoléu habitado por funcionários idosos, muitos sem qualquer ânimo para nada. Eu não cogito sair da minha casa na tijuca para frequentar o Vasco. E olha que isso faria todo o sentido, afinal a mensalidade de sócio não é cara. Poderia levar minha família toda lá, mas não o faço.

Aqui vai um parêntese. Estamos falidos, mas há cinco anos não reajustamos nossa mensalidade. Longe de mim defender isso diante do caos instalado, mas caso alguma alma fosse capaz de dizer que iria reajustar o preço mas em troca recuperaria a piscina, isso faria sentido. Eu pagaria.

E por que não fazemos isso? Porque aceitamos que somos falidos. Aceitamos que não tem saída e ficamos apenas vendo o tempo passar. Isso para mim comprova quão ruins são os sócios administradores do Vasco.

O mais grave é saber que essa falência acontece na época mais próspera do clube. Sim, próspera. Saltamos de ridículos R$ 50 milhões de faturamento para R$ 150 milhões. Dinheiro suficiente para uma piscina com água e cloro, certo?

Em vez disso torramos nossos recursos em times cada vez mais medíocres. Não consigo ver um jogo inteiro do Vasco há mais de um ano, sem sentir vontade de dormir, de trocar de canal, de ler um livro, de ir na cozinha lavar a louça ou qualquer outra coisa.

Precisamos mesmo pagar R$ 5 milhões por mês a esses jogadores? Eles podem jogar noutro clube por esse valor? Se podem está errado. Precisamos limitar o salário desses caras nacionalmente. Se eles não aceitarem, vamos mudar a lei e colocar 100% de atletas paraguaios no elenco. Não fará a menor diferença, mas ao menos, teremos dinheiro para pagar dívidas e encher a piscina de água.

Hoje, com o que oferecemos em campo tenho extrema dificuldade para explicar para o meu filho por que torcer para esse time. Se ao menos, eu pudesse dizer a ele que torcemos para o clube da piscina, isso já seria um alento. Hoje, para ele ser Vasco, preciso apelar para a hereditariedade. Queria não precisar disso.

Um pensamento sobre “Clube(?) de Regatas Vasco da Gama

  1. Caro Marcelo muito boa sua Coluna.
    Já faz alguns meses comentei com um dos Colunistas vascaínos, não me lembro qual, o absurdo que um Clube situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, não sabe aproveitar suas dependências em atividades sociais, com um quadro de sócios frequentadores que pagariam para ter uma boa piscina, restaurante, e utilizar as diversas modalidades amadoras em desenvolvimento de novos atletas.
    A insegurança das praias no Rio, o transito infernal, são motivos para um lazer em Clube, que deveria apresentar dependências limpas e bem conservadas, abertas a moradores, e são muitos, que se interessariam por frequentar um local seguro e confortável.
    Afinal o nosso clube não é só futebol, temos modalidades que já nos proporcionaram muitas alegrias.
    Finalmente a folha do futebol e o desempenho medíocre é inadmissível , como se gasta mal. Como se contrata mal.
    Somos e continuaremos sendo vascaínos por teimosia.
    Saudações vascainas

Concorda, discorda, gostou? Opine você também.

